Joboia Studio - Branca Cuvier
Mariana Sabido
Mariana Sabido

Coisas para fazer em família este fim-de-semana em Lisboa (e arredores)

Não sabe o que fazer com as crianças? Temos ideias de coisas para fazer no fim-de-semana.

Publicidade

Faça chuva ou faça sol, faça o favor de aproveitar ao máximo o fim-de-semana em família (há tantas actividades ao ar livre para crianças em Lisboa e outras tantas dentro de quatro paredes, para quando o tempo não está famoso). Entreter os miúdos até ficarem sem pilhas e ser hora de pô-los na cama nem sempre é fácil, mas explore algumas sugestões para encher os próximos sábado e domingo. Não faltam oficinas, espectáculos, exposições e passeios para este arranque de ano novo. Só tem de escolher (e, se estas sugestões não chegarem, temos mais ideias de coisas para fazer em Lisboa com crianças).

Recomendados:
🍸 As melhores coisas para fazer este fim-de-semana em Lisboa
🖼️ Museus para crianças em Lisboa? São mais que as mães e bem divertidos

Fim-de-semana perfeito em família

  • Miúdos
  • Ajuda

Pintar fora das linhas? Desenhos com várias camadas? A artista alfacinha Branca Cuvier preparou, em parceria com o Jiboia Studio, uma saga workshops para os mais pequenos. Afinal de contas, rabiscar, apagar e voltar a pintar pode ser um exercicio semelhante ao de falhar e voltar a tentar.  

  • Coisas para fazer
  • Parque das Nações

Há uma nova experiência imersiva no Oceanário de Lisboa. Em colaboração com o estúdio francês Les Ateliers BK (responsável, entre outros, pela projecção de videomapping no Arco dos Triunfo durante os Jogos Olímpicos de Paris), o aquário apresenta "Universo Submerso", que promete envolver o público num ambiente poético que varia entre o celestial e o fundo do mar. Esta viagem revela como todos os elementos, desde o microscópico plâncton até às majestosas baleias-jubarte, estão ligados e em equilíbrio.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos musicais
  • Carnide/Colégio Militar

Na consoada, Clara recebe do seu padrinho um presente invulgar: um quebra-nozes. Mas aquele não era um quebra-nozes qualquer, era mágico. Depois da menina adormecer, o brinquedo ganha vida e… Bem e o resto, já se sabe, que todos os anos o conto clássico de E.T.A. Hoffmann ganha vida por altura do Natal. Desta feita é o Teatro Infantil de Lisboa, encenado por Fernando Gomes, a transportar o público para o universo dos sonhos.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

Inspirada no célebre filme do poeta e cineasta Jean Cocteau, a partir do conto homónimo de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont escrito em França em 1740, esta nova adaptação escrita e musicada por Filipe La Féria de A Bela e o Monstro promete transformar o palco do Politeama num mundo de mistério e fantasia. O musical, que mostra que a beleza está nos olhos de quem vê e que o amor verdadeiro se esconde não na aparência, mas na bondade do coração humano, promete encantar crianças e adultos.

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Sempre teve curiosidade em perceber como as personagens dos filmes de animação ganham vida? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento convida-nos a mergulhar nos bastidores dos estúdios de animação da Pixar e a descobrir como a ciência e a tecnologia de ponta dão vida a filmes icónicos, como Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo ou Divertida-Mente. Com mais de 50 módulos interactivos, será possível explorar, passo a passo, o processo criativo da Pixar, desde a ideia inicial até ao produto final. Produzida pelo Museum of Science de Boston e pela Pixar Animation Studios, “A Ciência da Pixar” chega pela primeira vez a Portugal como resultado do acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva.

Publicidade
  • Miúdos
  • Parque das Nações

Duas décadas, 9400 sessões e 15 mil bebés depois (o projecto só parou durante a pandemia e nos meses de Agosto), este espectáculo imersivo que se repete todos os sábados de manhã e nos terceiro e último domingos do mês à frente do aquário central do Oceanário soma e segue. Ao longo de 45 minutos, os Músicos a Brincar tocam, cantam e dançam para bebés e as suas famílias, que podem depois fazer uma visita ao Oceanário antes das portas abrirem ao resto do público.

Coisas para fazer com crianças

  • Miúdos

É uma grande injustiça dizer que a palavra museu cheira a mofo. Mas se começou por arrastar os miúdos para uma exposição interminável que interessa apenas a adultos... é bem possível que o programa enfrente uma certa resistência. Não desanime. Um roteiro museológico não tem de ser um programa aborrecido, muito pelo contrário. Fomos à procura dos melhores museus para crianças em Lisboa. Para ir ao passado e ao futuro, sem sair do presente. Há museus que guardam memórias de outros tempos, outros que fazem uso da imaginação. Uns dedicam-se às pinturas, outros às instalações, por vezes até interactivas. Aí estão os melhores museus para crianças em Lisboa.

  • Miúdos

Não é só nas aulas, sentados na carteira, agarrados aos livros e a olhar para o quadro, que eles aprendem História. Há quem conte o passado de Lisboa (e não só) de formas mais originais. Fomos conhecer quatro stôras – ou melhor, mediadoras culturais.

Publicidade
  • Miúdos

Os miúdos deliram com os anos e os pais gostam de lhes dar uma festa. Mas decidir onde fazer o evento e organizar tudo pode ser uma dor de cabeça. Em parques e museus, com animação e insufláveis, há muito por onde escolher. Tudo depende da disponibilidade, da paciência e do número de zeros na conta bancária dos pais – nesta lista encontra as melhores festas de aniversário para crianças em Lisboa à medida de todos. Afinal, eles esperam 363 dias pela chegada deste dia (o único momento capaz de rivalizar com o aniversário deve ser o Natal...), as expectativas estão ao rubro e o melhor presente que lhes pode dar é uma festa inesquecível.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade