Miguel Mesquita, Carlos Duarte Afonso e Margarita Pugovka
DR
DR

Carlos Duarte Afonso, Margarita Pugovka e Miguel Mesquita cozinham emoções no 24Kitchen

'Chef de Serviço' estreia esta segunda-feira. Num total de 30 episódios, temas como a inspiração, a frustração ou a paixão vão ditar os pratos.

Teresa David
Publicidade

O que é que vai bem com a frustração? E com a paixão? No meio de tanta oferta de programas culinários na televisão portuguesa, eis que o 24Kitchen se propõe a inovar. No novo programa Chef de Serviço, a estrear esta segunda-feira, dia 18, Carlos Duarte Afonso (do Oitto, no Chiado), a pasteleira Margarita Pugovka (do estrelado Wils, em Amesterdão) e Miguel Mesquita (da Academia Time Out), falam e cozinham sobre emoções, ao mesmo tempo que contrariam a tendência do one-man show.

“Temos backgrounds completamente diferentes. O Carlos com o seu restaurante, a Margarita como pasteleira, e eu não tenho restaurante, mas tenho um palco, digamos assim. Acho que funciona super-bem, há um equilíbrio”, considera o chef responsável pelos workshops da Academia Time Out no Time Out Market. Apesar de nunca ter feito televisão, “apenas algumas coisas pontuais”, Miguel Mesquita mostra-se entusiasmado com este novo projecto. “[Isto] é quase um sonho tornado realidade”, diz Margarita Pugovka, que antes de fazer sucesso além-fronteiras foi concorrente no MasterChef Portugal, em 2019. “Foi desafiante, aprendi coisas novas, e foi talvez o projecto em televisão que mais prazer me deu”, confessa Carlos Duarte Afonso. 

Num total de 30 episódios, divididos em três partes (dez para cada chef), as emoções estão em cima da mesa à volta de temas como a inspiração, a personalidade, a criação, a visão, os desafios, as despedidas, ou a admiração. É daí que nascem os pratos. “O mais difícil para mim foi a frustração. É uma palavra um bocadinho forte, digamos assim”, revela Miguel Mesquita. Algo que os restantes cozinheiros corroboram. O último episódio está reservado para um especial de Natal – o único momento em que os três chefs se reúnem. “Não vamos ser chefs maus que vão gritar. Vai ser divertido e inspirador também”, garante Carlos Duarte Afonso. 

Quanto às receitas, o chef da Academia Time Out revela que “vai ter um bocadinho de tudo”, ou seja, alguns pratos mais fáceis de replicar e outros que exigem mais técnica. Nos episódios em que vai ser o chef de serviço, Miguel vai preparar, entre outras coisas, uma francesinha com foie gras e molho de cerveja preta, um empadão de batata doce, cogumelos e leguminosas e um cachaço de porco com puré de cenoura e gengibre. Carlos Duarte Afonso aventura-se com uma açorda alentejana, um escabeche de pato ou até um tártaro de carne, pratos que não lhe são estranhos, estando alguns até disponíveis no seu restaurante no Chiado. Do lado de Margarita Pugovka, são muitos os doces, de um Baked Alaska, a uma charlotte com framboesas, rosas e pistáchios e até um brioche de batata. 

Mas nem só de receitas se ocupam os chefs. “O que existe hoje em dia é muito sobre a receita e, depois, acaba o programa e pronto. Aqui não. Vamos realmente dar-nos a conhecer com base nestes temas”, assegura Miguel Mesquita. E Carlos Duarte Afonso acrescenta: “Fica-se a conhecer realmente o chef. Qual é a sua personalidade, o que é que ele admira, o que é que gosta de fazer, quais são os hobbies que tem, ao mesmo tempo que vai preparando receitas que demonstram isso”. “Cria uma ligação muito mais emocional com o espectador”, remata a chef pasteleira. Outro aspecto diferenciador do “Chef de Serviço” é que a produção também terá um papel de destaque. “A voz do realizador vai aparecer”, revela Miguel Mesquita. 

O programa vai passar de segunda a sexta-feira, pelas 21.00, no 24Kitchen. Também estará disponível na plataforma de streaming Disney+. 

24 Kitchen Seg-Sex 21.00 | Disney+ 

Uma receita do programa

A açorda de bacalhau do chef Carlos Duarte Afonso

Ingredientes

2 lombos de bacalhau
2 dentes de alho
Talos de coentros q.b
Poejo q.b

Piso:

1 dente de alho
Coentros q.b
Poejo q.b
1 gema de ovo
Azeite q.b
Sal q.b
Pão alentejano q.b
½ pimento verde
Óleo de coentros q.b
Pimenta q.b

Confecção

Comece por arranjar o bacalhau, retirando as abas e as aparas.
Coloque água num tacho e, assim que ferver, tempere com um fio de azeite e coza as aparas e o restante bacalhau com os dentes de alho com casca esmagados, os talos dos coentros e do poejo. Deixe cozer, por cerca de 8 minutos e desligue o lume.

Piso:

Para o piso coloque num copo medidor o dente de alho, os coentros, o poejo e a gema de ovo. Tempere com sal e azeite e triture com a varinha mágica.
Transfira esta mistura para um recipiente maior e adicione alguns cubos do pão alentejano sem a côdea.
Coe o caldo de bacalhau para dentro do piso e triture novamente com a varinha mágica.
Para servir a açorda coza um ovo apenas entre 6 e 8 minutos no caldo do bacalhau. De seguida, passe para um recipiente com água e gelo para parar a cozedura.
Para empratar coloque fatias finas de pão num prato e, no meio o ovo cozido. De seguida, adicione as lascas de bacalhau, umas fatias de pimento, um pouco de óleo de coentros e, por fim, o caldo.
Tempere com um pouco de pimenta e está pronto a servir.

Mais novidades gastronómicas

As novidades na restauração multiplicam-se de tal forma que, à medida que damos conta dos restaurantes que abriram nos últimos meses, novas mesas já nos esperam. Entre os espaços que ainda cheiram a novo há restaurantes de alta-cozinha, comida democrática e street food, refeições para qualquer hora do dia, do pequeno-almoço ao jantar, pratos daqui e do mundo. Fazemos-lhe um guia com os melhores novos restaurantes em Lisboa e arredores, abertos nos últimos meses. Não se deixe sentir desactualizado e marque já uma mesa – é só escolher o que mais lhe apetece hoje.

Os olhos também comem – e não é pouco. Pensemos na quantidade de decisões que tomamos depois de vermos alguma coisa que nos deixa com água na boca. Do restaurante a que vamos porque não resistimos a uma fotografia no Instagram à receita que decidimos fazer porque a vimos num livro de cozinha. E estes são cada vez mais. Com o interesse crescente na gastronomia e nos chefs, aumentou também o apetite por livros de cozinha. Aventure-se na cozinha com receitas que nunca ousou fazer, saiba onde comer bem e pagar pouco, aprenda sobre vinhos e a nossa gastronomia com estes livros, todos eles editados nos últimos meses.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade