1. Ground Burger
Abriu portas numa das avenidas mais movimentadas de Lisboa, numa altura em que as hamburguerias nasciam pela cidade como cogumelos, mas a ideia de abrir uma hamburgueria em Portugal já andava na cabeça de Caroline e Gunnar Eng – ela brasileira, ele norueguês –, há algum tempo. Mais ou menos desde que foram passar umas férias aos Estados Unidos. Nessa altura, Atlanta foi considerada uma das cidades com os melhores hambúrgueres do país. Trataram de ir experimentá-los a todos, mesmo aqueles que tinham filas de espera de uma hora e meia. Ficaram rendidos e passaram os dois anos seguintes a experimentar hamburguerias americanas, inglesas, suecas, até que abriram o Ground Burger em Lisboa, em Abril de 2015.
Foi num instante que os hambúrgueres americanos do Ground Burger conquistaram os lisboetas, e até os críticos da Time Out se renderam, distinguindo-os com cinco estrelas, muito por culpa dos hambúrgueres de 150 gramas de carne certificada Black Angus, umas das melhores e mais apreciadas raças bovinas do mundo, o pão de leite à americana feito diariamente na casa, o bacon estaladiço e as batatas fritas crocantes com alho e alecrim. Assumem-se como os hambúrgueres mais americanos de Lisboa. “O truque é usar os melhores ingredientes e fazer tudo como em casa nos Estados Unidos, isto é, ser o mais purista possível”, explica Luís Figueira, do Ground Burger. “A carne 100% Black Angus é toda picada no restaurante, o pão à americana é receita nossa, os pickles e os molhos são todos feitos com base em receitas criadas de raiz. Só o molho Ground Burger leva mais de 30 ingredientes sobre uma base fumada e demora oito horas a fazer”, conta.
Para o Time Out Market trouxeram todos os hambúrgueres da carta e as famosas batatas de alho e alecrim, mas também a qualidade e o serviço que os distingue das demais. “Queremos ser os mesmos aqui no Mercado e no restaurante original”, garante Luís. Na loja original, com vista para os jardins da Gulbenkian, ficaram os onion rings, as cervejas artesanais e os milkshakes, mas para o Time Out Market vieram todos os hambúrgueres da lista – vegetariano incluído –, e toda a filosofia “Old School American Burgers”. Isso e a possibilidade de comer um hambúrguer do Ground Burger ao domingo, dia em que o restaurante está fechado.