E pronto, a gente dá-se conta e é Abril de novo, um quarto do ano já lá vai e seguimos Primavera adentro. Abril cheira a liberdade e a dias que crescem, e desta lista bastante bem composta fazem ainda parte espectáculos aguardados há já algum tempo, vários deles adiados por mais do que uma vez, por causa da pandemia. Mas parece que desta é que vai ser e pode até acontecer que já seja possível celebrar a música e cantar em coro sem um pano nas ventas a atrapalhar. Eis o melhor da música popular que há para ver e ouvir este mês nas principais salas da cidade.
A programação de Abril em Lisboa da EGEAC, que arrancou a 23 de Março com um concerto de Sérgio Godinho, inclui o projecto 48, para o qual 48 mulheres – escritoras, poetisas e cantautoras – escreveram versos e pensamentos, que podemos ler no chão da cidade. Adília Lopes, Alice Neto de Sousa, Capicua, Djaimilia Pereira de Almeida, Dulce Maria Cardoso, Filipa Leal, Gisela Casimiro, Inês Fonseca Santos, Lídia Jorge, Luísa Sobral, Maria Teresa Horta, Maria do Rosário Pedreira, Patrícia Portela, Raquel Lima e Telma Tvon são algumas das mulheres convidadas. Até dia 25 de Abril, podemos ler algumas destas reflexões sobre a liberdade e a democracia em locais como a Avenida da Liberdade, o Rossio, a rua do Carmo, a rua Augusta, a Ribeira das Naus ou a Avenida 24 de Julho.
Este ano, o Abril em Lisboa estende-se até Maio e inclui ainda conversas, exposições, teatro, música, cinema e arte urbana. A lista completa de actividades pode ser consultada aqui.
Recomendado: Abril em Lisboa traz Margaret Atwood e abre edifício do Diário de Notícias