Cerveja, Bar, Cerveja Artesanal, O Outro Lado
©Gabriell VieiraO Outro Lado
©Gabriell Vieira

Os melhores bares de cerveja em Lisboa

Há cada vez mais e mais variados projectos cervejeiros em Portugal. Estes são os melhores bares de cerveja em Lisboa.

Publicidade

Nos últimos dez anos, Lisboa viveu uma verdadeira revolução cervejeira. Criaram-se fábricas, expandiu-se a distribuição, abriram-se bares e pubs, e encostou-se a um canto o gasto adágio do pão e vinho sobre a mesa. Ano após ano, os lisboetas continuam a assistir ao milagre da multiplicação de marcas, estilos e sítios para beber cerveja artesanal, em garrafa ou à pressão, com tira-gostos clássicos a acompanhar ou o melhor da gastronomia internacional. Sejam bares ou brewpubs, há cada vez mais e mais variados projectos ligados à cerveja em Lisboa. E ainda há espaço para mais. Estes são os melhores bares para beber uma fresquinha.

Recomendado: Os principais estilos e tipos de cerveja artesanal

Os melhores bares de cerveja em Lisboa

  • Chiado

O Ground Burger sempre foi tão conhecido pelos hambúrgueres como pelas cervejas. No entanto, nunca foi propriamente um sítio onde se ia só para beber um copo. Desde Dezembro de 2023, porém, os donos da hamburgueria vizinha da Gulbenkian têm um bar especializado em cerveja artesanal na Baixa. No Brew Chiado, há 23 torneiras e cinco centenas de latas e garrafas por onde escolher. Mas não só. Também há, entre outras bebidas, vinhos naturais, café de especialidade e, quando a fome aperta, pizzas de inspiração nova-iorquina.

  • Baixa Pombalina

Originalmente localizado na Baixa, com uma segunda localização aberta entretanto na Rua de Santa Marta, o Canil tem várias torneiras de cerveja,  algumas de produção própria, outras estrangeiras, mais umas portuguesas. Também têm muitas garrafas. E serve comida para que não falte sustento. 

Publicidade
  • Cervejaria artesanal
  • Areeiro/Alameda

Foi o primeiro bar de cerveja artesanal que abriu em Lisboa, a faísca que espoletou a explosão, ou melhor, a expansão da cerveja artesanal na capital. Estávamos em 2014, e mais ninguém apostava em pequenos produtores estrangeiros, nem dava a conhecer tantos novos produtores portugueses. Entretanto, o bar onde tudo começou, na Praça das Flores fechou, porém a tradição continua viva na loja e esplanada da Avenida de Paris.

  • Santa Maria Maior

Localizado originalmente no Cais do Sodré, o Crafy Corner mudou-se para a zona de Alfama há uns anos. Continua a ter uma dúzia de torneiras de cerveja artesanal portuguesa, em rotação constante, mas também alguns cocktails e outras bebidas. Há ainda um menu de brunch e pequeno-almoço, bem como outros pratos.

Publicidade
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O DeBru encontra-se a meio caminho entre um café e um bar. Inaugurado em 2019 por um brasileiro que durante a maior parte da década viveu na Austrália, tem cervejas artesanais portuguesas à pressão. Além disso, há algumas garrafas e os preços são relativamente acessíveis.

  • Bares
  • Chiado

O nome vem das cervejas Delirium da Brouwerij Huyghe belga. E são esses e outros rótulos da mesma cervejeira que dominam o menu do Delirium Café, no Chiado. Sobretudo as suas 35 torneiras. Não obstante, há diversas opções artesanais portuguesas, em garrafa e não só, mais umas quantas de outros países europeus e até umas quantas americanas. Há ainda um menu de petiscos.

Publicidade
  • Cervejaria artesanal
  • Marvila

Pouca gente faz tanta e tão boa cerveja em Lisboa como a Dois Corvos. Além de alguns rótulos que se encontram nos supermercados, produzem várias edições limitadas, à venda nas lojas e bares da especialidade, e outras que vão directas da fábricas para os dois taprooms da cervejeira, o original, instalado há muitos anos em Marvila, e o irmão mais novo, aberto desde 2023 no Intendente. Os espaços têm boa pinta e alguns pratos para acompanhar os copos.

  • Cervejaria artesanal
  • Chiado

Foi o primeiro brewpub da cidade e reúne debaixo do mesmo tecto algumas das melhores cervejas artesanais do país. Aqui não se encontram garrafas estrangeiras, apenas rótulos portugueses e várias cervejas à pressão e em rotação constante, produzidas no próprio bar.

Publicidade
  • Noite
  • Marvila

Onde antes morava a Lince, que entretanto se extinguiu, vive agora o Fermentage Brewpub, um laboratório onde se brinca com a fermentação para criar cervejas singulares. Há 14 torneiras no total, e muito para explorar, mas a especialidade da casa são as sours. Para comer há pizzas e outros petiscos fermentados. É um espaço para se deixar estar, seja na esplanada ou no interior, com jogos de tabuleiro, arcade, noites de quiz e até wrestling para entreter.

  • Beato

A Flor de Lúpulo tem uma boa selecção de cervejas e coisas novas para provar todas as semanas. No frigorífico há perto de meia centena de rótulos internacionais e duas dezenas de portugueses, e pelas torneiras correm mais dez cervejas diferentes de todo o mundo. Também servem alguns petiscos.

Publicidade
  • São Sebastião

A poucos passos da estação de metro de Picoas, o Gulden Draak – Casa da Cerveja tem 50 torneiras e muitas garrafas à escolha. Os proprietários são Neko Pedroso e Verónica Fernandes, que também têm mão no Delirium Café, o primeiro bar que este casal carioca abriu na capital, no início de 2017, em parceria com outra marca belga sobejamente conhecida.

  • Cervejaria artesanal
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O espaço é pequeno, com apenas uma mesa e um balcão no interior, mas há um pátio exterior com mais algumas mesas onde é possível provar as cervejas à pressão, escolhidas a dedo, e partilhar uma das mais de 300 garrafas e latas nacionais e internacionais à venda. A selecção é uma das melhores da capital.

Publicidade
  • Cervejaria artesanal
  • Marvila

A Musa abriu o seu primeiro pousio ao público em Agosto de 2017. Ficava na Rua do Açúcar, em Marvila, e juntava bar e fábrica, consumo e produção e ainda um programação musical regular para acompanhar com os copos e os pitéus que saíam da cozinha. Passados uns anos, a fábrica original fechou, mas reabriu num espaço diferente, que mantém o conceito, a cerveja, a comida e a música de sempre. Agora com um beer garden a pedir para ser instagramado.

Há também um taproom, na Bica, onde é possível beber as cervejas da marca, e um espaço próprio na Aldeia da Praia, em Colares.

  • Gastropubs
  • São Vicente 

A Oitava Colina já tinha uma fábrica e um quiosque na Graça quando, a 20 de Julho de 2018, inaugurou este taproom e gastrobar. Entretanto, a fábrica mudou-se para outra freguesia e o quiosque fechou, mas continua aberto o taproom, a lembrar onde tudo começou. O espaço não é muito grande, mas também não é pequeno, e tem óptimo aspecto. Para lá das garrafas da Oitava Colina, há dez torneiras de onde pingam cervejas, assim como alguns petiscos para comer.

Publicidade
  • Cervejaria artesanal
  • Santa Maria Maior

O Outro Lado é, sem dúvida, o melhor bar de cerveja artesanal de Lisboa. Um espaço luminoso e acolhedor, com uma esplanada improvisada numa rua de Alfama. Têm uma dezena de cervejas à pressão e mais de 400 rótulos diferentes nos frigoríficos. Muitos são estrangeiros e não se encontram em mais lado nenhum em Portugal; outros são nacionais, inclusive de produção própria.

  • Lisboa

Inspirado na cultura celtibera e lusitana, este bar em Arroios é provavelmente o único sítio em Lisboa onde vai encontrar hidromel à pressão – e fique a saber que é uma boa alternativa para quem já está enjoado de sidra. Mas não se preocupe: também servem cervejas artesanais.

Publicidade
  • Pubs
  • Estrela/Lapa/Santos

Há muitos, muitos anos, no número 6 da Rua do Prior do Crato, estava o túnel que ligava Alcântara às cavalariças do Palácio das Necessidades. Mas o que interessa é que desde 2016 está aqui o Quimera Brewpub. Com 12 torneiras, por onde correm bebidas produzidas pelos próprios e por outros cervejeiros, e mais umas dezenas de garrafas. Também há petiscos, cachorros e sandes inspiradas nos delis nova-iorquinos.

Rua Prior do Crato, 6 (Alcântra). Qua-Qui 17.00-00.00, Sex-Sáb 17.00-01.00, Dom 17.00-23.00.

  • Lisboa

De portas abertas na Rua Andrade, a poucos metros do Largo do Intendente, o Sputnik é mais um bar especializado em cerveja artesanal. Das torneiras brota maioritariamente cerveja portuguesa, mas nos frigoríficos encontram-se latas e garrafas de todo o mundo. O acompanhamento musical é pesado, e anda entre o punk-hardcore e o metal.

Outros bares em Lisboa

Lisboa foi eleita um dos melhores destinos vínicos do ano no último número da Wine Enthusiast, revista de referência internacional no sector vitivinícola. Não será de estranhar, por isso, que os bares de vinho (ou wine bars), garrafeiras e lojas da especialidade estejam cada vez mais na moda.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade