Foi Sempre a Agatha, Marvel, Agatha All Along
©Cortesia Chuck Zlotnick/MarvelFoi Sempre a Agatha
©Cortesia Chuck Zlotnick/Marvel

Bu! 13 séries para ver no Halloween

Terror psicológico, pagão, sobrenatural, de ficção científica ou com figuras monstruosas. Nestas 13 séries para ver no Halloween, tem de tudo.

Publicidade

Mais do que o Equinócio de Outono, o Halloween marca a entrada na parte mais sombria do ano. Só daqui sairemos lá para Março. As noites longas estão cada vez mais longas, as temperaturas cada vez mais baixas e a verdade é que, apesar de já termos a nossa dose de resguardo doméstico para duas vidas, à medida que as semanas forem avançando em direcção ao Inverno vai apetecer cada vez menos sair de casa. Ora, o que aqui propomos é um conjunto de séries que casa bem com o espírito da época.

Recomendado: Os melhores filmes de Halloween, com muito terror e algum humor

13 séries para ver no Halloween (e no Inverno)

1. A Maldição de Bly Manor

Baseada em Calafrio, de Henry James (1898), esta produção da Netflix narra o estarrecedor quotidiano de uma ama americana (Victoria Pedretti) contratada para cuidar de duas crianças órfãs, numa casa de campo. A trama passa-se na Inglaterra dos anos 1980, carregando nas tintas da literatura gótica, com aparições, sugestões e deambulações pouco aconselháveis a almas impressionáveis. Também com Oliver Jackson-Cohen, Henry Thomas e Kate Siegel.

Netflix

2. American Horror Stories

Entre temporadas da série original, os criadores de American Horror Story – Murphy e Brad Falchuk – lançaram esta nova série, que tem o título no plural por ser composta por episódios independentes, como outras séries clássicas do género, em vez de ter um formato antológico. É, além disso, dirigida a um público mais jovem do que a série-mãe. Cada episódio lida com temas que têm a ver com mitos do terror, lendas ancestrais ou urbanas, ou narrativas populares sobrenaturais.

Disney+

Publicidade

3. Arrepios

Baseada nos livros de R. L. Stine, que também já foram adaptados ao cinema, Arrepios segue um grupo de cinco alunos do liceu da pequena cidade de Port Lawrence que, inadvertidamente, libertam forças sobrenaturais sobre esta. O que acontece quando começam a investigar a morte trágica de um adolescente chamado Harold Biddle, ocorrida 30 anos antes, e organizam uma festa de Halloween na antiga casa da família do rapaz.

Disney+

  • Filmes
  • Filme

Kathryn Hahn volta ao papel de Agatha Harkness, após ter interpretado a poderosa bruxa na popular série WandaVision. Neste spin-off da Marvel, Harkness está sem poderes e é auxiliada por um adolescente gótico que a ajuda a livrar-se de um malévolo feitiço. É na lendária Witches Road que encontram um conjunto de desafios que, uma vez ultrapassados, recompensam uma bruxa com aquilo que necessita. Agatha e o misterioso adolescente reúnem um novo clã para enfrentar as provações.

Disney+

Publicidade

5. From

Uma família em viagem perde-se pelo caminho e vai parar a uma enigmática vila no coração dos EUA. Problema: ninguém consegue sair de lá. Entre o mistério e o terror, os habitantes lutam pela sobrevivência, enquanto tentam desvendar os macabros segredos deste território rodeado por uma ameaçadora floresta com criaturas sinistras. From mistura a tensão e o terror a uma série de dilemas humanos que os personagens têm também de enfrentar, em particular sobre o que significa estar preso e ser realmente livre.

Max

6. Hysteria!

Após o desaparecimento de um jogador de futebol americano, uma banda de heavy metal do ensino secundário aproveita o súbito interesse da comunidade pelo oculto para se apresentar como banda satânica. Só que uma série de estranhos eventos desencadeia uma caça às bruxas. A acção desenrola-se na década de 1980, durante o chamado “pânico satânico” e conta com a actriz Julie Bowen, que durante uma década foi Claire em Uma Família Muito Moderna. O icónico Bruce Campbell (A Noite dos Mortos-Vivos) também se junta ao elenco, no papel de chefe da polícia.

SkyShowtime (estreia a 28 Outubro)

Publicidade

7. Lovecraft Country

H.P. Lovecraft, mestre do sobrenatural e prolífico autor de pulp fiction, é o escritor preferido do protagonista Atticus Freeman (Jonathan Majors, Da 5 Bloods – Irmãos de Armas) e o título da série remete tanto para o território literário em que o autor se movia, como à região americana em que viveu – Nova Inglaterra. No entanto, desengane-se quem procurar na série dirigida por Misha Green (Underground) uma homenagem. Pelo contrário, é uma denúncia dos horrores racistas vividos na região, ainda antes do fervor dos anos 1960, e amiúde um manifesto feminista a empoderar as mulheres negras (coisa que não passaria pela cabeça de um supremacista como Lovecraft). Sustos há muitos, tensão ainda mais e nem o gore, as criaturas vampirescas ou o mito coreano das kumiho faltam à festa.

Max

8. O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro

F. Murray Abraham, Geena Davis, Tim Blake Nelson, Crispin Glover, Rupert Grint e Nia Vardalos estão entre os intérpretes das oito histórias de terror seleccionadas pelo realizador de Nas Costas do Diabo, O Labirinto do Fauno e A Forma da Água, duas delas escritas pelo próprio Guillermo del Toro. São todas elas narrativas bizarras e de pesadelo, apresentadas sob a forma de um gabinete de curiosidades clássico.

Netflix

Publicidade

9. Scream Queens

O termo "scream queen" define uma actriz conhecida por protagonizar filmes de terror e nesta produção há muitas por onde escolher. Emma Roberts, Lea Michelle, Abigail Breslm, Kirstie Alley ou Jamie Lee Curtis (a rainha de todas elas) são algumas das actrizes que integram o elenco desta série comédia negra slasher. Passada numa universidade fictícia, o enredo segue uma sororidade chamada Kappa Kappa que se torna alvo de um assassino em série que se esconde atrás do fato da mascote da universidade.

Disney+

10. Stranger Things

É um dos maiores fenómenos da Netflix e combina que nem abóboras com o Halloween. Quando se estreou, em 2016, parecia que ninguém falava de outra coisa, e, sempre que regressa para uma nova temporada, volta a chamar para si todas as atenções. Criada pelos irmãos Duffer, esta série de ficção científica nostálgica e encantadora leva-nos de volta para os anos 1980, com constantes citações e referências à década, dos filmes da Amblin e de Steven Spielberg ao terror de John Carpenter e aos retratos da adolescência de John Hughes.

Netflix

Publicidade

11. The Horror of Dolores Roach

Dolores Roach esteve 16 longos anos na prisão, após ter sido apanhada com uma grande quantidade de canábis no apartamento que partilhava com o namorado, entretanto desaparecido. Ao sair, volta ao bairro onde vivia em Nova Iorque para dar de caras com a gentrificação. Sem dinheiro, sem casa e sem família, um velho amigo deixa-a fazer massagens na cave da sua loja de empanadas. Um espaço que será também o palco de banhos de sangue que começam por uma questão de sobrevivência. Uma história livremente inspirada na lenda de Sweeney Todd.

Prime Video

12. Wednesday

Se Tim Burton podia ter realizado A Família Addams? Podia. A estética dos filmes que, nos anos 90, adaptaram as histórias do cartoonista Charles Addams não está muito afastada da sua obra. Mas o encontro entre o realizador e os Addams só aconteceu em 2022, nesta série que coloca os holofotes sobre a personagem da filha mais velha da família. Jenna Ortega destaca-se como Wednesday, interpretando inclusive uma das cenas mais badaladas desse ano, uma dança ao som de “Goo Goo Muck”, dos The Cramps. Mas o elenco conta ainda com a sempre intensa Christina Ricci, aqui no papel da professora Marilyn Thornhill, depois de ela própria ter sido Wednesday nos filmes de Barry Sonnenfeld; com Gwendoline Christie como a directora Larissa Weems; e com Emma Myers, outra revelação desta produção da Netflix, na pela da lobisomem Enid Sinclair. Com menos tempo de ecrã, Catherine Zeta-Jones (Morticia) e Luis Guzmán (Gomez) dão corpo aos Addams adultos.

Netflix

Publicidade

13. What We Do In The Shadows

Em 2014, o neozelandês Taika Waititi, entretanto oscarizado por Jojo Rabbit (2019), realizou, com Jermaine Clement, a comédia de terror What We Do in the Shadows, sobre um quarteto de vampiros que vivem juntos e têm que lidar com os mais banais problemas do quotidiano na cidade de Wellington. O filme foi transformado por Waititi numa série, em que quatro vampiros partilham morada em Nova Iorque. E o sucesso ditou que se prolongasse por seis temporadas. Um investimento horário que irá muito mais além do Halloween, por uma boa causa.

Max/ Disney+

Especial Halloween

  • Filmes
  • Terror

A história do cinema de terror já vai longa. Desde o início do século XX que inúmeros realizadores expandem e redefinem os limites do género. Esta amplitude referencial e estética está bem patente na nossa lista dos 100 melhores filmes de terror de sempre. Já a oferta de filmes de terror na Netflix é muito mais limitada; ainda assim, encontram-se na popular plataforma de streaming alguns filmes indispensáveis, como o oscarizado Foge ou esse clássico de culto que é A Dança da Morte. Estes são os melhores filmes de terror na Netflix.

  • Filmes

Nem só de medo, suspense e sobrenatural vivem o Dia das Bruxas e os filmes que o tomam como tema. Há sempre espaço para o humor (que pode ser muito negro), para a comédia e até para produções para toda a família, em filmes de imagem real ou de animação. Por isso, divirta-se com alguns dos melhores filmes de Halloween, ambientados no Dia das Bruxas e à sua volta, desde o clássico Halloween – O Regresso do Mal (1978) até Contos de Halloween (2015), uma série de histórias interligadas, filmadas por vários realizadores. Estes são alguns dos melhores filmes de Halloween, disponíveis em várias plataformas.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade