Crónicas de Natal
©Michael GibsonKurt Russell, em Crónicas de Natal (2018)
©Michael Gibson

Dez filmes de Natal para ver na Netflix

Escolhemos uma dezena de filmes de Natal para ver na Netflix até à chegada do Pai Natal.

Renata Lima Lobo
Publicidade

A maior parte dos filmes de Natal não faz propriamente pontaria a prémios de cinema. E quase nenhum dos clássicos da quadra se encontra na Netflix. Ainda assim, o popular serviço de streaming tem umas quantas produções jeitosas dedicadas à época festiva. E não estamos a falar de filmes de animação. Entre os filmes de Natal disponíveis na Netflix encontram-se filmes de imagem real oriundos de vários países e de vários géneros, entre comédia, drama ou acção. Em comum têm o tema do Natal, numa lista organizada por ordem cronológica que inclui novidades do catálogo da Netflix.

Recomendado: Dez comédias românticas de Natal para ver na Netflix

Filmes de Natal para ver na Netflix

1. Jingle Jangle (2020)

Há uns Natais, a Netflix lançou esta longa-metragem de fantasia musical, com Forest Whitaker no papel de Jeronicus Jangle, um inventor de brinquedos caído em desgraça. Neste mundo imaginário, com muita magia à mistura, Jangle tem de criar um brinquedo que salve o seu negócio, enquanto cria laços com a neta Journey, que herdou do avô o poder de inventar. O elenco inclui ainda Phylicia Rashad (Creed, The Cosby Show), Hugh Bonneville (Downton Abbey) e... Ricky Martin.

2. Família Claus (2020)

Jules descobre que o avô é o Pai Natal, o que seria ouro sobre azul para qualquer criança. Só que esta em particular não é fã da quadra, porque o pai morreu na véspera de Natal. Mas terá de mudar de ideias até porque um dia herdará o título/profissão do avô, que tem passado de geração em geração nesta família. Uma produção que juntou os Países Baixos e a Bélgica e que é o primeiro filme de uma trilogia que tem todos os títulos disponíveis no catálogo Netflix.

Publicidade

3. Crónicas de Natal (2018)

O produtor Chris Columbus (Sozinho em Casa) e o realizador Clay Kaytis (Angry Birds: O filme) contam a história de Katy e do irmão Teddy, cujo plano de filmar o Pai Natal (Kurt Russell) acaba por levá-los numa aventura impensável, nesta produção original da Netflix. Depois de assistirem à chegada do velho barbudo, Katy e Teddy escondem-se dentro do seu trenó e causam um acidente que quase arruína o Natal. Os dois irmãos juntam-se, então, ao Pai Natal e respectivos elfos para salvar a noite. Na Netflix encontra também a sequela desta aventura, de 2020.

4. Pee-Wee's Big Holiday (2016)

O personagem Pee-Wee, criado pelo actor Paul Reubens (1952-2023) e popular entre o público infantil, fez a sua primeira aparição na televisão, mais concretamente num especial da HBO em 1981. O sucesso ditou que chegasse ao grande ecrã com o filme Pee-wee's Big Adventure, realizado por Tim Burton. O último filme é este que está disponível na Netflix, uma produção original do serviço de streaming, onde Pee Wee conhece o actor Joe Manganiello que o convida para os seu aniversário em Nova Iorque. E a viagem é, como sempre, uma divertida confusão.

Publicidade

5. A Todos Um Bom Natal (2021)

Quatro irmãs, membros da abastada família Christmas, reúnem-se na bela mansão da família em Yorkshire, onde irão passar o Natal. Só não estavam à espera que o pai, há muito desaparecido, lhes fosse bater à porta. Comédia britânica sobre união familiar com alguns segredos à mistura, que junta um elenco de luxo. Destaque para dois gigantes do humor dos dois lados do Atlântico, Kelsey Grammer (Frasier) e John Cleese (Monthy Python), que medem forças nesta produção. Elisabeth Hurley (Austin Powers) interpreta uma das irmãs.

6. Troca em Família (2023)

Em vésperas de Natal, a vida de uma família fica virada do avesso, após um raro evento cósmico resultar numa estranha situação: os pais trocam de corpo com os dois filhos adolescentes. Há tantos filmes "body-swap" que é quase um género cinematográfico, mas a fórmula parece resultar, desta vez Jennifer Garner e Ed Helms nos papéis principais. Troca em Família é baseado no livro infantil Bedtime for Mommy (2010), da autora norte-americana Amy Krouse Rosenthal.

Publicidade

7. O Melhor Natal de Sempre (2023)

Todos os anos, Charlotte recebe um postal de Natal gabarolas da amiga Jackie, que parece denunciar um estilo de vida bem acima da média. Até que um dia, em véspera de consoada, Charlotte decide bater-lhe à porta de surpresa, acompanhada da sua família, para tentar provar que a vida perfeita da amiga é um embuste. Mas a tentativa de a desmascarar pode arruinar o Natal aos dois agregados familiares. Parece triste, mas é uma comédia, que no elenco conta com Heather Graham (Extrapolations), Jason Biggs (American Pie), Brandy Norwood (Ainda Sei o Que Fizeste no Verão Passado) e Matt Cedeño (Z Nation).

8. Mais um Natal (2023)

O choque cultural está em cima da mesa de Natal neste atribulado filme vindo directamente da Noruega. Tudo porque Thea supreende a tradicional família com o seu novo e indiano namorado Jashan que leva o calor de Bollywood à neve de uma terra rural do norte da Europa. O elenco é na sua maioria norueguês e inclui algumas caras conhecidas como os actores como Mads Sjøgård Pettersen (Troll) ou Jonas Strand Gravli (Ragnarok), com excepção do comediante indiano Kanan Gill que tem outro título no catálogo da Netflix: o espectáculo de stand-up Yours Sincerely, Kanan Gill (2020).

Publicidade

9. Bagagem de Mão (2024)

Se Assalto ao Arranha-Céus (1988), é considerado um dos clássicos de Natal, o novo filme de acção da Netflix também se qualifica para a quadra. Bagagem de Mão é um thriller ambientado em vésperas de Natal, num aeroporto, mas o herói é interpretado por Taron Egerton (Kingsman), no papel de um funcionário destacado para trabalhar na noite de consoada. Tudo se complica quando é chantageado por um homem (Jason Bateman) para que deixe passar pela segurança um perigoso pacote. A realização é de Jaume Collet-Serra (Órfã). Estreia a 13 de Dezembro.

10. The Snow Sister (2024)

Da Noruega, chega esta adaptação de um livro infantil escrito por Maja Lunde e Lisa Aisato (ilustradora), publicado em 2018 e votado livro do ano pelas crianças norueguesas, talvez o júri mais qualificado da área. Em The Snow Sister (A Irmã da Neve), o Natal está a chegar e é normalmente motivo de dupla celebração, por ser também a data de aniversário do pequeno Julian. Mas a família está de luto, pela morte da sua irmã mais velha. Certo dia, Julian conhece a alegre e misteriosa Hedwig, grande fã do Natal. Mas algo se passa na iluminada e natalícia casa de Hedwig, onde um velho parece andar sempre à espreita. Estreia a 29 de Novembro.

Mais Natal

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade