Dia 21
Na primeira edição da Porto Food Week, a comida não é só comida. É também explorada como processo, experiência, arte e negócio nas múltiplas iniciativas dirigidas a profissionais e amantes da gastronomia. Há jantares dedicados a pratos típicos portugueses, conversas que cruzam a comida com disciplinas como as artes plásticas e a música, ou um fórum com vários nomes do sector para debater a estruturação da cozinha em Portugal.
O evento arranca com um jantar onde a cabidela é celebrada. Acontece esta noite às 20.00 no restaurante Oficina do chef Marco Gomes, o anfitrião que vai preparar uma versão com coelho e um twist. Em vez de usar o sangue para envolver a carne no arroz, o coelho será frito em alho crocante e servido com o mesmo.
Como convidados terá Helena Ventura, Ricardo Nogueira, Vítor Adão e Rui Martins, chefs que vão recriar o prato em diferentes versões, da tradicional galinha ao javali, passando pelo leitão e borrego. “A cabidela tem alta conexão à nossa tradição”, diz Paulo Amado, responsável pelo evento. A sobremesa fica a cargo da portuense Leonor Sousa Bastos.
A Ordem da Cabidela é a actividade que dá nome ao jantar de arranque e consistirá na ordenação de todos os participantes como cavaleiros.