Evian
©Duarte DragoEvian
©Duarte Drago

Adoce a boca com estas pastelarias em Benfica

O bairro dá-nos doces a cada esquina e não pede beijos salgados de volta. Descubra as melhores pastelarias em Benfica.

Publicidade

Para as boquinhas doces que andam por aí, Benfica não é só dormitório de muito boa gente, é também uma cantina de doçaria que vai lá vai – entre muitas outras coisas. Para pequenos-almoços ao fim-de-semana ou lanches à antiga "olhe, era um bolo e um galão, se faz favor", as montras destas pastelarias em Benfica fazem brilhar os olhos dos mais cépticos que preferem uma pilha de panquecas ou uma tosta de abacate. Aqui há bolaria a sério: pastéis de nata, bolos de arroz, palmiers, croissants, bolachas, jesuítas ou mil-folhas. 

Recomendado: Os melhores restaurantes em Benfica para almoçar ou jantar

Pastelarias em Benfica

  • Pastelarias
  • Sete Rios/Praça de Espanha

A Califa abriu em 1968 e é uma das mais altas referências pasteleiras (e croqueteiras) da cidade. Foi o primeiro café do bairro com projecção no resto da cidade e tem três pisos: no primeiro andar fica o restaurante, café no R/C e a magia acontece toda na cave. É daí saem as estrelas da companhia: além dos croquetes, foi aqui que nasceu o Pastel de São Domingos de Benfica, após um desafio lançado pela junta de freguesia às suas pastelarias de fabrico próprio. Condição? Ter alfarroba, em homenagem à vizinha Quinta da Alfarrobeira. Vencedores são também os bolos de chocolate Garibaldi (uma breve pesquisa no google para quem não sabe ajuda a esclarecer), os babás cheios de creme, ou o famoso bolo indiano de café. Ao quilo é possível encomendar bolo rei, bolo de chantilly com morangos ou ananás, castelão ou brigadeiros. 

  • Cafeteria
  • Benfica/Monsanto

A pastelaria n.º1 – a Fim de Século – fica noutra artéria da freguesia, na Rua João Frederico Ludovice, mas sai igualmente bem servido neste espaço mais pequeno localizado na Estrada de Benfica. Afinal, em 2016 a Fim de Século sagrou-se vencedora do concurso “O melhor pastel de nata”, organizado pelo festival Peixe em Lisboa. Há croissants de batata doce e umas tarteletes de gila, laranja e amêndoa que valem a pena a visita – isto para não falar das miniaturas. 

Publicidade
  • Pastelarias
  • Benfica/Monsanto

É um daqueles clássicos incontornáveis e à moda antiga - o espaço é grande e é comum o barulho de fundo a várias horas do dia, mas acaba por ser uma daquelas pastelarias onde já foram os avós e agora vão os netos, ou todos juntos como se quer. A montra de pastelaria é diversa: dos queques húmidos aos quindins, dos eclairs aos jesuítas. Ah e se levar com umas piadolas dos empregados do tipo "copo d'água ou um copo com água?" não vale a pena sair aborrecido – lembre-se que foi lá para adoçar o bico.

  • Pastelarias
  • Benfica/Monsanto

A pastelaria Evian tem os melhores exemplares daquela espécie triangular que não obedece a religiões – a não ser que pertença à dos gulosos – a que chamam de jesuítas. São pequenos mas pesadinhos, carregados de doce de ovos e cobertos de pedaços de amêndoa. Se tudo correr bem, não teremos nenhum Marquês de Pombal a querer expulsar esta ordem da doçaria de Benfica, como no século XVIII fez com a ordem religiosa. As enchentes nas manhãs de fim-de-semana, antes daquelas idas ao Mercado de Benfica, são provocadas não só por estes bolinhos mas pela montra apetitosa que a Evian apresenta. Vai-se a ver e os croissants são uma maravilha e os palmiers um desafio aos que não aguentam um bolo que sai fora do prato. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Benfica/Monsanto

O Defacto tem dois espaços em Benfica: um quiosque ao pé da junta de freguesia e uma loja onde a montra faz salivar os gulosos. O Defacto Cake tem tudo o que pode imaginar do universo de cake design e festas. Mas tem algumas mesas dentro da loja e uma esplanada nos dias bons para beber um café e comer bolo à fatia. 

  • Sete Rios/Praça de Espanha

A Cookies Bakery tem bolachas à americana (não confundir com “bolacha americana”), cookies generosas, bem recheadas, onde cada dose corresponde a pelo menos dois pecados mortais. É chegar ao mercado e seguir o cheiro – ou procurar a janela cor de laranja. Um conselho: peça uma choco-bomb (recheio de nutella) e uma fudge, coma num banco de jardim e não conte a ninguém. Mas se o glúten lhe atiça as entranhas, há bolacha de cacau sem farinha. 

Mais em Benfica

Se pesquisar na internet “melhores bolos de Benfica”, o Google sugere “melhores golos do Benfica”. Por isso aqui estamos nós a corrigir o trabalho de um motor de busca. Fomos à procura dos melhores bolos de Benfica, desde deliciosos bolos triangulares aos clássicos pastéis de nata, passando por bombas calóricas americanas e croissants de lamber os dedos e salivar por mais. Está de dieta? Depois compensa com passeios pelo melhor dos bairros de Lisboa ou em treinos ao ar livre, nos parques e jardins da cidade. Agora não se deixe atrapalhar pelas resoluções de ano novo e vá lanchar com a família ou entre amigos.

  • Coisas para fazer

Benfica é um dos últimos bairros típicos de Lisboa. Torceu o nariz ao ler a palavra “típico”. Vamos fazer contas: entre as Portas de Benfica e o Jardim Zoológico, há 4 km de estrada que apanham não uma, mas duas freguesias. Benfica (São Domingos e Benfica-Benfica) bate records de número de cafés por metro quadrado, tem muitas mercearias, esplanadas sempre cheias e algumas das melhores pastelarias da cidade. Tem também boa vizinhança, senhores do talho que nos tratam pelo nome e uma loja de roupa chamada Xanel. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Demos corda aos sapatos para lhe trazer um apanhado do que há de melhor para fazer na Estrada de Benfica, uma importante artéria da cidade que se estende ao longo de duas freguesias: Benfica e São Domingos de Benfica. Ainda se sente um forte pulsar da vida de bairro em cafés, restaurantes, mercearias, padarias e lojas de todos os tamanhos e feitios (o que nos lembra de uma chamada Xanel que vende roupa lingerie e moda para senhoras). O mundo da pastelaria é forte nesta estrada e parece ser um dos novos pólos das mercerarias que apostam na venda a granel com a abertura de novas lojas que se juntam nesta estrada a históricas mercearias finas. Há ainda dois antigos palácios que estão à sua espera, os melhores locais para se sentar a descansar se decidir fazer o mesmo que nós e percorrer a estrada de uma assentada só. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade