A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mais Alto!, no LU.CA
© Ilustração de Bernardo P. CarvalhoMais Alto!, no LU.CA

10 coisas para fazer em família este fim-de-semana em Lisboa (e arredores)

Não sabe o que fazer com as crianças? Temos ideias de coisas para fazer este fim-de-semana (27-28 Abr)

Vera Moura
Raquel Dias da Silva
Escrito por
Vera Moura
e
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Primavera já chegou: não se deixe ficar a anhar em casa (há tantas actividades ao ar livre para crianças em Lisboa!). Aproveite ao máximo o fim-de-semana em família. Se precisa de entreter as crianças até ficarem sem pilhas e ser hora de voltar para a cama, explore algumas sugestões para encher o sábado e o domingo. Há oficinas, espectáculos e muitas outras propostas para, arriscamos escrever, todos os gostos e feitios. Só tem de escolher como os entreter (e, se estas sugestões não chegarem, temos mais ideias de coisas para fazer em Lisboa com crianças). E, se ficar na dúvida, não nos pergunte a nós: pergunte-lhes a eles.

Recomendados:
🍸 As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa
🖼️ Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Fim-de-semana perfeito em família

  • Miúdos
  • Belém

Nesta oficina de rádio, as crianças a partir dos dez anos são desafiadas a ouvir e contar ao microfone o que é para elas a liberdade (é que a liberdade em Portugal foi transmitida nas ondas da rádio). Produzida pela Oficina Frequência, é também para reflectir sobre as palavras e os sons que habitam o nosso quotidiano, mas também as histórias: as notícias que ouvimos, conversas cruzadas que apanhamos na escola, em casa, no autocarro, no café.

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Um dia inteiro de actividades gratuitas. É assim que se vai celebrar o primeiro aniversário do Parque Metropolitano da Biodiversidade no próximo sábado, 27 de Abril, a partir das 10.00. Com entrada livre, a Câmara Municipal do Seixal faz a festa com programação para todas as idades, desde aulas de body balance e chi kung até ateliers, exposições e jogos tradicionais. No local, acessível a pessoas com mobilidade reduzida, há ainda uma Casa da Biodiversidade, um parque de merendas e um pequeno charco.

Publicidade
  • Miúdos
  • Estrela/Lapa/Santos

Maria está aprisionada na ditadura. Os longos braços de uma figura sinistra imobilizam-na no medo que sustenta este regime político. Em analogia ao reportório tradicional do Teatro Dom Roberto várias personagens surgem: umas aproximam-na do terror, outras tentam socorrer os seus gritos de desespero. E, claro, há quem desafie as leis e as convenções para devolver, a Maria, a Liberdade. Com manipulação de Manuel Costa Dias, que recorre à típica palheta para caracterizar a voz dos personagens, o espectáculo – que pode ser visto no Museu da Marioneta – é acompanhado por viola ao vivo, com música original de Nuno do Ó.

  • Coisas para fazer
  • Oeiras

Vão ser quatro dias de festa, seis milhões de peças e um espaço para pais e filhos. Até 28 de Abril, as melhores brincadeiras fazem-se no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo. Mas avisamos já: a idade fica à porta. Na exposição de LEGO “Oeiras BRinCKa”, não há criança nem adulto capaz de resistir ao encantamento das construções expostas. Desde cenários do universo Star Wars até uma cidade plena de acção, arranha-céus e comboios em movimento, a organização promete surpresas, desafios e prémios para toda a família. Entre as exposições confirmadas, destacam-se as dedicadas aos universos Star Wars e Friends (não é a série, mas a colecção que a LEGO criou “para ajudar as crianças a crescer”), bem como a habitual mesa com réplicas de viaturas, aeronaves e navios militares, a par da ferrovia LEGO, com réplicas de comboios reais onde vários expositores se juntam para mostrar um diorama gigante.

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

Porque em 2024 se celebram os 50 anos do 25 de Abril, Mais Alto! regressa ao LU.CA – Teatro Luís de Camões nos dias 27 e 28 de Abril, com um apanhado de canções dos seus vários concertos e um disco-livro no horizonte. Editado pela Planeta Tangerina, o disco-livro tem lançamento marcado para dia 28 de Abril, às 17.30, depois do último concerto no teatro (vão ser quatro ao todo, dois no sábado e dois no domingo).

  • Coisas para fazer

Quando era criança, Ana Pêgo brincava quase sempre no areal das Avencas, na Parede. Fazia passeios, observava as poças de maré e coleccionava tesouros naturais, que as correntes marítimas tinham transportado até à linha de costa. Ainda sem saber, praticava beachcombing ou, em bom português, a arte de “pentear a praia”. O Verão ainda não chegou, mas tem estado tanto calor que um passeio na praia não nos parece nada mal. Se preferir, também temos sugestões de piscinas naturais em Portugal – mas aí vai ter que praticar outro desporto.

Publicidade
  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

A mais recente produção de Filipe La Féria evoca o clássico conto de fadas de Charles Perrault, que conta a história de uma jovem princesa, amaldiçoada após o seu nascimento por Maléfica, que não foi convidada para o seu baptismo e a sentencia a picar o dedo numa roca e a cair num sono profundo, do qual só um beijo de amor verdadeiro a poderá acordar. Mantendo a mesma mensagem de amor e coragem, esta versão musical – cujo elenco inclui actores, cantores, bailarinos, músicos e até acrobatas – apresenta-se mais contemporânea e progressista.

  • Coisas para fazer
  • Lumiar

O Centro Comercial Alvaláxia acolhe a mais detalhada exposição sobre o funcionamento dos sistemas nervoso, muscular, esquelético e circulatório, através da plastinação (um processo tecnológico de preservação de materiais biológicos) de corpos doados à ciência. Ao todo, são oito corpos reais, mais de 100 orgãos e múltiplos audiovisuais num espaço de mil metros quadrados.

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

Construída por Luís Santos, em parceria com alunos do curso de relojoaria do Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique, da Casa Pia de Lisboa, esta instalação inspirada pelo mecanismo do relógio é uma máquina/jogo de revoluções. Nela poder-se-á reconhecer metáforas para as estruturas que formam a nossa sociedade: como estamos ligados uns aos outros e nos influenciamos e o sobre papel único que cada um de nós tem. A música original de Leonardo Outeiro é parte integrante de Quanto Vale a Liberdade?, que pode ser visitada e experimentada a sós, em grupo, ou ainda revelada através dos solos que actores e actrizes propõem ao longo dos meses, no espaço da Fábrica das Artes, no Centro Cultural de Belém.

  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

Esta exposição de rua, para ver na Trafaria, na Praceta do Porto de Lisboa, reúne 14 painéis com fotografias de Sylvie Dias. A videógrafa e fotógrafa subaquática mergulhou na frente ribeirinha de Almada para registar as comunidades de cavalo-marinhas, que agora vamos poder ver em grande formato. Em Portugal, existem duas espécies de cavalos-marinhos, o cavalo-marinho-de-focinho-comprido (Hippocampus guttulatus) e o cavalo-marinho-comum (Hippocampus hippocampus), que agora vai poder ver em grande resolução.

Coisas para fazer com crianças

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, por vezes até interactivas. Aí estão os melhores museus para crianças em Lisboa.

  • Miúdos

Não é só nas aulas, sentados na carteira, agarrados aos livros e a olhar para o quadro, que eles aprendem História. Há quem conte o passado de Lisboa (e não só) de formas mais originais. Fomos conhecer quatro stôras – ou melhor, mediadoras culturais.

Publicidade
  • Miúdos

Os miúdos deliram com os anos e os pais gostam de lhes dar uma festa. Mas decidir onde fazer o evento e organizar tudo pode ser uma dor de cabeça. Em parques e museus, com animação e insufláveis, há muito por onde escolher. Tudo depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – nesta lista encontra as melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa à medida de todos. Afinal, eles esperam 363 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade