Bacalhau da Pérola do Bolhão
Fotografia de João SaramagoBacalhau da Pérola do Bolhão
Fotografia de João Saramago

Cinco sítios para comprar bacalhau no Porto

É a estrela de todas as ceias de Natal, por isso é bom saber onde pode encontrar o fiel amigo. Conheça cinco sítios para comprar bacalhau no Porto.

Publicidade

Preparar uma mesa de consoada perfeita, que agrade a toda a família, não é tarefa fácil, sobretudo se não souber onde encontrar os melhores produtos, necessários para preparar uma refeição como deve ser. A pensar nisso, preparámos esta lista com cinco sítios para comprar bacalhau no Porto, uma vez que, durante esta época festiva, é uma das matérias-primas obrigatórias em todas as mesas. Apesar de o fiel amigo não existir nas águas portuguesas, não há dúvida de que somos especialistas a trabalhar o bacalhau de várias formas e feitios. Boas compras e bom Natal.

Recomendado: Cinco sítios para comprar bolo-rei no Porto

Cinco sítios para comprar bacalhau no Porto:

  • Compras
  • Mercearias
  • Boavista

Existe há mais de 70 anos e durante todo este tempo sempre foi uma mercearia de referência. Para quem quer comprar legumes e frutas frescas, charcutaria, queijos, vinhos, entre outros produtos. Para a época natalícia, a Casa São Miguel tem à venda bacalhau da Islândia em lombos ou inteiro.

  • Compras
  • Mercearia de bairro
  • Santa Catarina

Fundada em 1917 por António Rodrigues Reis, esta mercearia tradicional é conhecida pela grande oferta de enchidos, pelo queijo da Serra que vendem e pelas frutas cristalizadas. Mas também pelo bacalhau, muito procurado durante o ano inteiro e capaz de gerar filas no Natal. Vem da Islândia e é de cura completa.

Publicidade
  • Compras
  • Mercearias
  • Baixa

Aqui encontra bacalhau da Noruega e da Islândia para todos os gostos. Pode comprá-lo inteiro, em lombos ou aproveitar apenas as línguas, as bochechas ou as caras para os cozinhados. Na Casa Natal também pode comprar uma grande variedade de frutos secos para embelezar ainda mais a sua mesa de consoada.

  • Compras
  • Mercearias
  • Baixa

O nome não deixa margem para dúvidas: o bacalhau, que vem da Islândia, da Noruega e de Inglaterra (com uma cura mais salgada), é a especialidade desta casa que existe desde 1925. Mas nesta mercearia especializada também há cereais, chás e outros produtos de qualidade para encher a despensa.

Publicidade
  • Compras
  • Mercearias
  • Baixa

Ainda não comprou o bacalhau para o Natal? Então vá à Mercearia do Galo, na Baixa, onde encontra o bicho inteiro, em lombos ou apenas os sames, barbatanas e bochechas. Não se esqueça de levar também vinho do Porto para acompanhar as rabanadas e os chocolates para servir com o café.

Porque o Natal está aí à porta

Sonhos, filhoses, rabanadas e bolo-rei são alguns dos doces mais populares nesta época natalícia. A aletria é outro prato a considerar e que, para sua sorte, não precisa de esperar pelas festividades para o saborear, uma vez que há restaurantes na Invicta que o prepararam durante todo o ano, para que possa celebrar o Natal sempre que quiser. Se lhe está a crescer água na boca, então está no sítio certo. Aqui encontra seis sítios para comer aletria no Porto, em versões tradicionais ou outras mais alternativas. Bom apetite e festas felizes. Recomendado: Três sítios para comprar bolo-rei no Porto
As rabanadas estão entre as iguarias mais populares da época natalícia e ocupam uma posição de destaque em muitas mesas. Mas não precisa de esperar pelo Natal para as comer, uma vez que há locais na Invicta nos quais as encontra todo o ano, seja no seu formato tradicional ou em versões mais fora da caixa. Por isso, se anda há muito tempo sem dar uma garfada neste doce, descubra 15 rabanadas para provar no Porto durante todo o ano. Mesmo que acredite que nenhuma supera a que faz a sua avó. Recomendado: Seis sítios para comer aletria no Porto
Publicidade
  • Compras
  • Mercearias
Comprar apenas a quantidade necessária para consumir é uma boa forma de poupar dinheiro, mas não só. Nas melhores lojas para comprar a granel no Porto também é fácil poupar a sua saúde, levando para casa frutos secos, cereais, especiarias, ervas aromáticas e chás, na maior parte das vezes de qualidade superior à que encontra nos supermercados.  A redução do plástico também pode ser uma motivação para comprar a granel, já que estes espaços aceitam (e até incentivam) que os clientes levem as suas próprias embalagens - vale saquinhos de papel, frascos de vidro ou até tupperwares.  A par disto, não deixe de espreitar os melhores mercados do Porto ou as melhores mercearias da cidade. Boas compras. Recomendado: Cinco sítios para comprar cosmética vegan
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade