Nade ao lado de animais gigantes
É verdade que sempre que mergulhamos no mar estamos a nadar com os tubarões – podem não estar ao nosso lado, mas estão no mesmo Oceano. Uma boa maneira de encurtar a distância entre nós e essas criaturas é fazer mergulho na ilha de Santa Maria, onde, nos meses mais quentes, se passeia o inofensivo tubarão baleia.
As águas cristalinas fazem da ilha um destino obrigatório para humanos de tendências anfíbias, mas é graças à Reserva Natural de Formigas, ao Recife de Dollabarat ou à Baixa do Ambrósio que a ilha se tornou um santuário de vida marinha (no total há 55 spots de mergulho ao largo de Santa Maria).
Para ver de perto bichos como jamantas, atuns, tartarugas ou cardumes de chicharros tem de agendar uma saída com uma das empresas de diversão subaquática de Vila do Porto: Mantamaria (29 688 2907), Paralelo 37 (29 688 3455) ou Dollabarat Sub (91 649 7176). Os melhores meses são de Junho a Novembro. Os mergulhos são feitos em grupos até cinco pessoas, sempre acompanhados de um monitor. Os preços variam entre os 35€ e os 200€ e há também cursos de mergulho para pessoas inexperientes.