Aproveite o 100º aniversário do museu para fazer uma visita ao Zé Povinho, às andorinhas e a milhares de outras gravuras e peças de cerâmica do artista alfacinha.
1 - Pode ser a próxima casa da Madonna e já não aceita reservas. Se ligar para lá dizem-lhe que vão fazer obras de remodelação em Janeiro.
2 - Esta unidade de alojamento local (e não um hotel) assume-se como a casa do Ramalhete imaginada por Eça de Queirós. Pelo menos no nome de alguns quartos (há um Ramalhete, um Eça de Queirós e outro chamado Os Maias), mas há quem defenda que a verdadeira inspiração para a casa de Carlos da Maia seria o Palácio Sabugosa em Alcântara.
3 - Ramalhete: ramo ou conjunto de flores reunidas pelos pés, pequeno ramo. Nós estamos convencidos que este é que é o Ramalhete do Carlos da Maia. É que aqui existe mesmo um ramalhete de girassóis num painel de azulejos. Além disso, na obra, o palácio ficava na Rua de São Francisco de Paula, actual Rua Presidente Arriaga que no Jardim 9 de Abril se transforma na Rua das Janelas Verdes, onde mora hoje este Palácio do Ramalhete.
4 - Foi construído no século XVII e era uma casa de família (abastada, claro) que deitou a língua de fora ao terramoto de 1755 e manteve-se de pé. E foi mantido o espírito da casa, mesmo na velha cozinha transformada em suite e onde existe uma lareira antiga de cobre convertida em sala de estar.
5 - Duques de Windsor, Augusta Vitória Hohenzollern, Rei Manuel II, Pedro de Sousa Holstein, Conde Guilherme de Schaumburg-Lippe, Rei Luís I de Saxe-Coburgo-Gota. São estes alguns dos hóspedes que, segundo o actual Palácio do Ramalhete, por aqui passaram ao longo dos séculos. Uma lista de gente nobre à qual possivelmente se irá juntar uma rainha, mas da música pop.