Santiago Hotel Cooking & Nature
Um longo balcão preto com bebidas, tábuas de madeira e peneiras penduradas na parede de um lado, um expositor com artigos de cozinha, loiças e panelas de ferro (tudo à venda), de outro. Podia ser um bar, um restaurante ou até uma loja. É o lobby do Santiago Hotel Cooking & Nature, em Santiago do Cacém, inaugurado este Verão, com uma forte componente gastronómica.
Não é bem o equivalente a dormir num restaurante, até porque isto é mesmo um hotel, com três dezenas de quartos e uma piscina que pede mergulhos e sestas nas camas à volta até ao pôr-do-sol.
Assim que se sai da autoestrada (e aqui convém não confiar nas coordenadas GPS e sair antes na saída do Badoca Park, para não entrar em curvas e contra-curvas), e depois de hora e meia de caminho, sente-se a calma. Ao fim-de-semana não há muitas pessoas nas ruas – no Verão, de dia, a romaria é para as praias da costa alentejana, a 15 minutos de carro.
O hotel fica a poucos minutos do centro histórico da cidade, abriu em Julho e tem o restaurante, e o acto de cozinhar propriamente dito, como os dois grandes pontos fortes. Aliás, para ir para os quartos ou para a piscina, tem sempre de passar pela cozinha, grande e espaçosa, com chão e pilares a imitar azulejo preto e branco e mesas altas.