Festival da Canção 2024
©DROs autores e intérpretes do Festival da Canção 2024
©DR

Descubra todas as canções do Festival da Canção 2024

Já são conhecidos os 20 temas escolhidos para a edição de 2024 do Festival da Canção. A competição começa... agora.

Renata Lima Lobo
Publicidade

60 anos de Festival da Canção. É com este número que arranca mais uma edição do maior concurso da música em Portugal, que teve a sua primeira edição em 1964. Não contamos este ano 60 edições, porque o festival teve interrupções pelo caminho, mas a organização promete algumas surpresas para as semifinais, marcadas para 24 de Fevereiro e 2 de Março, e para a grande final, que acontece a 9 de Março, sempre na RTP1.

Este ano voltam a ser 20 os temas em competição e pela primeira vez todos os autores, 14 convidados e seis seleccionados através da Livre Submissão de Canções (que recebeu 807 temas), optaram por ser eles próprios os intérpretes.

Com a excepção de João Couto – que esteve no festival como intérprete em 2019 – todos os outros se estreiam no palco do Festival da Canção. E são várias as gerações e estilos musicais que marcam presença nesta edição. Curiosamente, a mais conhecida do grande público é uma artista que dedicou a sua carreira a um género menos mainstream: Maria João, cantora de jazz portuguesa que já passou pelo Festival da Canção, mas como membro do júri, e que este ano foi desafiada a concorrer como autora. A canção que escreveu para o festival chama-se Dia. “Fala da passagem da noite para o dia. E é cantada em quatro línguas: português, inglês, changana – uma das línguas que se fala em Moçambique, que é a terra da minha mãe – e uma língua que eu criei, que ainda não tem nome, não sei como a hei-de chamar”, explica à Time Out a cantora.

Aos 57 anos, Maria João, a mais experiente de todos os concorrentes desta edição, não encara esta participação com espírito competitivo. “Dizer que uma coisa é melhor que a outra é estranho para mim, no que diz respeito à arte. A minha ideia é mesmo ir lá mostrar que a música que não é mainstream pode ser música incrível que deveria passar em todo o lado. E que gera felicidade, que gera dance e que gera boas coisas como a música mainstream”, defende. O importante, diz, é “fazer a música que eu amo, que me representa, sem compromissos, e empacotá-la em três minutos que é dificílimo!”.

E depois há a participação de Rita Rocha, a mais nova de todo o conjunto de músicos escolhidos para esta edição. Com 17 anos, passou pelo programa The Voice Kids e tem um EP no currículo (A Miúda do 319). É autora de um dos temas candidatos através da Livre Submissão de Canções, chamado Pontos Finais. “Foi a primeira música que me veio à cabeça, já tinha há muito tempo guardada numa gaveta que só podia abrir para uma ocasião especial”, conta à Time Out. Uma canção autobiográfica que descreve como “muito intensa”. E a performance ao vivo já está planeada: “As pessoas podem conseguir sentir a intensidade da canção através da minha performance e do que tinha pensado fazer. Quero dar ênfase ao desespero e intensidade que esta canção tem”, diz, sem revelar muito, a não ser que não se importa se as pessoas “chorarem um bocadinho”.

Seja para rir, chorar, dançar ou só apreciar, conheça as 20 canções seleccionadas para o Festival da Canção de 2024, divididas pelas duas semifinais.

Primeira semifinal

Bispo – "Casa Portuguesa"

iolanda – "Grito"

Publicidade

João Borsch – "... Pelas Costuras"

LEFT. – "Volto a Ti"

Publicidade

MELA – "Água"

Mila Dores – "Afia a Língua"

Publicidade

Nena – "Teorias da Conspiração"

NOBLE – "Memory"

Publicidade

Perpétua – "Bem Longe Daqui"

Rita Rocha – "Pontos Finais"

Segunda semifinal

Buba Espinho – "O Farol"

Cristina Clara – "Primavera"

Publicidade

FILIPA – "You Can't Hide"

Huca – "Pé de Choro"

Publicidade

João Couto – "Quarto para Um"

Leo Middea – "Doce Mistério"

Publicidade

Maria João – "Dia"

No Maka FT. Ana Maria – "Aceitar"

Publicidade

Rita Onofre – "Criatura"

Silk Nobre – "Change"

Recorde as edições anteriores

  • Música

Já são conhecidos os 20 temas que vão competir por um lugar ao sol na próxima edição do Festival da Canção. As semifinais estão marcadas para os dias 25 de Fevereiro e 4 de Março e a final acontece a 11 de Março, tudo na RTP1 e RTP Play. Há semelhança de anos anteriores, cada semifinal será composta por dez canções e em cada uma delas serão apurados cinco finalistas para a final. A novidade este ano é que o público poderá apurar um sexto concorrente, ou seja, a grande final terá 12 temas em competição e não apenas dez. Ouça todos os temas do Festival da Canção 2023 e comece a fazer as suas apostas.

  • Música
  • Portuguesa

Foram anunciados esta sexta-feira os 20 temas a concurso na próxima edição do Festival da Canção, que continua a apostar num modelo semelhante aos anos anteriores. As semifinais acontecem nos dias 5 e 7 de Março e a grande final está marcada para 12 de Março, noite em que o país ficará a conhecer o próximo representante de Portugal no Eurovisão. Sónia Araújo e Jorge Gabriel (1.ª semifinal), Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato (2.ª semifinal) e Filomena Cautela e Vasco Palmeirim (final) serão os apresentadores de serviço, enquanto os bastidores (a chamada Green Room) estarão assegurados por Inês Lopes Gonçalves em todas as emissões.

Cada semifinal será composta por dez temas, cinco dos quais serão qualificados para a final, que por sua vez terá também dez canções em competição. O voto será mais uma vez dividido entre o júri e os telespectadores. Todos os programas terão emissão em directo na RTP1, na RTP Play e na RTP Internacional, mas já pode conhecer todos os temas em competição, divididos pelas duas semifinais.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade