Ficções e documentários de realizadores como António-Pedro Vasconcelos, João Botelho, Luís Filipe Rocha, Jorge Pelicano, João Canijo ou Gonçalo Tocha compõem esta selecção de aniversário da revista.
Os dez melhores filmes portugueses dos dez anos da Time Out Lisboa
2008 – ‘Aquele Querido Mês de Agosto’, de Miguel Gomes
2009 – ‘A Zona’, de Sandro Aguilar
2010 – ‘Pare, Escute, Olhe’, de Jorge Pelicano
2011- ‘Sangue do meu Sangue’, de João Canijo
2012 – ‘É na Terra Não é na Lua’, de Gonçalo Tocha
2013 – ‘A Última Vez que Vi Macau’, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
2014 – ‘Os Maias’, de João Botelho
2015 – ‘As Mil e Uma Noites’, de Miguel Gomes
2016 – ‘Cinzento e Negro’, de Luís Filipe Rocha
Uma história que é lançada por um enorme saco de dinheiro roubado de casa de um morto, passada entre Lisboa e o Pico, vivida por personagens lacónicas, solitárias e ensimesmadas, movidas por impulsos básicos e intemporais (a vingança, a ganância, o desespero), onde Luís Filipe Rocha invoca a tragédia grega e o western, mas sem presunções de “tese” ou pretensões demonstrativas. E filma com o olhar e o gesto de um geómetra austero, que não gosta de imagens redundantes, palavras a mais ou emoções em excesso.
Especial aniversário: 10 anos da Time Out
Nós é dez bolos. E uma festa de aniversário à altura: dos bolos em camadas mais nus aos mais artísticos, passando pelas bolas de berlim bem recheadas (com Abade de Priscos e não com recheio normal, que nós não fazemos a coisa por menos). Espreite a mesa de doces do nosso aniversário e encomende já o seu.
Que a cidade mudou muito em dez anos ninguém tem dúvidas. O que o leitor talvez já não se lembre é que há 10 anos, quando o primeiro número da Time Out Lisboa saiu para as bancas, não havia LX Factory, Museu do Oriente nem, imagine-se, o jardim do Miradouro de São Pedro de Alcântara como hoje o conhece.
Passaram centenas de discos portugueses pela redacção da Time Out Lisboa nos últimos dez anos. Da electrónica ao rock e do fado à folk. Desde músicos que toda a gente conhece há muitos e muitos anos a relativos anónimos e nomes que se tornaram conhecidos ao longo desta década. Estes foram os melhores discos, ano a ano.
Discover Time Out original video