PLAY - Guitarra à deriva
DR
DR

As melhores coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

A agenda da cidade não pára. Estas são as melhores coisas para fazer com crianças durante o mês de Fevereiro, em Lisboa.

Vera Moura
Publicidade

O que não falta em Lisboa são coisas para fazer com crianças, grandes e pequenas, dentro e fora de portas. Para aproveitar os tempos livres em Fevereiro da melhor maneira, reunimos mais de duas mãos cheias de sugestões, desde espectáculos de teatro até oficinas criativas, passeios ao ar livre e exposições mais ou menos imersivas e interactivas (já agora, há uma data de museus para crianças em Lisboa que vale a pena explorar). Junte a família e comece a planear tudo o que pode fazer em Lisboa (e arredores) nos próximos tempos.

Recomendado: ❄️ Actividades com crianças – as melhores atracções para dias frios

Coisas para fazer com crianças este mês em Lisboa (e arredores)

  • Filmes
  • Família e crianças
  • Avenida da Liberdade

Dedicado a um público infanto-juvenil, o Festival Play avança para mais uma edição. De 15 a 23 de Fevereiro, nas salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa, serão exibidos 100 filmes, nos formatos de curta e longa-metragem, da animação à imagem real. Um dos momentos altos será a exibição da curta-metragem portuguesa Percebes e também o cine-concerto de Joana Espadinha, convidada para musicar ao vivo quatro curtas-metragens de animação de marionetas, produzidas pelo premiado estúdio Animācijas Brigāde, da Letónia.

  • Miúdos
  • Belém

De 12 a 27 de Fevereiro, Cláudia Nóvoa cruza circo, dança, música e desenho, num espectáculo multidisciplinar. A partir de de uma história de Sandro William Junqueira, Roda-Viva (a Menina e o Círculo) fala-nos de uma rapariga que colecciona sonhos. A acompanhar a actriz Carolina Vasconcelos, teremos ilustrações ao vivo de Rachel Caiano e música de Sílvio Rosado. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Belém

E como já vem sendo hábito no LU.CA, um espectáculo dá numa exposição. É o caso de Viagens à volta de uma linha, a partir do universo de sonhos e imaginação de Roda-Viva (a Menina e o Círculo). Rachel Caiano (que interpreta e desenha ao vivo durante o espectáculo) põe a linha no centro desta mostra – a linha que pode levar ora a praias e montanhas, ora a cavalos, pavões ou elefantes.    

  • Miúdos
  • Belém

Uma clareira circular rodeada por terra. É assim que esta instalação/espectáculo recebe os seus visitantes, sem outros guias que não a sua própria intuição. Lá dentro, há uma biblioteca-floresta, uma biblioteca comunitária que é um lugar efémero para ler, estar, trocar olhares ou conversar com estranhos. Produzida pelo Teatro do Silêncio (com criação e curadoria de Maria Gil e Bruno Alexandre), esta instalação no CCB pode ser visitada até 28 de Fevereiro. Fazem ainda parte da programação três conferências-performance: Inteligência Artificial (dias 8 e 9, às 16.00); Ativismo Climático (15 e 16, às 16.00), e Beleza (22 e 23, às 16.00), onde se aborda a beleza não como ideal a alcançar, mas como narrativa de esperança.

Publicidade
  • Miúdos
  • Ajuda

Pintar fora das linhas? Desenhos com várias camadas? A artista alfacinha Branca Cuvier preparou, em parceria com o Jiboia Studio, uma saga workshops para os mais pequenos. Afinal de contas, rabiscar, apagar e voltar a pintar pode ser um exercicio semelhante ao de falhar e voltar a tentar.  

  • Miúdos
  • Grande Lisboa

No ano em que o filme de animação da Disney Lilo & Stitch ganha uma versão foto-realista (com estreia marcada para Maio), os fãs da saga podem antecipar a festa com um encontro já no dia 22 de Fevereiro, sábado, no Spacegarden. Os bilhetes já estão à venda e quem quiser garantir lugar vai ser teletransportado para o Havai do alien azul. O dia conta com surf mecânico, em que as crianças podem entrar nas ondas de Honolulu; uma oficina de experiências científicas e slime brilhante; workshops (de culinária, decoração de t-shirts ou criação de orelhas Stitch), um atelier de pulseiras e saias havaianas, outra de de Hula Dance e ainda pinturas faciais. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Está de volta ao Terrapleno de Santos aquela que já é uma das atracções de Inverno mais procuradas da cidade. Esta versão miniatura da Feira Popular tem carrosséis, carrinhos de choque, diversões infantis e, claro, uma roda gigante. A grande novidade de 2025 é uma pista de gelo. Do lado da restauração, conte com tudo a que tem direito – cachorros, bifanas, hambúrgueres, churros e farturas. E ainda há artesanato e produtos regionais. 

  • Coisas para fazer
  • Parque das Nações

Há uma nova experiência imersiva no Oceanário de Lisboa. Em colaboração com o estúdio francês Les Ateliers BK (responsável, entre outros, pela projecção de videomapping no Arco dos Triunfo durante os Jogos Olímpicos de Paris), o aquário apresenta "Universo Submerso", que promete envolver o público num ambiente poético que varia entre o celestial e o fundo do mar. Esta viagem revela como todos os elementos, desde o microscópico plâncton até às majestosas baleias-jubarte, estão ligados e em equilíbrio.  

Publicidade
  • Miúdos
  • Carnide/Colégio Militar

Como será viver numa nuvem? Que sons ouvimos? Que cheiros? Que cores vemos? O que sentimos? Neste espectáculo sensorial, que combina teatro e música, dois actores convidam as famílias com crianças entre os seis meses e os três anos a partir com eles à descoberta de um mundo onde a imaginação é o limite.

  • Miúdos
  • Parque das Nações

Sempre teve curiosidade em perceber como as personagens dos filmes de animação ganham vida? A nova exposição do Pavilhão do Conhecimento convida-nos a mergulhar nos bastidores dos estúdios de animação da Pixar e a descobrir como a ciência e a tecnologia de ponta dão vida a filmes icónicos, como Toy Story, Monstros e Companhia, À Procura de Nemo ou Divertida-Mente. Com mais de 50 módulos interactivos, será possível explorar, passo a passo, o processo criativo da Pixar, desde a ideia inicial até ao produto final. Produzida pelo Museum of Science de Boston e pela Pixar Animation Studios, “A Ciência da Pixar” chega pela primeira vez a Portugal como resultado do acordo de colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva.

Publicidade
  • Miúdos
  • Lisboa

Nunca é cedo demais para puxar pelo sentido de humor. E o Lisboa Comedy Club quer pôr as famílias inteiras a rir com o Brunch & Stand-Up Comedy para Crianças, um evento que todos os domingos junta um brunch delicioso a espectáculos de stand-up pensados para os miúdos.

  • Miúdos
  • Santa Maria Maior

Inspirada no célebre filme do poeta e cineasta Jean Cocteau, a partir do conto homónimo de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont escrito em França em 1740, esta nova adaptação escrita e musicada por Filipe La Féria de A Bela e o Monstro promete transformar o palco do Politeama num mundo de mistério, encanto e fantasia. O musical, que mostra que a beleza está nos olhos de quem vê e que o amor verdadeiro se esconde não na aparência, mas na bondade do coração humano, promete fazer as delícias de crianças e adultos.

Publicidade
  • Miúdos
  • Eventos musicais
  • Carnide/Colégio Militar

Na consoada, Clara recebe do seu padrinho um presente invulgar: um quebra-nozes. Mas aquele não era um quebra-nozes qualquer, era mágico. Depois da menina adormecer, o brinquedo ganha vida e… Bem e o resto, já se sabe, que todos os anos o conto clássico de E.T.A. Hoffmann ganha vida por altura do Natal. Desta feita é o Teatro Infantil de Lisboa, encenado por Fernando Gomes, a transportar o público para o universo dos sonhos.  

  • Miúdos
  • Eventos cinematográficos
  • Lisboa

Eles andam sem peias, de norte a sul, à boleia da Zero em Comportamento. Este mês ensinam sobre crescer e sobre o planeta terra – e também andam à solta por Lisboa, em sessões que incluem oito curtas-metragens lúdicas e pedagógicas, com uma duração total de 56 minutos. 

Publicidade
  • Miúdos
  • Parque das Nações

Duas décadas, 9400 sessões e 15 mil bebés depois (o projecto só parou durante a pandemia e nos meses de Agosto), este espectáculo imersivo que se repete todos os sábados de manhã e nos terceiro e último domingos do mês à frente do aquário central do Oceanário soma e segue. Ao longo de 45 minutos, os Músicos a Brincar tocam, cantam e dançam para bebés e as suas famílias, que podem depois fazer uma visita ao Oceanário antes das portas abrirem ao resto do público.

O melhor da cidade para toda a família

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade