sair à noite no porto
© Maus HábitosFesta no Maus Hábitos
© Maus Hábitos

Sair à noite no Porto: dez paragens obrigatórias até amanhecer

Siga pelos bares e discotecas da cidade, do pôr-do-sol até de madrugada, com este guia para sair à noite no Porto.

Publicidade

A noite no Porto é um mundo pequeno, mas intenso, concentrado num punhado de zonas de grande actividade onde é possível aliar espaços clássicos a muitas casas que vão aparecendo com ideias novas. Este guia conciso do que fazer na cidade, entre a saída e a reentrada em cena do sol, tem tudo isso – da cerveja artesanal para embalar o fim do dia, aos templos da dança onde as horas não contam. Mas antes ainda de começar a beber copos, ou a dar um passo de dança, aproveite e reserve mesa num dos novos restaurantes da cidade. Divirta-se, mas com juízo.

Recomendado: Os melhores clubes para sair à noite no Porto

Copo ao Fim do Dia

  • Cervejaria artesanal
  • Cedofeita

Foi o primeiro espaço no Porto dedicado à cerveja artesanal e continua a ser tão importante como sempre. Aqui a protagonista é a produção nacional, de norte a sul do país, mas há também cervejas estrangeiras seleccionadas cuidadosamente pela equipa do Catraio. A cereja no topo do bolo é o facto de ter duas esplanadas: uma à porta, na rua, e um "beer garden" nas traseiras.

  • Galerias

Como o nome indica, é bem incomum. Afinal, quantas capelas têm um bar dentro? Mas não se preocupe, que, tirando a arquitectura e a decoração, a Capela Incomum nada tem a ver com religião. Só se for a devoção a Baco, o deus do Vinho. Funcionando principalmente como wine bar, a Capela Incomum apresenta uma selecção vasta, tanto nacional como internacional. Mas também há cervejas, cocktails e vários petiscos para acompanhar. Está no coração portuense, mas suficientemente deslocada para se tornar mais calma que o bar comum - e é perfeita para desanuviar depois de um dia de trabalho.

Publicidade
  • Miragaia

É um projecto ligado ao Grupo Musical de Miragaia, onde o jazz é quem mais ordena, tanto na playlist que toca durante a semana, como nas Tardes de Jazz, normalmente ao fim-de-semana. O outro protagonista é o vinho, de várias regiões. Mas também não faltam cervejas artesanais e algumas bebidas espirituosas, que podem ser harmonizadas com tostas. Vá cedo, porque o pôr do sol é bastante concorrido.

Para Aquecer

  • Galerias

É uma das esplanadas mais cobiçadas da noite portuense. À sombra da sua oliveira, os fins de tarde e inícios de noite são de grande ânimo e copo na mão. Há dezenas de tintos e brancos à escolha - todos a 3€ o copo -, mas também cervejas, sangria e cocktails. Se for ao ar na dança das cadeiras da esplanada, não se preocupe, a borda do passeio e as diferentes entradas à volta do Aduela já quase contam para a lotação do bar. 

Neste lendário bar da Travessa de Cedofeita, a receita é simples: cerveja barata, convívio e salgadinhos. Há anos que o Espaço 77 (sete-sete ou setenta-e-sete, caso para discutir de garrafa na mão) se gaba de ser o bar que mais minis vende em Portugal. Em 2024 não podemos exactamente confirmar, mas as dezenas de grupos à sua porta, em qualquer noite da semana, são uma boa prova da sua afluência. Junte os amigos e peça-as umas a seguir às outras, com uma bifana, coxinha, rissol, croquete ou chamuça a acompanhar.

Publicidade

Antes de dar um pé de dança, é importante o convívio e forrar o estômago (e fígado) convenientemente. No Taskinha, que se pluralizou com a recente abertura do Taskinha 2, na porta ao lado, a bebida boa e barata é rainha. Há cerveja, vinho, sangria, shots e cocktails, que vão mesmo bem com a famosa e avantajada sandes de panado. Quanto à música, basta aproximar-se da coluna JBL da sua preferência ao longo da rua. Será bem recebido, com certeza. 

Para Dançar

  • Noite
  • Bares abertos de madrugada
  • São Bento

Aberto há 16 anos, o Gare é outro dos grandes locais da noite portuense. As suas madrugadas são longas e recheadas de DJs de topo, vindos de todos os cantos do mundo. Jeff Mills, Ben Klock, Nina Kraviz e Helena Hauff foram alguns dos nomes que já passaram por lá. É para quem leva a música de dança muito a sério, com o techno como prato principal. Não estamos em Berlim, mas é o mais perto que estamos de um Berghain portuense.

  • Noite
  • Clubes
  • Baixa

O mítico clube de sexo reabriu como discoteca, mas a irreverência continua lá. Manteve-se o nome e a decoração - incluindo os varões de pole dance - e a música de início de noite é mais revivalista, mas dá lugar a house e hip-hop, de ontem e de hoje, à medida que as horas avançam e que chega mais gente nova ao espaço. Até de manhã, à sexta-feira e sábado, pode contar com uma das programações mais actuais da cidade.

 

Publicidade
  • Arte
  • Arte contemporânea
  • Santa Catarina

Podíamos colocar o Maus Hábitos em qualquer das janelas horárias da noite portuense, na verdade. À tarde, há sessões de cinema, feiras, conversas e exposições. E pouco depois entram as famosas pizzas, no Vícios à Mesa. Mas é a partir da meia-noite, à sexta-feira e ao sábado, que chega a enchente. São várias e populares e muitas delas têm quase uma década. As festas do Maus Hábitos vão do trap, ao pop, reggeaton e funk. Há algo para todos - basta consultar a agenda.

  • Noite
  • Bares abertos de madrugada
  • Galerias

É um dos pioneiros da movida portuense e continua cá para as curvas. Tem uma das programações mais eclécticas da cidade, com vários tipos de música para vários tipos de público. Isso inclui concertos, produtores internacionais que andam a dar que falar e DJs nacionais e locais. Se estiver cansado de bater o pé, o bar no andar de cima convida a um cocktail e a uns minutos de descanso.

Outras sugestões

  • Cervejaria artesanal

Não nos opomos à barriga de cerveja – é bem portuguesa e não brincamos com a tradição. Mas com barrigadas desnecessárias não compactuamos. Se é para beber um fino, que seja como deve ser. Não se perca e vá atestar o depósito a um dos melhores bares de cerveja no Porto. Todos eles especialistas em cerveja artesanal, quer seja de marca própria, ou de outras portuguesas e internacionais. Em muitos destes espaços, também pode comprar cerveja para levar para casa. Como são o acompanhamento perfeito para uma boa francesinha ou um cachorrinho, fique a saber que, actualmente, há mais de 150 marcas de cerveja artesanal portuguesa. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

  • Bares de hotéis

Desperte o James Bond que há em si e aproveite, já que tem muitos bons hotéis na cidade, para inovar e fingir que é uma pessoa diferente...um espião secreto, uma cantora de ópera conhecida que está de passagem pela cidade, um galerista famoso de Nova Iorque...

Porquê? Pense connosco, os melhores bares de hotel no Porto atraem pessoas bem dispostas (porque estão de férias) e interessantes (porque a probabilidade de serem de outro país é grande). Se está farto de ir beber um copo aos locais habituais, arrisque uma saída diferente. E depois diga-nos como correu.

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Publicidade

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação.

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade