The Royal Hotel
DRThe Royal Hotel
DR

10 filmes a não perder no IndieLisboa

O festival de cinema independente de Lisboa volta a tomar conta da cidade de 23 de Maio e 2 de Junho. Seleccionámos o melhor da programação.

Publicidade

Os filmes do artista visual e realizador palestiniano Kamal Aljafari e algumas das fitas exibidas nas Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA, realizadas entre 1974 e 1975, a par com as reportagens da RTP feitas então sobre as mesmas, preenchem as duas grandes retrospectivas do IndieLisboa 2024, que se realiza entre 23 de Maio e 2 de Junho. Além das habituais secções competitivas e não-competitivas, a edição deste ano apresenta a novidade de duas sessões com filmes surpresa, ambas no último fim-de-semana do festival. Destaque ainda para a maratona cinéfila da secção Boca do Inferno, que só terminará às 6 da manhã, e para os regressos de duas secções estreadas em 2023, o Cinema na Piscina, de novo na Piscina Municipal da Penha de França (não esquecer o necessário equipamento para estar dentro de água a ver as fitas); e o IndieDate, uma experiência de encontros às cegas (românticos ou só de convívio) para cinéfilos, em que será mostrado All of Us Strangers, de Andrew Haigh, em exibição única em Portugal.

Demos a volta à programação do IndieLisboa, e seleccionámos uma dezenas de filmes de géneros, temas e estilos muito diversos, e provenientes de cinematografias dos cinco continentes. A programação completa pode ser consultada aqui.

Recomendado: IndieJúnior: cinco motivos para levar a família toda ao cinema

IndieLisboa: os filmes a não perder

Rising Up at Night

Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo, está com grandes dificuldades de acesso à electricidade, ao mesmo tempo que se planeia a construção da maior central eléctrica do país. Enquanto isso, as noites dos habitantes da cidade são literalmente bem mais escuras do que eles desejavam. Rising Up at Night é um documentário em que o realizador Nelson Makengo mostra o inconformismo, o estoicismo e a inventividade das gentes de Kinshasa.

78 Days

Estamos em 1999 e a NATO atacou a Sérvia, durante a Guerra do Kosovo. Depois de o pai ter sido mobilizado para combater, três irmãs começam a fazer um diário em vídeo na sua casa no campo. Filmam-se umas às outras a porem maquilhagem, a apanharem fruta, a jogarem jogos de sociedade ou a ajudarem a mãe a cozinhar. É a forma que encontraram para se refugiarem da realidade dos bombardeamentos, das sirenes de aviso e da guerra. Um filme de Emilija Gasic.

Publicidade

Cobweb – A Teia

O autor de História de Duas Irmãs e Eu Vi o Diabo, Kim Jee-Won, assina aqui um filme passado nos anos 70. Um realizador está obcecado por voltar a rodar o final de um filme que já está completamente pronto, chamado Cobweb. Mas depara-se com constrangimentos de todo o tipo: caos no set, queixas dos actores e dos produtores, interferência dos censores. Será que vai conseguir completar a sua obra-prima da forma que deseja?

Late Night With The Devil

Estamos em 1977 e Jack Delroy, o apresentador de um talk show rival do de Johnny Carson, não só perdeu a mulher como também boa parte da sua audiência. Em desespero, planeia uma emissão especial de Halloween, que tem como convidadas uma parapsicóloga e uma rapariga que é alegadamente a única sobrevivente de um suicído em massa de um culto satânico. Delroy não faz ideia daquilo que vai desencadear no estúdio. Cameron e Colin Cairnes realizam.

Publicidade

The Afterlight

Este filme de Charlie Shackleton é feito de fragmentos de centenas de filmes vindos de todas as partes do mundo, e que têm uma coisa em comum: todos os actores que aparecem neles já morreram. O gigantesco elenco de The Afterlight é assim composto  por fantasmas de celulóide. Existe apenas uma única cópia de 35 mm do filme, incorporando o desgaste natural em cada projecção, até se degradar por completo. A exibição no Indie será a 56.ª.

The Royal Hotel

Julia Garner e Jessica Henwick são as principais intérpretes desta co-produção anglo-australiana. Hanna e Liv, duas amigas que viajam pela Austrália de mochila às costas, ficam sem dinheiro e arranjam trabalho num bar, o Royal Hotel, situado numa vila mineira do interior do país, e onde os homens trabalham na mina, aborrecem-se e bebem. Muito. Pouco a pouco, a tensão cresce entre as duas forasteiras e os locais. A realização é de Kitty Green.

Publicidade

A Traveller’s Needs

Nesta terceira colaboração com Isabelle Huppert, Hong Sang-soo dá-lhe o papel de uma francesa que vai à Coreia do Sul numa jornada de descoberta pessoal, mas cujos comportamentos não são fáceis de entender e deixam perplexos aqueles que a rodeiam. Ela fica sem dinheiro, abusa d do makgeolli (uma bebida alcoólica local), entretém-se a tocar piano e descobre que tem talento para ensinar francês através da poesia.

Greice

Greice é uma brasileira de 21 anos que está em Lisboa a estudar nas Belas-Artes. Nos primeiros dias do Verão, envolve-se com o misterioso Afonso e o casal vê-se responsabilizado por um estranho acidente que se dá na festa de recepção aos calouros. Greice precisa então de voltar ao Brasil e à sua cidade natal de Fortaleza. Esconde-se num hotel enquanto tenta evitar que a mãe descubra os apuros em que se meteu, contando com a ajuda de alguns amigos. Um filme de Leonardo Mouramateus.

Publicidade

Natatorium

É com um thriller psicológico claustrofóbico e aquático que a islandesa Helena Stefansdottir assinala a sua estreia na realização. Lilja, de 18 anos, vai a Reiquejavique fazer audições para um grupo de dança e decide visitar os avós, que não vê há muito tempo. A casa destes tem uma piscina numa cave, que é parte integrante dos excêntricos rituais dos dois idosos. Lilja vai então descobrir um segredo de família com consequências nefastas.

In Restless Dreams: The Music of Paul Simon

Realizador de documentários tão importantes e premiados com Um Táxi para a Escuridão, A Mentira de Armstrong ou Steve Jobs: The Man in the Machine, Alex Gibney conta agora a história da vida e da carreira musical de Paul Simon, tendo como pretexto a gravação do álbum Seven Psalms. A partir daqui, recua no tempo até à infância do músico e compositor em Queens, e passa em revista, com a ajuda deste, 60 anos de canções, discos e concertos, sem esquecer a lendária e turbulenta parceria com Art Garfunkel.

Mais cinema

  • Filmes
Todos os filmes de Quentin Tarantino, do melhor ao pior
Todos os filmes de Quentin Tarantino, do melhor ao pior

Desde que se estreou em grande estilo com Cães Danados, em 1992, e sobretudo depois da estreia de Pulp Fiction, dois anos mais tarde, Quentin Tarantino tornou-se um dos mais populares realizadores americanos. Nesta lista encontra todos os seus filmes, do melhor (Jackie Brown) ao pior (Sacanas sem Lei).

  • Filmes
Onze comédias sobre férias catastróficas
Onze comédias sobre férias catastróficas

Todos já tivemos férias de Verão que não correram como esperávamos. Nestes filmes cómicos em que as famílias estão particular e naturalmente em foco, as férias estivais são arruinadas pelos mais diversos motivos, desde familiares e amigos metediços, trapalhões ou insuportáveis, até aos desastres mais variados e das mais diversas dimensões. 

Publicidade
  • Filmes

Lobisomens, assassinos psicopatas, tubarões, entidades maléficas milenares ou um simples equívoco que se revela fatal: há de tudo nos filmes que seleccionámos para mostrar como o terror pode brotar na mais banal das situações, como é o caso de umas aprazíveis férias com familiares ou amigos, que acabam por se transformar em pesadelos. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade