Musa de Marvila
Mariana Valle Lima
Mariana Valle Lima

As melhores esplanadas para beber uma cerveja artesanal em Lisboa

Apetece-lhe uma cerveja acabada de tirar, mas não está numa de enfiar-se num bar? Nestas esplanadas serve-se cerveja artesanal.

Publicidade

Há quase uma década, a cerveja artesanal tomou a cidade de assalto e hoje já não vivemos sem ela. Prova disso é a quantidade de bares que lhe dão protagonismo. E se uma cerveja é boa por si só, nestes dias soalheiros não há nada melhor do que bebê-la com os amigos (ou até sozinho) ao ar livre, numa esplanada agradável. Por isso, se quer aproveitar o sol na companhia de um néctar de lúpulo e malte, aprenda com esta lista onde se deve sentar a beber uma cerveja artesanal em Lisboa.

Recomendado: Os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer

  • Cervejaria artesanal
  • Areeiro/Alameda

Foi o primeiro e durante anos o mais importante bar de cerveja artesanal da cidade. Depois de sete anos na Praça das Flores, de onde entretanto saíram, os donos Rui Matias e Carolina Cardoso abriram esta esplanada na Avenida de Paris. Na nova morada encontram-se as mesmas latas e garrafas de produtores nacionais e estrangeiros, cervejas à pressão e petiscos.

  • Cervejaria artesanal
  • Marvila

Há muito que a tap room da Dois Corvos, na Rua Capitão Leitão, se tornou numa instituição de Marvila. E se não quiser enfiar-se lá dentro, eles levam as cervejas que brotam das suas 17 torneiras para a rua. Sobre um estrado de madeira, com as mesas estrategicamente separadas, podemos bebê-las todas. E agora têm também um bar no Intendente, com um pátio exterior.

Publicidade
  • Bebida

A poucos passos da estação de metro de Picoas, o Gulden Draak – Casa da Cerveja tem 50 torneiras e muitas garrafas à escolha para serem bebidas no interior ou na rua. Os proprietários são Neko Pedroso e Verónica Fernandes, que também têm mão no Delirium Café, o primeiro bar que o casal carioca abriu na capital, no início de 2017, em parceria com outra instituição belga.

  • Cervejaria artesanal
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A bottle shop da Rua de Santa Marta tem a melhor selecção de cervejas de Lisboa. O espaço é pequeno, mas há um pátio exterior com algumas mesas onde é possível provar as cervejas à pressão, escolhidas a dedo, ou as inúmeras garrafas e latas nacionais e internacionais à venda.

Publicidade
  • Cervejaria artesanal
  • Cais do Sodré

Cerveja artesanal (em quantidade e variedade) e petiscos, daqueles que aconchegam até os estômagos mais difíceis de conquistar. Entre o Cais do Sodré e a Bica, esta Musa também é paragem obrigatória para centenas de apreciadores de cerveja. Pedro Abril e Tiago Lima da Cruz são a parelha responsável pela ementa, pouco dada a monotonias, que muda com frequência. 

  • Cervejaria artesanal
  • Marvila

A Musa abriu o seu primeiro pousio ao público em Agosto de 2017. Ficava na Rua do Açúcar, em Marvila, e juntava bar e fábrica, consumo e produção, com uma programação musical à altura dos copos e dos pitéus que saíam da cozinha. Entretanto, a fábrica original fechou, mas reabriu passados uns meses num espaço diferente, mantendo o conceito, a cerveja, a comida e a música de sempre. Agora com um beer garden a pedir para ser instagramado.

Publicidade
  • Gastropubs
  • São Vicente 

A tap room da Oitava Colina, na Graça, sempre teve um par de mesas junto à porta, no passeio, para quem preferia beber ao ar livre. Mas entretanto criaram mesmo um estrado de madeira, afastado dos transeuntes, para provar as especialidades da casa. Alternativamente, é possível passar à janela e pegar na cerveja para ir beber para outro sítio. O Jardim do Cerco da Graça está mesmo ali ao lado.

  • Cervejaria artesanal
  • Santa Maria Maior

O Outro Lado nasceu das cinzas do Lisbeer, em Dezembro de 2018. É um bar de cerveja artesanal com uma maior aposta em rótulos e marcas estrangeiras que não se encontram noutros lados, sem descurar a produção nacional. Sente-se numa das mesinhas que instalaram num beco recatado de Alfama e prove todas.

Bares abertos

Os bares de vinho (ou wine bars, como lhes chamam os ingleses), as garrafeiras e as lojas da especialidade estão cada vez mais na moda e ainda bem. Afinal, o nosso vinho é um dos melhores do mundo e fica bem em diversas ocasiões. Seja para se refrescar a meio da tarde, aconchegar-se ao fim do dia ou até para lançar o mote numa noite de festa, reunimos os melhores bares de vinho em Lisboa, onde além de conseguir beber um copo consegue também picar um bom petisco. 

Os alfacinhas continuam a assistir ao milagre da multiplicação de marcas, estilos e sítios para beber cerveja artesanal, em garrafa ou à pressão, com tira-gostos clássicos a acompanhar ou o melhor da gastronomia internacional. Entre bares, garrafeira, fábricas e brewpubs há cada vez mais e mais variados projectos ligados à cerveja em Lisboa. E ainda há espaço para mais. Estes são os melhores sítios para beber uma fresquinha.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade