Competição de longas-metragens
Na competição internacional de longas-metragens, sobressai Mirai, nomeado para os Óscares 2019 como Melhor Filme de Animação. A obra, do mestre japonês Mamoru Hosoda, conta – em estreia na Monstra – a história de um menino que encontra um jardim mágico que lhe permite viajar no tempo e conhecer os seus antepassados.
O vencedor do Grande Prémio de Longas no último Festival de Annecy, Funan, realizado por Denis Do, estará também em competição para nos mostrar a história de luta e sobrevivência de uma mãe que foi forçosamente separada do filho, durante a revolução do Khmer Vermelho, nome dado aos seguidores do Partido Comunista da Kampuchea, partido governante no Camboja de 1975 a 1979. O compositor e o designer de som estarão presentes.
De relevância política, temos também The Tower, uma longa realizada por Mats Grorud, sobre uma jovem que vive num campo de refugiados na Palestina e aprende sobre a história da sua família através de relatos contados por três gerações anteriores de refugiados. O realizador, assim como o director de arte, Rui Tenreiro, vão estar presentes.
Nesta secção, vão competir ainda o filme de marionetas This Magnificent Cake!, com a África colonial do final do século XIX como pano de fundo; a longa brasileira Tito e os Pássaros sobre um menino que salva o mundo de uma epidemia contraída pelo medo; e Dilili a Paris, de Michel Ocelot, realizador francês que assinou filmes como o premiadíssimo Kirikou e a Feiticeira (1998) e que também estará presente para apresentar a sua mais recente obra.
Finalmente (e depois de terem sido exibidos os primeiros 25 minutos do filme na edição passada, na altura ainda em pós-produção), Captain Morten and the Spider Queen, de Kaspar Jancis, fará também parte da programação, em estreia nacional.