O povo unido
Além dos próprios restaurantes, também clientes e algumas entidades públicas se estão a mexer. Como? Fazendo grupos organizados de divulgação de projectos como o Take-Aways no grande Porto, no Facebook, criado no início de Março e que já conta com 24.700 membros e mais de mil estabelecimentos inscritos. O objectivo continua a ser “ajudar os restaurantes a divulgar outro canal que não o atendimento em sala e a promoverem os serviços de take-away e/ou entregas ao domicílio”, explica Marcos Allen, um dos fundadores do grupo.
Já em Matosinhos, foi a autarquia que lançou um modelo gratuito de entregas ao domicílio que funcionou, à data de fecho desta edição, durante os dois primeiros fins-de-semana de Novembro de recolher obrigatório a partir das 13.00.
Em Lisboa, sejam startups, órgãos do poder local ou cidadãos preocupados, a mudança faz-se com pequenos gestos. Aqui ficam três projectos que estão a tentar salvar os restaurantes e o comércio local na cidade.
Leva no Pacote
Três amigos que trabalham em publicidade juntaram-se para criar um movimento de apoio aos restaurantes. A ideia surgiu do facto de todos eles sentirem que estes espaços da cidade estavam ao abandono. A campanha, pensada para os dois fins-de-semana de recolher obrigatório, ganhou uma grande expressão na internet, com pessoas de todos os quadrantes a partilharem os posts nas suas páginas de Instagram. A mensagem é simples: levar no pacote para ajudar os restaurantes a atravessar este período conturbado. O nome, esse, surgiu com o propósito de tornar a expressão ‘levar no pacote’ mais positiva.
Junta de Freguesia da Estrela
O objectivo é ligar comércio local e alunos das escolas situadas nesta freguesia lisboeta. Para isso, a Junta vai distribuir um cheque-oferta de 20€ a todos os que frequentam o jardim de infância e os primeiro e segundo ciclos naquela freguesia. Ao todo serão 1400 alunos abrangidos pela iniciativa, num investimento de 30 mil euros por parte da autarquia. Os vales poderão ser gastos entre 11 e 25 de Dezembro nos estabelecimentos que tiverem aderido à iniciativa.
Kitch Tech
É da autoria da startup Kitch, de Rui Bento e de Nuno Rodrigues, que tem agora uma nova funcionalidade no serviço de entregas lançado em Maio. Agora, os restaurantes aderentes podem ter uma loja própria com um serviço de entregas e de take-away próprio. A empresa fica responsável por fazer a ligação aos estafetas, o que não impede os restaurantes de continuarem ligados a plataformas de entregas externas ao mesmo tempo que têm o seu próprio sistema. Isto, segundo os fundadores, permite estreitar os laços com os clientes, apesar da distância envolvida no processo.