Nirvana: MTV Unplugged
Data e Local: 18 de Novembro de 1993, Sony Music Studios, Nova Iorque.
É, provavelmente, o concerto unplugged mais célebre de sempre e foi aquele que tornou o formato popular junto das massas. Para isso contribuíram dois factores: os Nirvana estavam no zénite da popularidade e eram uma banda ostensivamente eléctrica, agressiva e rude, pelo que muitos terão ficado surpreendidos ao ver como as suas canções tinham belas melodias e davam bem conta de si sem distorção.
À data do concerto, Kurt Cobain só tinha pela frente mais seis meses pela frente e o facto de MTV Unplugged ter sido o último disco de uma banda que, em vida, deixou uma magra discografia de três álbuns de estúdio, ajudou a consolidar a aura deste unplugged, editado poucos meses após o suicídio de Cobain.
[“Come as You Are”, unplugged]
[Versão original, de Nevermind, 1992]
A disparidade entre os Nirvana “eléctricos” e os Nirvana “desligados” assume proporções cómicas na componente não-eléctrica da banda: Dave Grohl, que costuma martelar a bateria como se levasse a cabo um teste de resistência de materiais, assume aqui a postura de um miúdo que foi repreendido por comportamento inadequado e afaga peles e címbalos com infinitas cautelas.