É mesmo em frente ao mítico restaurante Noélia e Jerónimo que está combinado o encontro com Rudi e Tomás, biólogo marinho e engenheiro ambiental, respectivamente, e que são os mestres de cerimónia dos passeios de barco da Solar Moves (www.solarmoves.pt 92 436 9172), a única empresa de Tavira com embarcações de recreio movidas a energia solar. É provável que algures na vida já se tenha metido numa das excursões pela Ria Formosa e é também provável que não tenha conseguido trocar uma palavra com a tripulação por causa do ruído dos motores.
Ora, os barcos da Solar Moves, só para ter uma ideia, navegam as águas cristalinas da região silenciosamente. Têm dois motores de 300 watts cada e fazem menos estardalhaço que um simples aspirador doméstico. Dependem somente da existência do sol para se fazerem ao caminho e têm autonomia para um dia inteiro de viagem.
A bordo, e porque a ideia é dar a conhecer a biodiversidade da região respeitando os princípios da sustentabilidade e preservação ambiental, há uma mesa com frutos secos, sumo de laranja, água fresca e espumante para acompanhar a viagem. Além dos passeios pré-definidos, que podem variar entre as vilas piscatórias de Tavira, observação de pássaros e espécies autóctones, mergulhos no mar e uma visita guiada pelo cais de Cabanas, a modalidade “escolha você” permite desenhar experiências personalizadas para até 12 pessoas, mediante orçamento. Quer sushi a bordo? Dá para fazer. Uma mariscada com os amigos? Também se arranja. Os preços começam nos 25€ por pessoa para 90 minutos de passeio e podem chegar aos 50€ para 210 minutos entre Cacela Velha e o Cais de Tavira.