Immerso
Francisco Nogueira
Francisco Nogueira

Os melhores hotéis na Ericeira para dormir com o mar à vista

Quer fazer-se à estrada e não sabe onde dormir na vila? Estes são os hotéis na Ericeira que pode reservar.

Publicidade

Desde que se tornou reserva mundial de surf, a Ericeira ganhou uma nova vida, recebendo cada vez mais gente – entusiastas das ondas ou nem por isso. Foi então necessário criar espaço de alojamento, e assim começou uma transformação ainda em curso que fez da vila um lugar apetecível não só para cadeias internacionais de hostels como para projectos mais pequenos mas igualmente importantes. Uma coisa é certa: a proximidade ao mar faz da experiência uma recomendação imediata, mais não seja porque adormecer ao som das ondas é um privilégio. E aqui, nos melhores hotéis na Ericeira, pode contar irremediavelmente com isso.

Recomendado: Este e outros paraísos perto de Lisboa para explorar

Sítios para ficar na Ericeira

  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

Completamente camuflado pelo verde do vale onde está plantado e pelo horizonte azul do Atlântico, uma cortesia da Praia de São Lourenço, o Immerso é o primeiro hotel de cinco estrelas da Ericeira. Abriu em 2022, tem o slow living e a sustentabilidade como pilares, e o chef Alexandre Silva (do LOCO, com uma estrela Michelin, e do Fogo) como chef consultor dos dois restaurantes dedicados à cozinha atlântica: o Emme e o Emme Fogo, este último no exterior, com as técnicas mais ancestrais da cozinha de fogo. Volta e meia, o chef recebe uns convidados especiais.

  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

No Selina Ericeira, que abriu no Verão de 2019 a dois passos do centro da vila, assume-se orgulhosamente o surf como linha mestra, mas isso não significa que seja um hotel só para surfistas. Também é, como é para famílias, casais apaixonados e nómadas modernos que só precisam de wifi para trabalhar. No fundo é para toda a gente. Há 58 camas, divididas por dormitórios e quartos para dois, três ou quatro. Também há piscina e um espaço co-work.

Publicidade
  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

O Chill In foi a aventura que Joana Rocha, Daniela Machado e Edoardo Cavarretta fizeram nascer, transformando duas casas da década de 1960 numa existência livre, acolhedora, onde o amor pelo Atlântico e pela vila foram premissas. O espaço, que em 2018 teve um novo acrescento, uma terceira casa, conta com 15 quartos e dois dormitórios, um dos quais com casa de banho privada, num total de 40 camas e onde estão incluídos dois apartamentos na vila. Ao nível das actividades, há aulas de surf, surfaris, passeios a cavalo, yoga, pilates, massagens e golfe.

  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

André Caré viu na estância de carpintaria que pertenceu ao bisavô uma oportunidade única. No espaço que outrora serviu de oficina de construção para material de apoio à pesca da sardinha, as ferramentas permaneceram, as portadas das janelas deram forma ao balcão de atendimento e à zona de refeições, e assim a casa ganhou nova vida em 2017. Ao todo, são nove quartos – entre duplos, twin e triplos, dos 9 aos 26 m2 – todos com casa de banho e aquecimento central, seis deles com ar condicionado. No pátio interior a piscina é a cereja no topo do bolo e tem, se preferir, a Praia dos Pescadores a um passinho.

Publicidade
  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

Onde agora as pranchas são uma constante, a piscina um retiro, o skate bowl um altar e o terraço um miradouro sobre a Foz do Lizandro, existiu uma discoteca. Tudo mudou em 2018, quando Alexandre Grilo trouxe o LaPoint para a Quinta do Lizandro e ali reuniu as gentes sob o credo do surf. No surfcamp a agenda é eléctrica: há escola própria de surf, passeios a Lisboa, festas e jantares para hóspedes, yoga, aulas de skate, ginásio, provas de vinho, rentals, crossfit e a lista continua a estender-se. 

  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

Esta é a história de um casal lisboeta que deixou a cidade para dar vida a um espaço de turismo rural e agricultura biológica em 11 hectares com vista para o mar. A Quinta dos Raposeiros fica a sete quilómetros da Ericeira, no vale da Praia de São Lourenço. São quatro apartamentos e seis quartos duplos preparados tanto para férias em família ou com amigos como para escapadinhas a dois. O pequeno-almoço está incluído e reúne uma colecção impressionante de compotas feitas a partir de fruta biológica da casa. Junto à piscina exterior, a Sala do Telheiro tem sofás, jogos de tabuleiro, vista panorâmica e um quentinho perfeito para o final do dia. 

Publicidade
  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

Um sítio pitoresco e repleto de comida boa tão perto de Lisboa é coisa para se apreciar. Começou por ser um chalet de família e nos anos 1950 foi transformado em hotel, o mais luxuoso do país na altura, com 50 suítes, court de ténis, praia privada e um bar-dançante (ou discoteca, como se diz nos nossos dias). Hoje, é o hotel mais ocidental da Europa. Os terraços e jardins dão para a Praia do Sul, uma das maiores da vila e com a água menos revolta, pois é abraçada por uma baía natural formada pelas rochas. As duas piscinas de água salgada no piso inferior da área exterior permitem desfrutar da vista para o Atlântico de um ponto privilegiado. Fixar os olhos no oceano é, por si só, suficiente para relaxar, mas aqui encontra ainda sauna, jacuzzi, banho turco, ginásio e sala de massagens e de tratamentos.

  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

Nascer do sol, pôr-so-sol, vendavais ou chuvadas sem anúncio prévio: tudo se pode contemplar a partir das janelas destas casas, que vão de estúdios a T4 espaçosos, todos com cozinha equipada e resguardados da confusão. Nos quartos, luminosos e em tons claros e azuis, há elementos marítimos e frases que podiam estar em T-shirts de pescadores do Mar do Norte: “Don’t be shelfish” ou “Be shore of yourself ”, são algumas delas. Há ainda um espaço, do outro lado da estrada do hotel, exclusivo para hóspedes, com half pipe (alugam skates), baloiços, um campo de futebol e ainda um bar, o La Barraque, com uma enorme instalação do artista Bordalo II.

Publicidade
  • Hotéis
  • Mafra/Ericeira

O Eco Soul Ericeira Gesthouse nasceu da vontade dos proprietários de se reaproximarem da natureza. Situado na Praia de São Julião, que divide o Parque Natural de Sintra-Cascais, o edifício foi remodelado mediante padrões bioclimáticos: optaram-se por energias naturais e renováveis, aproveitou-se a utilização de águas pluviais para rega e integraram-se móveis e peças de madeira restauradas e reutilizadas na decoração. O alojamento, pequeno e exclusivo, é perfeito para quem aprecia um estilo de vida tranquilo e sustentável e até inclui um jardim com ervas aromáticas e uma mini-horta biológica. 

Outras paragens

  • Hotéis

Fica a apenas meia hora de Lisboa (se evitar as horas de ponta, claro), mas pode ser o destino perfeito para uma noite romântica, para uma escapadinha de fim-de-semana ou para umas férias de Verão em família, daquelas em que se pode armar em turista e aproveitar em pleno as melhores praias da Linha e desforrar-se nos melhores restaurantes de peixe. Neste roteiro pelos nossos hotéis favoritos em Cascais, encontrará opções para todos os gostos e carteiras, dos fanáticos de golfe aos que só querem sopas e descanso (que é como quem diz mergulhos e spa), incluindo óptimas alternativas para levar os miúdos sem correr o risco de não conseguir relaxar.

Estão fora dos grandes centros urbanos, longe muitas vezes também das atenções mediáticas, percorrendo um caminho habitualmente mais difícil. São restaurantes que valem qualquer viagem, promovem a região, os seus produtos e produtores. O caminho pode ser longo e demorado, mas estas escapadinhas gastronómicas valem muito a pena e provam que quando é para se comer bem não há desvios. Há restaurantes com estrelas Michelin e chefs com ambições astronómicas, há comida de conforto e fine dining surpreendente. São programas para um dia ou para se deixar levar e ficar, quem sabe não acaba a descobrir outras boas paragens à mesa.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade