Séries 2025
©DR
©DR

28 séries a não perder em 2025

‘Stranger Things’ e ‘Andor’ destacam-se entre as séries que se vão estrear em 2025. Estas são as produções que queremos ver no streaming nos próximos meses.

Renata Lima Lobo
Publicidade

O pequeno ecrã não pára. A cada semana, há mais uma mão-cheia de séries para ver. As plataformas de streaming como a Netflix, a Disney+, a Prime Video, a Max, a Filmin, a Apple TV+ ou mesmo a RTP Play batalham tanto pela nossa atenção que não temos descanso. Além das séries para vermos já em Janeiro, há muitas produções com estreia confirmada para 2025. Como as datas vão saindo a conta-gotas, esta lista divide-se entre as séries que já têm data marcada e as que apenas sabemos que seb estreiam este ano. Nesse caso, estão organizadas por ordem alfabética. De resto, só há uma solução: escolher. Mas escolher em cima da hora provoca demasiadas frustrações. O melhor é saber antecipadamente o que queremos ver.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

Já a seguir

The Agency

A Smokehouse Pictures, produtora de George Clooney e Grant Heslov, adapta a série francesa Le Bureau des Légendes (2015-2020), um thriller de espionagem que na sua versão norte-americana conta com Michael Fassbender no papel de Martian, o principal agente secreto da história. A organização é a CIA que lhe dá ordens para abandonar a vida dupla, mas Martian acaba por reencontrar o amor que deixou para trás. Um enredo desenhado em torno do conflito de interesses entre carreira e sentimentos, numa produção que também faz regressar Richard Gere ao pequeno ecrã.

SkyShowtime. Estreia a 10 de Fevereiro

Cobra Kai

E eis que chegamos ao fim. Numa sexta e última temporada dividida em três partes, a última chega em Fevereiro e dá por finalizado este regresso ao universo Karate Kid, iniciado em 1984. Nesta terceira parte, os dojos rivais Miyagi-Do e Cobra Kai têm de lidar com a rivalidade dentro e fora da competição Sekai Taikai e todos os jogadores principais, e conhecidos senseis, permanecem na luta. Mas esta não será a última batalha, porque há um novo filme a caminho: Karate Kid: Legends chega aos cinemas em Maio.

Netflix. Estreia a 13 de Fevereiro (T6, parte C)

Publicidade

Yellowjackets

Dos criadores de Narcos, uma história de sobrevivência. O avião onde segue um grupo de jogadoras de futebol adolescentes despenha-se numa floresta remota, tendo o grupo de enfrentar uma série de desafios que transbordam para a idade adulta das personagens. A acção está envolta em mistério, avançando e recuando num espaço temporal de 25 anos, sendo que o “futuro” conta com as interpretações de Juliette Lewis, Melanie Lynskey e Christina Ricci. A chegada da terceira temporada é esperada no Dia de São Valentim.

Max. Estreia a 14 de Fevereiro (T3)

The White Lotus

Depois do Havai e da Sicília, a Tailândia. O que começou por ser uma minissérie segue para uma terceira temporada, muito por culpa do estrondoso sucesso deste título, assinado por Mike White, que arrecadou um total de 10 vitórias nos Emmys, nas temporadas passadas. A nova ronda desta sátira social acontece num resort da Tailândia e o elenco, como sempre, é extenso. Carrie Coon (The Gilded Age), Leslie Bibb (Homem de Ferro), Walton Goggins (Fallout), Jason Isaacs (Harry Potter), Michelle Monaghan (True Detective), Sam Nivola (O Casal Perfeito) ou Patrick Schwarzenegger (Gen V) são alguns dos nomes desta temporada.

Max. Estreia a 17 de Fevereiro (T3)

Publicidade

Dia Zero

Robert De Niro é o protagonista desta minissérie, no papel de um ex-Presidente dos Estados Unidos da América reformado que tem de voltar ao serviço público após um devastador ciberataque. Um político respeitado no seu país que interrompe o descanso após um convite feito pela nova presidente para chefiar a Comissão do Dia Zero, um grupo de peritos encarregados de investigar o ataque que vitimou milhares de pessoas. O elenco fica reforçado com nomes como Angela Bassett, Lizzy Caplan, Joan Allen ou Matthew Modine.

Netflix. Estreia a 20 de Fevereiro

Reacher

São quase 30 os livros que até agora perfazem a saga de Lee Child, dois deles adaptados ao cinema, com Tom Cruise no papel de Jack Reacher, um ex-major da polícia militar do Exército dos EUA, que prefere viver como um errante. Desde 2022 que o papel está nas mãos do actor Alan Ritchson e a cada temporada é adaptado um dos romances. A terceira que se avizinha bebe do livro Persuader (2003) e a Amazon, embalada pelo sucesso desta produção, já confirmou uma quarta temporada.

Prime Video. Estreia a 20 de Fevereiro (T3)

Publicidade

A Roda do Tempo

Adaptação da saga best-seller criada por Robert Jordan, uma história de confronto entre o bem e o mal, onde Rand al’Thor (Josha Stradowski) descobre ser uma figura profética, cujo destino é salvar ou destruir o mundo. Uma balança de equilíbrio instável. Ora, ao que parece, na terceira temporada as ameaças das Trevas em direcção à Luz multiplicam-se e velhos inimigos estarão de regresso.

Prime Video. Estreia a 13 de Março 2025 (T3)

A Residência

Levemente inspirada no livro The Residence: Inside the Private World of the White House, de Kate Andersen Brower, que conta histórias de várias gerações de funcionários da Casa Branca, esta série acrescenta um assassinato. Uma comédia whodunnit, onde a excêntrica detective Cordelia Cupp (Uzo Aduba) tem de resolver o mistério, num caso que arranca com um total de 157 suspeitos. O elenco promete alguns convidados especiais, com destaque para Kylie Minogue, no papel dela própria.

Netflix. Estreia a 20 de Março

Publicidade

Demolidor: Nascer de Novo

Charlie Cox regressa ao papel de Demolidor (Daredevil no original), o herói da Marvel que tem interpretado desde 2017, com destaque para a série da Netflix que decorreu entre 2015 e 2018. Agora será no Disney+, a casa da Marvel, que podemos acompanhar a nova aventura deste herói de Hell’s Kitchen também conhecido como Matt Murdock. De tom sombrio, esta nova produção explora mais a fundo a vida pessoal de Murdock e marca ainda o regresso de Vincent D'Onofrio como Wilson Fisk, o rei do crime.

Disney+. Estreia a 20 de Março

The Studio

Seth Rogen o protagonista e um dos criadores desta série de comédia ambientada nos bastidores de Hollywood. Rogen é Matt Remick, o novo chefe dos quase falidos Continental Studios, que luta para manter as suas produções relevantes. Pelo caminho encontra diversos obstáculos, de artistas narcisistas à ganância corporativa e conflitos internos. No rol de actores principais encontramos Kathryn Hahn, Catherine O'Hara e Zac Efron, num elenco que conta com convidados especiais tão relevantes como Martin Scorsese.

AppleTV+. Estreia a 26 de Março

Não aponte, ainda, na agenda

A Grande Onda da Nazaré

Garrett McNamara colocou a Nazaré no mapa mundo quando arriscou surfar as ondas gigantes que nunca ninguém tinha arriscado desafiar. E em 2011 bateu o recorde da maior onda alguma vez surfada. Não contente, apanhou também a onda das séries e é o grande protagonista desta produção, juntamente com cada vez mais surfistas que se vão juntando ao grupo. E são tantas as histórias que não sobrevivem ao corte final de cada temporada que esta grande onda está cada vez maior.

Max. Estreia em 2025 (T3)

And Just Like That...

A prudência alerta que não devemos voltar ao lugar onde fomos felizes e pode-se dar o caso nesta continuação de O Sexo e a Cidade. Especialmente se Kim Cattrall já não fizer parte do núcleo duro de amigas nova-iorquinas que nos acompanhou durante seis temporadas e duas longas-metragens. A verdade é que os fãs não conseguem abandonar a continuação desta história, mesmo que se prolongue por mais 100 anos. Ainda por cima, agora temos mesmo de saber como correm as coisas para Carry e Aiden.

Max. Estreia em 2025 (T3)

Publicidade

A Knight Of The Seven Kingdoms

Entre 1998 e 2010, foram publicados três livros de George R. R. Martin chamados Contos de Dunk e Egg, trilogia que acompanha dois heróis, personagens que os leitores e espectadores mais atentos da saga As Crónicas de Gelo e Fogo já ouviram falar: Sor Duncan (Dunk) e o seu pequeno escudeiro Egg. A nova série toma o nome do primeiro livro e tem lugar cerca de 100 anos antes da série A Guerra dos Tronos. A estreia acontece lá mais para o final do ano.

Max. Estreia em 2025

Alien: Planeta Terra

Uma nave espacial misteriosa despenha-se na Terra e uma equipa de resgate é confrontada com uma aterradora (e predadora) forma de vida. Nove filmes depois, Alien ganha a sua primeira série em imagem real (há uma webseries animada de 2019, disponível no YouTube da IGN), escrita e realizada por Noah Hawley (Fargo). É uma das estreias mais aguardadas do Disney+ e a acção tem lugar dois anos antes do primeiro filme, Alien (1979), ou seja, no ano de 2120.

Disney+. Estreia no Verão de 2025

Publicidade

Black Mirror

A popular série de antologia tem seis novos episódios para apresentar este ano e dois deles são praticamente longas-metragens, promete o criador, Charlie Brooker. A cada história é esperada uma mistura de estilos, embora prevaleça o género ficção científica, com elementos perturbadores pelo caminho. Foi também divulgado que um dos episódios será uma sequela (um inédito em Black Mirror) de “USS Callister", o primeiro episódio da quarta temporada, com alguns dos personagens sobreviventes.

Netflix. Estreia em 2025 (T7)

Hacks

A série explora uma estranha forma de mentoria entre uma lendária comediante de Las Vegas, de seu nome Deborah Vance (Jean Smart), e Ava (Hannah Einbinder), uma jovem aspirante de 25 anos. Hacks tem sido uma das mais premiadas séries dos últimos anos e recentemente Jean Smart voltou a subir ao palco dos Globos de Ouro para resgatar o seu galardão. Para a quarta temporada, os criadores prometem novos e inimagináveis confrontos entre as duas personagens, ao mesmo tempo que tentam lançar um programa.

Max. Estreia em 2025 (T4)

Publicidade

It: Welcome to Derry

O romance de Stephen King, publicado em 1986 continua a dar frutos, agora em formato série. It: Welcome to Derry recua aos anos 1960 na cidade fictícia de Derry, onde Pennywise, um extraterrestre apalhaçado, aterroriza a população. A produção expande a história dos dois filmes de Andy Muschietti, cineasta que toma também o leme da realização da nova série. O actor Bill Skarsgård volta a vestir o fato do palhaço assassino e uma das estrelas convidadas é Madeleine Stowe (Revenge).

Max. Estreia em 2025

Ponto Nemo

Co-produção luso-espanhola que nos vai levar à localização homónima, no Oceano Pacífico, conhecida por ser o ponto do oceano que fica mais distante de qualquer continente ou ilha do planeta. A série acompanha um grupo de cientistas de uma expedição oceanográfica que procura investigar uma ilha de plástico no Pacífico Sul. Só que uma tempestade arrasta a equipa para uma ilha que em tempos foi habitada por soldados russos.

RTP1 e Prime Video. Estreia em 2025

Publicidade

Rabo de Peixe

A inclusão da série portuguesa neste conjunto é um risco. Na verdade, a Netflix não confirmou uma data de estreia para a segunda temporada de Rabo de Peixe, mas em Outubro avançou que as filmagens da segunda e também da terceira temporada (!) se encontram concluídas. Temos fé, portanto, na eficiência dos profissionais da pós-produção do audiovisual português. Certo é que a segunda temporada arranca três meses após a partida de Eduardo para os Estados Unidos, altura em que o personagem regressa a Rabo de Peixe e encontra uma realidade completamente diferente.

Netflix. Estreia em 2025 (T2)

Squid Game

A série sul-coreana é um fenómeno global e se entre a primeira e a segunda temporada passaram três anos, agora a espera será bastante menos demorada. A terceira e última temporada chega em 2025, certamente menos de um ano após a segunda (a não ser que aconteça após 26 de Dezembro). Até lá estamos todos pendurados num valente cliffhanger, a meio do confronto entre Gi-hun e o Front Man, o mestre de marionetas nos bastidores deste jogo mortífero.

Netflix. Estreia em 2025 (T3)

Mais séries

  • Filmes
  • Animação

Robôs, cães, alienígenas, um caracol, uma preguiça, um novo panda, famílias fora de série, música e muita magia são alguns dos ingredientes espalhados pelas longas-metragens de animação que chegam às salas de cinema portuguesas ao longo do ano de 2025. De Janeiro até ao mês de Dezembro, já existe um calendário bastante bem preenchido de fitas animadas, que habitualmente conquistam várias gerações de cinéfilos e levam famílias inteiras às salas de cinema. Até ao final do ano, estas são as 15 longas-metragens animadas que vamos querer ver no grande ecrã.

  • Filmes

Nem todos os filmes desta lista se estrearam em 2024 na sua terra de origem. Aliás, em dez, apenas cinco carregam consigo essa data de estreia; os restantes chegaram às telas portuguesas no ano seguinte ao da sua estreia. É o caso de Os Excluídos ou Anatomia de Uma Queda, duas longas-metragem se destacaram na última edição dos Óscares. Ou mesmo Folhas Caídas, premiada em Cannes. Mas há outras produções bem encaminhadas para as várias temporadas de prémios, uma delas com alguma vantagem: Anora, que já tem uma Palma d'Ouro na prateleira. Estes são os filmes que mais gostámos de ver em 2024.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade