Sasquatch Sunset
©DRSasquatch Sunset
©DR

Um sortido de terror para ver no MOTELX

O Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa decorre entre 10 e 16 de Setembro. Destacamos as principais novidades e sete filmes da programação.

Publicidade

A secção Sala de Culto, em que serão exibidos o telefilme da RTP Experiência em Terror (1987), de António de Andrade Albuquerque (que escrevia policiais sob o pseudónimo de Dick Haskins) e O Velho e A Espada (2024), uma comédia de fantasy rodada por Fábio Powers na Beira Baixa; o ciclo A Bem da Nação: Os Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo, composto por quatro filmes deste género proibidos no antigo regime, mais uma sessão surpresa na pequena Sala Rank do Cinema São Jorge; e a abordagem do fenómeno da Inteligência Artificial (AI), com a projecção de Cartas Telepáticas, de Edgar Pêra, cujas imagens foram criadas por AI, e com o AI Horror Short Films Showcase, em que o MOTELX pediu a cineastas para usarem esta tecnologia de forma artística, são as principais novidades da 18.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que tem lugar no Cinema São Jorge entre dias 10 e 16 de Setembro.

No festival deste ano, há uma dezena de títulos que competem pelo Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2024, e oito outras que concorrem à selecção para o Méliès d’Argent-Melhor Curta Europeia 2024. O programa deste ano completa-se com todas as habituais secções competitivas e de exibição, mais conversas, lançamentos de livros, workshops ou ainda o GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa, que assinala a sua 10.ª edição. Eis a nossa escolha de filmes para o MOTELX 2024 (a programação completa está aqui).

Recomendado: Os 100 melhores filmes de terror de sempre

O MOTELX em dez arrepios

1. Não Fales do Mal

O filme de abertura do festival é a versão americana do thriller de terror psicológico Speak no Evil, do dinamarquês Christian Tafdrup, vencedor do Méliès d’Argent de Melhor Longa Europeia em 2022. Uma família é convidada a passar um fim-de-semana idílico na casa de campo de outra família que conheceu nas férias, mas a atmosfera vai tornar-se cada vez mais incómoda e a estadia transforma-se num pesadelo para os convidados. Um filme de James Watkins, com James McAvoy, Scoot McNairy e Mackenzie Davis.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 10 Set (Sáb) 21.00

2. Sasquatch Sunset

Neste que é sem dúvida um dos filmes mais insólitos do MOTELX 24, e deste ano, David e Nathan Zellner expandem para uma longa-metragem uma curta que tinham feito em 2010, e filmam um ano na vida de uma família de “pés-grandes” (ou sasquatches), que habitam uma floresta do norte dos EUA. Debaixo das peludas maquilhagens destes seres míticos estão actores como Jesse Eisenberg e Riley Keough, que tiveram aulas com um mimo para poderem entrar na pele das criaturas.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 14 Set (Qua) 19.00

Publicidade

3. Animale

Na região francesa da Camarga, a jovem Nejma, de 22 anos, está a treinar arduamente para realizar o seu sonho de vencer a competição tauromáquica anual. Mas a comunidade local está aterrorizada com a notícia de que um touro selvagem e violento anda à solta, e poderá ser o responsável pelas mortes horríveis de vários jovens locais. E quando a rapariga é colhida e fica ferida durante uma celebração, ela começa a reparar em mudanças inquietantes em seu redor. A realização é de Emma Benestan.

Cinema São Jorge – Sala 3. 14 Set (Qua) 19.40

4. Cartas Telepáticas

H.P. Lovecraft e Fernando Pessoa estão entre os escritores mais importantes e influentes do século XX. Nunca se encontraram, mas há pontos de contacto entre as suas vidas e obras. Recorrendo a imagens geradas por Inteligência Artificial (aqui usada pela primeira vez no cinema português), Edgar Pêra põe a dialogar, em Cartas Telepáticas, as suas cartas, ensaios, poemas e ficções, estabelecendo uma correspondência imaginária entre os dois autores a partir dos seus textos.

Cinema São Jorge – Sala 3. 11 Set (Dom) 19.05

Publicidade

5. House of Sayuri

Este filme de terror japonês, realizado por Koji Shiraishi, adapta a banda desenhada Sayuri, de R. Oshikiri. Depois de muitos anos de trabalho e de poupanças, a família Kamiki muda-se finalmente para a casa dos seus sonhos. Ali, os seus sete membros – avós, pais e filhos – poderão desfrutar da companhia um dos outros, terem os seus espaços próprios e aproveitarem o jardim. Tudo parece perfeito, mas os Kamiki descobrem que a casa é assombrada pelo fantasma de uma rapariga que aí foi assassinada.

Cinema São Jorge – Sala 3. 10 Set (Sáb) 23.30

6. The Devil’s Bath

Produção germano-austríaca realizado por uma dupla de cineastas da Áustria (Veronika Franz e Severin Fiala), The Devil’s Bath (Des Teufels Bad, no original) passa-se no século XVIII e centra-se na personagem de Agnes, uma jovem-recém casada que tenta a todo o custo adaptar-se à vida na comunidade piscatória do marido, apesar da indiferença a que ele a vota, de uma sogra austera e das crenças religiosas e normas sociais desse tempo. E Agnes começa a perder-se entre as florestas, o nevoeiro e as sombras da sua mente.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 14 Set (Qua) 16.25

Publicidade

7. Violador de Rillington

Um dos filmes a ser exibidos no citado ciclo A Bem da Nação: Os Filmes de Terror Proibidos pelo Estado Novo, Violador de Rillington (10 Rillington Place, no original) foi rodado pelo americano Richard Fleischer em Inglaterra, em 1971, e é a história real do serial killer John Christie (Richard Attenborough), que fingia ser médico para atrair mulheres incautas a sua casa, e decorre em Londres, nos anos pós-II Guerra Mundial. Também com John Hurt e Judy Geeson.

Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira. 16 Set (Sex) 15.40

Mais filmes que metem medo

  • Filmes
  • Terror

A história do cinema de terror já vai longa. Desde o início do século XX que inúmeros realizadores expandem e redefinem os limites do género. Esta amplitude referencial e estética está bem patente na nossa lista dos 100 melhores filmes de terror de sempre. Já a oferta de filmes de terror na Netflix é muito limitada, mas encontram-se lá clássicos absolutos como A Semente do Diabo (1968, na foto), de Roman Polanski, ou Shining (1980), de Stanley Kubrick.

  • Filmes

O amor, às vezes, pode ser muito macabro. Por isso, em vez de escolherem um romance cómico ou dramático para ver de mãos dadas, escolham um destes oito filmes de terror para ver a dois. Desde películas mais obscuras, como The Sinful Dwarf (1976), do realizador dinamarquês Vidal Raski, a clássicos do género como A Mosca (1986), do mestre canadiano David Cronenberg, ou mesmo o mais recente e premiado Vai Seguir-te (2015), de David Robert Mitchell.

Publicidade
  • Filmes
Os dez filmes da série ‘Halloween’ revisitados
Os dez filmes da série ‘Halloween’ revisitados

Quando em 1978 rodou Halloween – O Regresso do Mal e revolucionou o cinema de terror, John Carpenter decerto não pensaria que, 40 anos depois, estaria a produzir e a compôr a banda sonora do 11º filme da série, a continuação directa do original. E muito menos que Michael Myers, o assassino sobrenatural que é o fio condutor dos Halloween, se tornaria numa das grandes figuras monstruosas do género.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade