Christopher George Latore Wallace. O nome, dito assim por inteiro, diz-lhe alguma coisa? Aqui vai uma ajuda: este senhor tornou-se gente enquanto Notorious B.I.G., um dos grandes rappers da história. E a história, infelizmente, relembra-nos que hoje se assinalam 20 anos da sua morte. Nada como recuperar algumas das suas melhores canções.
Antes disso, passemos os olhos pela sua carreira, que foi também a sua vida. Nasceu em Brooklyn a 21 de Maio de 1972 e morreu a 9 de Março de 1997 em Los Angeles por um assassino, nunca descoberto, que disparou a partir de um carro e que se pôs a milhas. Notorious estava em Los Angeles a promover o seu segundo disco Life After Death, que viria a ser editado dia 25 de Março de 1997, uns dias depois do seu desaparecimento. Antes disso já tinha editado o seminal Ready to Die, em 1994.
Dono (provavelmente) do melhor flow de sempre, Biggie Smalls tem hits que teimam em permanecer por aqui (pensemos em “Juicy” ou em “Big Poppa”) e um historial de vida problemática. A disputa East Coast-West Coast, que o opôs a 2Pac, foi dos temas mais falados e que mais controvérsia gerou nos anos 90. Arrufos à parte, B.I.G. é um dos nossos reis eternos. Agora que se assinalam os vinte anos da sua morte (e dia 25 os 20 anos de Life After Death) deixemo-nos de ruído desnecessário e concentremo-nos na sua música. Os temas que seguem são para ouvir em loop. Como, de resto, toda a sua discografia.
Longa vida a Biggie.