É tudo discutível e o chef Jozef Youssef assume logo que não há alimentos milagrosos. O criador do Kitchen Theory, um projecto gastronómico colaborativo que explora os elementos multi-sensoriais da comida e do acto de comer propriamente dito, garante porém que existe uma “clara correlação científica entre os alimentos que ingerimos e o nosso humor”.
O estudo, feito também com base nos pedidos na aplicação UberEats, mostra que pizza é a comida mais vezes pedida (49%) para aumentar os níveis de felicidade, seguida por bolos e sobremesas (34,30%) e hambúrgueres (32,70%).
Youssef não é fundamentalista e admite até a ingestão de hidratos de carbono – desde que com conta, peso e medida.
Alimentos crocantes e difíceis de mastigar, juntamente com alimentos ricos em antioxidantes, como abacate, manga, mirtilos e figos, podem prevenir e aliviar os níveis de stress; alimentos verdes como os vegetais acalmam-nos, enquanto os alimentos amarelos como as bananas, nos trazem uma sensação de felicidade; alimentos ricos em nutrientes como o peixe ajudam-nos a enfrentar um dia agitado no trabalho. Já os alimentos como o frango, a carne vermelha, chocolate e amendoins são ricos em triptofano, têm um tipo aminoácido que aumenta a serotonina "o neurotransmissor" que nos faz mais feliz, e por isso devem ser ingeridos.
Em entrevista à Time Out, tentámos perceber se há alimentos que nos podem deixar histéricos. Mas antes, uma lista dos dez principais alimentos da felicidade:
- Batata doce - vibrante em cor e sabor, é um delicioso amido complexo, benéfico para a produção de serotonina, também conhecido como neurotransmissor de "felicidade".
- Salmão - outro alimento com cores vibrantes, muito amado pela sua textura e sensação amanteigada, o salmão é rico em ácidos ómega-3, benéfico para o nosso cérebro.
- Couve - crocante e terrosa, couve é outro amido complexo que também é bom para a produção de serotonina.
- Bananas – as bananas são ricas em antioxidantes, vitaminas e alimentos probióticos que ajudam na digestão - o que afeta, e muito, o humor!
- Mirtilos - estas pequenas bagas vibrantes contêm antioxidantes especiais chamados flavonoides carotenoides e ainda outros compostos antioxidantes como vitamina A, C, E, selênio, zinco e fósforo.
- Carne vermelha: uma excelente fonte de triptofano que é essencial na produção de serotonina e fornece uma série de nutrientes essenciais, como proteínas, zinco e vitamina B12.
- Manga: com a pele da cor da luz solar, suave ao toque e com um aroma doce e intoxicante, a manga está cheia de antioxidantes, vitaminas e minerais.
- Chocolate: um prazer prebiótico e antioxidante conhecido por pôr um sorriso na cara da maioria das pessoas.
- Nozes: coincidentemente com forma de cérebro, sabe-se que as nozes são altamente benéficas para um dos principais órgãos do corpo humano. Para além de conterem antioxidantes, são cheios de vários outros compostos neuroprotetores, como vitamina E, folato, melatonina e ómega-3.
- Kimchi: ardente tanto em sabor quanto em cor, o kimchi é um alimento prebiótico e as bactérias do ácido lático formadas durante a fermentação do kimchi podem também ajudar o corpo a acabar com os pesticidas
Recomendado: As melhores entregas ao domícilio em Lisboa