Mirari
© Francisco Romão Pereira
© Francisco Romão Pereira

Oito bares em Alcântara para beber um copo de noite ou de dia

Alcântara, que já teve discotecas históricas, continua a ter sítios com bons copos. É o caso destes oito bares.

Publicidade

Há capítulos que jamais se encerram, ainda que os seus actores possam já não sobreviver. Lugares como o Paradise Garage ou o Alcântara-Mar ficarão sempre na história da noite lisboeta, como espaços de culto, onde se viveram momentos inesquecíveis. Hoje Alcântara é outra, com alguma zona residencial, uma densa rede de transportes e alguns bares de qualidade, nomeadamente nas Docas – zona que ganhou um novo fôlego recentemente. Estes bares em Alcântara que aqui lhe sugerimos têm bebidas tratadas com cuidado e bom gosto, às quais se juntam, em quase todos, uma razoável programação musical que sempre anima as hostes. 

Recomendado: Os novos bares em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Os melhores bares em Alcântara

  • Alcântara

É impossível fugir ao óbvio, um elemento muito conhecido dos últimos anos na Lx Factory que marcou a paisagem (ou terá sido o Instagram?) em Lisboa. A colorida estátua de Leonel Moura, “Crista Rainha”, deixou de morar no terraço do Rio Maravilha para estar agora no Contra, nas Docas. Aberto no lugar de um antigo e conhecido pub irlandês, o Contra quer ser tanto um restaurante de boa comida, como um ponto de encontro para copos com bons cocktails. As noites, de quinta-feira a sábado, são animadas por DJs.

  • Noite
  • Estrela/Lapa/Santos

O Havaii Bar é um dos espaços mais antigos das Docas. O bar e discoteca é o sítio certo para dançar ao ritmo da música latina mais comercial, mas volta e meia há outros ritmos na pista.

Publicidade
  • Latino-americano
  • Alcântara

Na Doca de Santos, o Lat.A tem cocktails e especialidades de vários países da América do Sul. Com uma grande esplanada e um interior confortável, o restaurante do Grupo Capricciosa aproveita para fazer umas festas, que é como quem diz rodas de samba, ao fim-de-semana. 

  • Noite
  • Clubes
  • Alcântara

“Provavelmente somos o mais pequeno clube de Lisboa, mas não vamos ficar aqui a gabar-nos disso.” É assim que o Microclub se apresenta e ainda vai mais longe. Dizem que o amor à música (electrónica) é talvez maior do que noutros espaços da cidade, “por estar assim mais concentrado”. A sua programação, sempre em torno dos DJs, merece uma visita. 

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

O Mīrārī vive, em parte, do charme de uma fábrica quase em ruínas. A céu aberto, rodeada por paredes decrépitas e vegetação desregrada – num daqueles cenários em que a natureza claramente reclama o seu lugar –, encontramos a esplanada que quer animar os finais de tarde e noites da cidade. Há street food e até uma pitada de arte, e no bar serve-se o que os apetites ordenarem, incluindo vinhos naturais. 

  • Noite
  • Grande Lisboa

Com música ao vivo, esplanada com vista para o rio, bebidas e cocktails, o Quero-te nas docas, de portas abertas desde 2020, é um restaurante e bar com opções de manhã à noite.

Publicidade
  • Pubs
  • Estrela/Lapa/Santos

Um túnel que no século XVIII servia de passagem da Cavalaria Real para o Palácio das Necessidades é desde a Primavera de 2016 o Quimera Brewpub, um bar/restaurante com cervejas artesanais e sandes inspiradas nos delis de Nova Iorque. Em tempos foi um wine bar, o Retiro de Baco. Agora o néctar dos deuses é a cerveja.

  • Noite
  • Cafés/bares
  • Alcântara

Além dos cocktails de improviso, a outra especialidade do Rumours é passar despercebido. Numa das ruas pouco movimentadas de Alcântara, o bar tem o dedo de Stefano Zampieri. As prateleiras cumprem os serviços mínimos no que toca ao sortido de bebidas, cabe aos clientes trazerem as suas próprias garrafas. A prática é conhecida como BYOB (bring your own bottle, ou traga a sua própria garrafa). O objectivo é explorar sempre novas combinações e nunca repetir fórmulas, por muito vencedoras que sejam.

Mais Alcântara

  • Coisas para fazer

Comércio com história, negócios que cheiram a novo, restaurantes que são verdadeiros tesourinhos, arte dentro e fora de portas, sair à noite com estilo fora do epicentro nocturno lisboeta e ainda fazer outra mão cheia de coisas à beira rio. 

À beira-rio ou mais para dentro, clássicos de sempre convivem com novidades que dão cada vez mais cor e vida a Alcântara. Tanto há tascas tradicionais a preços acessíveis como um estrela Michelin, restaurantes de diferentes latitudes, espaços pensados para levar a família e restaurantes que à noite viram discotecas. As Docas, agora renovadas, voltam a ter a vida de outros tempos, enquanto a LX Factory continua uma paragem obrigatória, mesmo com todas as mudanças que tem sofrido. Nestes restaurantes em Alcântara, há opções para todos os gostos e ocasiões. Quer procure um sítio para passar um bom domingo com os miúdos ou uma festa com os amigos.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade