Nos últimos dois fins-de-semana tiveram lugar na RTP1 as duas semifinais do Festival da Canção, onde 20 artistas lutaram por um lugar na grande final, marcada para o próximo sábado. Para trás, ficaram oito temas que não reuniram votos suficientes, atribuídos por um júri e pelo público, para voltarem a defender a sua posição no festival. Destaque para Maria João, a veterana deste ano, que se aventurou nesta competição cheia de novos talentos.
Apesar de ser uma bonita festa, o cantor Leo Middea, brasileiro a viver em Portugal há sete anos, tem sido vítima de discurso de ódio, denuncia o próprio numa publicação de Instagram. Middea é um dos autores convidados pelo Festival da Canção (apenas seis participações foram seleccionadas a partir de um concurso de livre submissão), cujo regulamento é claro: "Poderão concorrer a estes lugares todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes no nosso país". Tanto nesta, como em edições passadas, têm participado outros concorrentes nascidos além fronteiras. Ou seja, não é novidade. E ainda bem.
Leo Middea é um dos finalistas e aqui estão as actuações eleitas das duas semifinais que vão lutar pela vitória (e pela presença na Eurovisão), este sábado, na RTP1, às 21.00.
Recomendado: Os concertos que não pode perder esta semana