1. Concerto op.47, de Sibelius
Composição: 1904
Estreia: 1904, Helsingfors (Helsínquia), por Victor Novácek (violino), Filarmónica de Helsingfors, direcção do compositor
Na juventude, Jean Sibelius (1865-1957), sonhara fazer carreira como grande virtuoso do violino e trabalhou afincadamente para esse desígnio. O sonho desfez-se em 1891, quando estudava em Viena e foi rejeitado numa audição para a Filarmónica da cidade – o júri considerou que ele era demasiado nervoso para integrar uma orquestra. Pode ver-se o seu Concerto para violino como um ajuste de contas com essa ambição de juventude. É uma obra de extraordinária exigência técnica – sem cair no virtuosismo gratuito – e que mostra que o compositor conhecia bem o instrumento solista.
Em 1905, Sibelius reviu o concerto – a estreia da nova versão, em Berlim, teve Karl Hair como solista e Richard Strauss como maestro – e interditou que a versão original voltasse a ser tocada.
[III andamento (Allegro ma non tanto), por Maxim Vengerov e Orquestra Sinfónica de Chicago, com direcção de Daniel Barenboim]