Honest Greens Cascais
Rita Gazzo
Rita Gazzo

O que há de novo em Cascais

As novidades multiplicam-se. À mesa, ao ar livre ou para renovar o armário, junte-se a nós para descobrir o que há de novo em Cascais.

Vera Moura
Escrito por: Ricardo Farinha
Publicidade

Mais descontraída do que a capital e com um espírito de Verão que dura quase o ano inteiro, Cascais é sempre uma boa ideia quando o tema são mergulhos na praia, restaurantes de peixe, passeios no meio da natureza e desportos ao ar livre. E não importa quando nem por quanto tempo vem – aqui, o que é bom dificilmente muda. Quer isto dizer: a vista deslumbrante de vários restaurantes e bares, um bairro cheio de museus para explorar e uma agenda sempre animada. Mas nem só de clássicos vive Cascais: as novidades multiplicam-se e merecem toda a nossa atenção. Siga as nossas coordenadas e rume à Linha para ver o que há de novo em Cascais.

Recomendado: 🚂 Paragem a paragem: os pontos obrigatórios na Linha de Cascais


O que há de novo em Cascais

  • Italiano

Neste novo restaurante na Praça do Junqueiro, em Carcavelos, os produtos são italianos de origem (tal como a dona). Há massas, risottos e pinsas romanas além de saladas e alguns pratos de carne e peixe. Para acompanhar, há uma selecção de vinhos italianos, mas também pode optar por um spritz, se preferir algo mais espirituoso.

 
  • Arte

The Toca é um espaço multidisciplinar que junta uma livraria infantil, de títulos em inglês, com um atelier de cerâmica, onde tanto se pode modelar o barro à mão como pintar peças previamente produzidas. Trata-se de um projecto pensado para graúdos e miúdos e com o objectivo de criar um sentido comunitário, para que se possa explorar a criatividade sensorial numa era cada vez mais dominada pela tecnologia.

Publicidade

A Bodega Brava é uma casa de tapas tradicional, sobretudo de inspiração catalã, pensada para os finais de tarde entre amigos, com petiscos e copos à mesa. Com um ambiente descontraído e de familiaridade, tem uma carta repleta de bons produtos, escolhidos a dedo pelo chef Henrique Rosa, que passou por gigantes da alta cozinha como o El Bulli ou o Noma antes de se dedicar ao seu próprio projecto.

A Masa Bakery é uma padaria e pastelaria artesanal, especializada em croissants e em pão de fermentação lenta, 100% natural. Trata-se de um projecto do colombiano Mauricio Roesel, que antes fora chef pasteleiro do Alma, o restaurante Michelin do chef Henrique Sá Pessoa.

Publicidade

Pizzas de massa-mãe e fermentação natural, que recorrem a uma mistura de farinhas biológicas e nutritivas. É o que pode encontrar nas insuspeitas Galerias Valmor, pequeno centro comercial na zona de Matarraque, em São Domingos de Rana, onde se podem provar as novas (e sérias concorrentes à lista de melhores) pizzas do concelho de Cascais. Trata-se de um negócio aberto pela ucraniana Oksana Horshchar, que trabalha com o amigo pizzaiolo Radion Petrenko, o autor das receitas.

Publicidade
  • Coisas para fazer

O primeiro escape room de Cascais tem três salas: a Psiquiatria, uma história de terror passada num antigo hospital psiquiátrico; a Alcatraz, que simula uma fuga da famosa prisão norte-americana; e o Solo, que se passa na discoteca local Cascais Solo Club e que inclui um mistério de homicídio por resolver. 

Depois de Campo de Ourique, Cais do Sodré e Saldanha, os Smash Street Burgers saíram pela primeira vez da cidade de Lisboa no início de 2025. O novo espaço da marca fica em Carcavelos e é o maior até agora. De resto, tudo se mantém: o menu focado nos smash burgers e a cozinha aberta com um espaço de características industriais.

Publicidade

O Honest Greens chegou a Cascais no final de 2024 com o maior restaurante da marca em Portugal. Com mais de 540 metros quadrados distribuídos por dois amplos pisos, ocupa um edifício que foi construído como uma casa de família, que teve vários usos ao longo dos anos e que chegou também a albergar alguns serviços municipais. Agora, é a casa do novo Honest Greens, um restaurante com várias áreas, interiores e exteriores, com esplanadas e terraços, com capacidade total para acolher 283 pessoas. Já o menu é o mesmo de sempre, com uma aposta firme na comida saudável, sem nunca descurar os sabores.

É o irmão mais novo da cadeia Seventh Brunch. Serve comida saudável, com várias opções vegetarianas e veganas, mas sem descurar os sabores. Das entradas aos cocktails, do pad thai ao lombo de vitela, tem uma ementa diversificada mas sem ser demasiadamente vasta.

O melhor de Cascais

A comida é uma das melhores razões para visitar Portugal – e Cascais não é excepção. Bem pelo contrário: a vila sempre foi lugar de romaria para quem procura um bom restaurante à beira-mar, de peixe e marisco de qualidade. Hoje, a zona vai muito além disso, com uma oferta à mesa para todos os gostos e carteiras. Do fine dining japonês à gastronomia italiana de minimalismo nórdico, passando pela cozinha portuguesa de autor – distinguida até com estrelas Michelin –, apresentamos-lhe seis chefs que têm dado que falar em Cascais. Marque mesa e vá conhecê-los ao vivo e a cores. 

Seja num rooftop panorâmico, num restaurante com muita pinta, em jeito de sala de espera antes do jantar ou à beira-mar, Cascais é também uma vila de bons cocktails. Há quem não dispense um clássico, quem goste de jogar pelo seguro e provar a sua bebida de eleição; mas também quem procure a novidade e aquilo que é diferente, estando disposto a experimentar receitas originais, disruptivas e inesperadas. Seja qual for o seu estilo (até se preferir bebidas sem álcool), estes são alguns dos bartenders que vai querer conhecer em Cascais.

Publicidade

Central na dieta mediterrânica, o pão não pode faltar à mesa de qualquer casa em Portugal. Seja para torradas matinais ou para acompanhar um bom jantar, é um daqueles alimentos omnipresentes que primam pela versatilidade. Em Cascais, existem padarias de renome a que vale a pena prestar atenção. No centro da vila mas também nas zonas mais recônditas do concelho, trabalham mestres da fermentação lenta, das receitas artesanais e das farinhas biológicas. Há produções industriais e outras mais caseiras; pães clássicos e inovações; e são raros os que não aproveitam para testar o fabrico de outros produtos – como croissants, bolachas ou pastéis. Estas são as melhores padarias em Cascais.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade