O bairro está em ebolição e Inês Figueiredo veio ajudar à festa. No final de 2022, abriu a Athena, um espaço que é praticamente uma montra de tão rasgado que está para a rua. Ao Bonfim vão chegando os primeiros turistas, embora seja entre os vizinhos que este novo conceito de loja está a despertar mais curiosidade. “Já nos chamaram de clube e acho que estamos muito próximos disso. As pessoas conhecem-se aqui, constroem relações aqui e encontram-se muito aqui. Sentem mesmo que está a nascer aqui uma comunidade e eu não conheço nem tenho esta experiência em muitos espaços aqui”, esclarece a proprietária.
Mas o que é que torna esta morada tão especial – além da fachada em vidro que a inunda de luz natural? Tudo começa com um exercício de curadoria. Na bancada central, mistura-se ilustração de autor, peças de cerâmica, joalharia e outros acessórios de moda, com predomínio de pequenas marcas portuguesas, mas sem que isso seja uma bandeira. Ao mostruário, Inês adiciona uma selecção de vinhos naturais e de baixa intervenção e ainda um aroma a café, com a chegada de uma nova marca, vinda de uma torrefacção em Berlim.
“Agora já muita gente vem ter comigo e diz que gostava de estar aqui, mas no início foi mesmo uma pesquisa minha. Andei à procura de artistas com os quais me poderia identificar e a ideia também sempre foi não ter muita coisa, ser fácil para as pessoas escolherem. Nunca me imaginei a ter um espaço demasiado cheio, ruidoso.”
A comida é outra das peças. Há sempre um bolo do dia pronto a fatiar, café de especialidade ou vinho a copo, embora os dotes culinários de Inês estejam reservados para os eventos que vai organizando na Athena. “Basicamente sou advogada, mas quando estava a terminar o estágio decidi que queria aprender a cozinhar. Fui trabalhar para um restaurante, mas dois ou três meses depois a pandemia apareceu e voltei para casa.” A história estava só a começar. Inês criou o próprio projecto de refeições entregues em casa e, com o gradual regresso à normalidade, começou a procurar o espaço. “Não queria aquelas lojas muito típicas do Porto, estreitas e em granito. Quando olhei para aqui, fiquei apaixonada.”
Parte do espaço continua longe dos olhares do público – é onde funciona a cozinha, posta a laborar em dias especiais. É que além de loja e sala-de-estar, a Athena tem sido muito requisitada, sobretudo aos fins-de-semana. Por aqui acontecem festas de aniversário, lançamentos de marcas, flash tattoos e até já houve quem escolhesse esta esquina do Bonfim para casar. “Parecia que estavamos em Nova Iorque, com toda a gente na rua a olhar. Acho que não há limites para o que podemos fazer aqui.”