L'Éclair
©Luis FerrazÉclair sem glúten
©Luis Ferraz

Comida para todos no Time Out Market

Quem já visitou o Time Out Market sabe bem a dificuldade que é escolher o que comer, tal é a variedade. A coisa complica se existirem alergias, intolerâncias e regimes alimentares especiais (vegan ou vegetarianos), mas nós estamos cá para dar uma ajuda.

Publicidade

Dez mil metros quadrados. Dezenas de restaurantes. Chefs famosos e premiados. O Time Out Market pode ser um verdadeiro tormento para os mais indecisos. Mas podemos aumentar ainda mais o grau de dificuldade na hora de escolher o que comer no Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré: alergias, intolerâncias e regimes alimentares especiais, vegan ou vegetarianos. E agora? Andámos de restaurante em restaurante, falámos com chefs, picámos daqui e dali – tudo para encontrar os melhores pratos para todos (até para os mais gulosos que não passam sem uma boa sobremesa).

Recomendado: Time Out Market - o melhor dos próximos dias  

Comida para todos no Time Out Market

1. Cozinha da Felicidade

No restaurante de Susana Felicidade há um prato que consegue ser em simultâneo vegetariano, sem glúten e lactose e, se não levar o ovo, até vegan. É o salteado de batata doce com cogumelos, pimentos, ovo a 73 ºC e trigo sarraceno. Para vegetarianos há ainda uma salada de queijo de cabra, gelado de mel, frutos vermelhos e amêndoas. Os intolerantes ao glúten encontram ainda uma série de boas opções para fazer uma refeição feliz.

2. Chef Miguel Castro e Silva

Um dos pratos mais icónicos do chef Miguel Castro e Silva no mercado é o bacalhau à Brás. Para quem não come peixe, o chef prepara, sob pedido, uma versão de Brás de legumes. O tártaro de bacalhau com puré de grão e a costela mendinha da vitela maronesa com arroz de forno são duas das mais recentes entradas na carta, ambas sem glúten nem lactose, evidentemente. Falta o docinho? O bolo de chocolate sem farinha e o toucinho do céu, além de não terem glúten, são imperdíveis.

Publicidade

3. Chef Marlene Vieira

Quem não come carne ou peixe encontra aqui um prato de substância. O arroz cremoso de abóbora, rúcula e queijo de cabra é coisa para deixar qualquer pessoa satisfeita. Para opções mais leves sugerimos a salada de rúcula e queijo de cabra, com maçã verde, mel e nozes. Muitos dos pratos da carta podem ser adaptados a pedido nos casos da intolerância ao glúten ou lactose.

Publicidade

5. Croqueteria

Entre croquetes tradicionais de carne e peixe há um que é ovolactovegetariano. É o croquete de queijo de cabra e cebola roxa caramelizada, que é também um dos mais vendidos da casa.

6. Chef Henrique Sá Pessoa

Cuscuz com requeijão de Seia e cenouras glaciadas: eis uma das melhores opções do chef Henrique Sá Pessoa para quem baniu a carne e o peixe da sua vida. Já para ovolactovegetarianos, o chef tem a verdadeira comida de conforto com o Ovo a 64º com puré de batata trufado e espargos verdes. Os intolerantes ao glúten e à lactose podem provar a conserva de sardinha com batatinhas e escabeche de legumes, a saladinha de polvo, o tártaro de robalo e o bife à portuguesa.

Publicidade

7. Tartar-ia

Tem duas das melhores opções para quem não come nada de origem animal. O tártaro do mês composto por quinoa preta, hummus de batata doce, manga e espinafres e o tártaro da estação feito com tapioca, curgete, tomate cherry, milho frito, puré de beterraba e cenoura e mix de salada. Para vegetarianos, a sugestão é a salada grega ou o tártaro Fourme d’Ambert. Opções sem glúten e sem lactose também há – ou adapta-se, basta perguntar.

8. Olhó Bacalhau

Um pastel de bacalhau nunca poderia ser vegetariano e muito menos vegan – mesmo o de pimento e azeitona –, mas uma coisa é certa: não têm nem glúten nem lactose.

Publicidade

9. Asian Lab

É um dos melhores sítios do Mercado para um vegetariano fazer a sua refeição, porque além de entradas como as chamuças de beterraba e ricotta ou os thai Spring rolls, todos os pratos (caril, pad thai e chow mein) têm a opção vegetariana.

10. Manteigaria Silva

Acha que um vegetariano não se pode deliciar numa das melhores e mais antigas charcutarias da cidade? Lembre-se da tábua de queijos (vaca, cabra e ovelha).

Publicidade

11. L’Éclair

Olhar para a montra do L’Éclair sem poder comer um que seja, pode ser uma tortura maquiavélica. Alegrem-se os intolerantes ao glúten porque há um éclair para vocês. A massa choux é de arroz e o recheio é de mousse de arroz doce cozido em leite de coco com cobertura de ganache de manga e maracujá e cubos de geleia.

12. Ground Burger

Tem os melhores hambúrgueres da cidade feitos com carne black angus, mas não quis deixar ninguém de for a e criou o Veggie Burger, com feijão manteiga, soja, grão e especiarias, cheddar, cebola roxa grelhada, alface e molho Ground Burger.

Publicidade

13. Café de São Bento

Num sítio onde o bife é rei não há muito espaço para pratos vegetarianos, excepto os peixinhos da horta da casa.

14. Crème de la Crème

Há sopas que são uma refeição, e as do Crème de la Crème são isso mesmo. Desde a sopa de legumes à sopa de bacalhau e ao caldo verde, sem esquecer a de tomate, há opções para todo o tipo de regimes e intolerâncias. Basta perguntar.

Publicidade

15. Nós é Mais Bolos

O ponto mais doce do Mercado também segue as tendências saudáveis, tendo acrescentado à lista de bolos a família Naked Tart. Sem açúcar (geleia de arroz), glúten (usa farinhas de milho e arroz) e lactose, podem ser degustadas sem sentimentos de culpa ou reações adversas. Por enquanto estão disponíveis a tarte de 70% chocolate e geleia de framboesa e a tarte de amendoim.

Mais Time Out Market

  • Bares

Diz a tradição que no Inverno os cocktails devem aquecer e no Verão arrefecer, mas já nada é que como era (nem sequer o tempo), por isso em qualquer estação do ano o que interessa é estar a par das tendências. Para este Verão, o Time Out Bar, no food hall do Time Out Market, apresenta a sua colecção de cocktails: vai encontrar copos picantes, tradicionais, frescos ou até com vegetais. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade