Danças com história palácio nacional de sintra
PEDRO LOPES
PEDRO LOPES

Coisas para fazer com as crianças em Sintra

Aproveite o mês de Agosto para apontar o GPS para Sintra e descobrir em família o melhor da serra.

Vera Moura
Publicidade

A romântica e misteriosa Sintra tem um efeito magnético sobre os lisboetas – e os turistas que visitam a cidade. Lá no cimo da montanha, não faltam coisas para descobrir: parques e jardins a compor o cenário bucólico; restaurantes para comer perto da vila, no meio da serra ou quase com os pés na areia; praias paradisíacas e até mais ou menos secretas; bons hotéis onde vale a pena pernoitar e dezenas de coisas para fazer. Quer levar os miúdos a reboque? Nesta lista encontra muitas ideias para entreter os mais pequenos em Sintra, entre museus, quintas pedagógicas, jardins e até alguns segredos. 

Recomendado: Cinco lagoas para visitar perto de Lisboa

Coisas para fazer com as crianças em Sintra

  • Hotéis
  • Parques de campismo
  • Sintra

Fez furor no Verão de 2018, quando abriu junto ao cruzamento para a Praia Grande. Os terrenos da antiga colónia de férias da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, desactivada há mais de dez anos, transformaram-se numa verdadeira aldeia com espaço para parque de campismo, glamping e um hostel. Onde antes eram o refeitório e a enfermaria ficam agora bares de cocktails e cerveja artesanal para os pais se entreterem enquanto os miúdos exploram o parque infantil. Há ainda pizzas da Souldough, hambúrgueres da Organic Burger e panquecas, tapiocas e sumos da Pura Pancake House. Já para não falar da agenda recheada, com actividades para toda a família, desde música para bebés a aulas de yoga.

  • Coisas para fazer
  • Cascais

Em Sintra, quem não salta é um ovo podre. Neste antro de trampolins para os lados da serra, há trampolins, claro, mas não só: há também uma parede para escalar, um espaço para praticar basquetebol e futebol e ainda um recinto dedicado ao dodgeball, tudo entre pulos. Conte ainda com uma zona de insufláveis e outra chamada “Saco no Ar”, com quatro pistas de aceleração, com um metro e meio de profundidade.

Publicidade
  • Casas
  • Sintra

Do centro da vila à Praia das Maçãs, em Colares, são 13 quilómetros de sobe e desce, curvas e contra-curvas, entre a serra e o mar. A viagem de eléctrico de 45 minutos (com oito paragens) não vale só pelo destino. No caminho há muito para descobrir e fotografar. As crianças até aos 6 anos não pagam (desde que não ocupem um lugar).

  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Sintra
  • preço 1 de 4

Postal incontornável da zona, é tão colorido que parece saído de um livro ilustrado. Mas não é só da fachada que os mais novos gostam: lá dentro, fazem uma viagem ao passado e ficam a conhecer como viviam os reis e as rainhas nos seus aposentos opulentos, na gigantesca mesa da sala de jantar, no salão nobre com os seus lustres impressionantes ou entre as centenas de panelas de cobre da cozinha real. 

Publicidade
  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Sintra

Está a ver o cenário do filme da Disney Branca de Neve e os Sete Anões? Se não há orçamento familiar para viagens a Paris ou a Orlando, experimente levar os miúdos ao chalet onde a Condessa d’Edla viveu a sua história de amor com o rei D. Fernando II. Situado no Parque da Pena, o ambiente dos jardins e a casa em madeira remetem para esse mundo encantado e as actividades para os mais novos, como os passeios de charrete, batem aos pontos qualquer DVD com desenhos animados.

  • Miúdos
  • Sintra

Os passeios de burro pela Serra de Sintra organizados por Jorge Correia começaram por ser uma brincadeira, mas transformaram-se numa coisa mesmo a sério: uma quinta pedagógica enorme, onde há póneis, coelhos, porcos e ovelhas. Os burros continuam a ser as estrelas da companhia: o Tico e o Teco até já foram à escola (literalmente: a uma escola da vila). Há espaço para festas de aniversário e asinoterapia para crianças com necessidades especiais.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias

Já se sabe que Sintra guarda os seus caprichos, portanto não estranhe se estiver um calor intenso em Lisboa e precisar de um casaquinho de malha por estas bandas. É um clássico, mas seja qual for o cenário, os índices de beleza prometem compensar os banhistas – sem excepção. Os mais novos podem temer o caminho até à Ursa, mas de certeza que vão gostar de fazer castelos na areia da Adraga e da Praia Grande. Nas Azenhas do Mar, a grande atracção é a piscina marítima e na Praia das Maçãs há um complexo com duas piscinas de água salgada, um restaurante e um bar de apoio.

Clique em "Ler Mais" para escolher em que areal vai estender a sua toalha. 

  • Compras
  • Sintra
Ler e muito mais na Hipopómatos na Lua
Ler e muito mais na Hipopómatos na Lua

Não é apenas uma livraria. Nos jardins da Biblioteca Municipal de Sintra, é também uma mistura entre casa do chá e da leitura, com espaço para oficinas de histórias e exposições de originais. Além dos livros infanto-juvenis, ostenta objectos cuidadosamente colocados que nos fazem recordar tempos de infância, como bonecos de papel e almofadas coloridas. Nos dias frios, ouve-se o crepitar de uma salamandra, que ilumina e aquece o ambiente. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Sintra

Já não há soldadinhos de chumbo ou Barbies no número 26 da Rua de Monserrate, morada do antigo Museu do Brinquedo. No Newsmuseum há ecrãs gigantes para tocar e estúdios de rádio e televisão (com teleponto) onde se pode ser pivot, registar a gravação e levar para casa. Este é um espaço interactivo, bem ao gosto dos mais novos. 150 anos de história mediática em Portugal são resumidos num filme de nove minutos, o espaço dedicado ao jornalismo desportivo tem um relvado, uma pista de tartan e cacifos com histórias lá dentro, e, no átrio central, o desafio é espreitar o futuro – com o risco de enjoar se não apoiar as mãos. Coloquem os óculos de realidade virtual e descubram o que lá vem.

  • Miúdos
  • Sintra

O seu filho não tira os olhos da televisão, passa as tardes a jogar no tablet e mexe melhor no computador que o informático lá da empresa? Está na hora de lhe mostrar o que é a vida agrícola. A Quintinha Pedagógica de Monserrate recria o pitoresco ambiente campestre da região e convida os mais novos a brincarem aos agricultores. Até pode ser palco de festas de anos, com o tema Aniversário Saloio. Para os mais velhos também há programas, como sessões de horticultura biológica, onde aprendem a gerir uma horta.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Sintra

O Quatum Park é um dos maiores parques de trampolins da Europa. O parque divide-se em três estações distintas, cada uma delas com níveis de dificuldade adaptados à experiência (ou à falta dela) de cada um. À entrada somos bombardeados com um arco-íris transformado em 20 paredes de escalada com nove metros de altura. A prata da casa são, claro, os trampolins, que ocupam a maior área do parque, contando com um campo de basquetebol e outro de dodge ball, uma torre de saltos, para os mais corajosos, e um percurso ninja, com saltos, equilibrismo, corrida, suspensão, a fazer lembrar os Jogos Sem Fronteiras, que fazem parte da memória coletiva sobre as décadas de 80 e 90. Ao fundo do parque, está a zona mais radical com um half-pipe para quem quiser mostrar os dotes em cima do skate, e ao lado está um air bag gigante em forma de rampa para aterrar depois de uma manobra sobre rodas. 

  • Museus
  • Sintra

A companhia Valdevinos mora numa casa pequenina no Jardim da Anta. Mas não mora sozinha: tem mais de 300 amigos, as marionetas. Há espectáculos, exposições, oficinas, horas de conto, um clube de teatro e sessões de leitura para familiarizar os mais novos com estes bonecos e entreter famílias inteiras, com membros de todas as idades.

Para entreter os miúdos

  • Miúdos

A partir do momento em que entram na escola, as férias dos miúdos são três vezes maiores do que as nossas. Para o ajudar, partilhamos um conjunto de sugestões de actividades para as férias de Verão das crianças, em Lisboa e fora da cidade, que vão fazer com que a estação quente passe a voar.

  • Miúdos

Os passeios prolongados na rua não são aconselhados, mas as salas de teatro e cinema já começaram a retomar actividade, embora com novos horários e regras de segurança. Se por um lado, não faltam ideias para entreter os miúdos dentro de casa, por outro a agenda infantil continua preenchida e inclui sessões de leitura, workshops, aulas e até visitas guiadas.

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade