Diz o ditado que quando se fecha uma porta abre-se uma janela. Neste caso, o fotógrafo lisboeta André Gonçalves quer que se abram todas as portas para financiar milhares de janelas fechadas fotografadas pelo próprio ao longo de vários anos.
Este profissional com um grande fraquinho pela arquitectura procura financiamento na plataforma de crowdfunding indiegogo para o livro Windows of the World – Portugal, o primeiro de uma série à escala planetária. Os detalhes captaram a atenção do fotógrafo, que reuniu várias colecções de janelas de todo o país e, por consequência, captou a identidade única de cada cidade num trabalho de composição tão bom como as janelas que ilustram a história e a cultura de cada local. Em Lisboa, claro, foram os azulejos que ladeiam as janelas que mereceram destaque. "A de Lisboa demorou cerca de dois meses, foi das primeiras a ser feita, de momento tenho mais de 2000 fotografias de janelas só de Lisboa. A edição é a parte que demora mais tempo, por cada dia a fotografar, são três dias a seleccionar, editar e paginar", explicou o fotógrafo à Time Out Lisboa.
Para que possa ter total controlo sobre o seu trabalho, André Gonçalves optou por tentar arranjar financiamento através da plataforma de crowdfunding indiegogo, onde tem como objectivo final angariar 38 mil euros.