Se procura um visual com pinta, não procure mais. Já nasceram muitos sóis desde que que A Outra Face da Lua (na imagem) se pôs na Baixa – ainda nem se falava de redes sociais e as selfies chamavam-se auto-retratos. Entretanto, o número de espaços com peças em segunda mão multiplicou-se a olhos vistos, mas a passagem pela Outra Face é sempre tão empolgante como a agitação de um lobisomem na lua cheia. Recheie a carteira e lembre-se que o fast fashion tem a sua graça mas não vende Fendi nem Paul Smith a preço simpático e em sintonia com o comércio sustentável. (Rua da Assunção, 22. 10.00-19.30 (encerra terças e domingos).
A ilustre arte da chapelaria não tem vida tão facilitada nos tempos modernos como em eras douradas para estes acessórios masculinos e femininos. Mas a D’Aquino (Rua do Comércio, 16. Seg-Sáb 10.00-19.00) é um elegante convite às cabeças mais envergonhadas. A chapelaria conseguiu recuperar o bom gosto de outros tempos e trazê-lo para a actualidade. Dos cocos às abas mais largas, defina o seu estilo. Para algo mais descontraído, enfie os bonés da Son of a Gun (Rua da Assunção, 107. Seg-Sáb 10.30- 19.30)
Para acertar no tamanho, consulte a Dama de Copas, que dá cartas no bra fitting. Simplificando, pôs as lisboetas a pensar duas vezes sobre o tamanho dos respectivos soutiens. A consultoria de lingerie começou em Portugal, em 2009, e em 2014 chegou a Espanha. Não há desculpas para errar. (Rua de Santa Justa, 87. Seg-Sáb 11.00-20.00, Dom 11.00-19.00).
Presentear-se a si próprio? Claro. Mapas raspadinha, meias para não esconder debaixo das calças, guarda-chuvas tão originais que vai desejar que chova, ou insufláveis para piscinas que o põem a contar os dias que faltam para o Verão. A Capitão Lisboa é uma gift shop (desde 2010) onde é fácil esquecer que veio comprar algo para alguém e acabar a gastar dinheiro consigo próprio. Está tudo bem com isso. (Rua dos Fanqueiros 77. Todos os dias 10.00-19.30).
Estilo único é sinónimo de Óptica Jomil. Nesta morada histórica encontra réplicas dos óculos usados pelo último imperador da China, por Picasso, ou por Le Corbusier. Modelos da Lesca ou Lindberg, todos com um ar bem retro, únicos e incríveis, e que podem ascender aos 750 euros (caso dos primeiros, uns Meyrowitz), mas há soluções mais acessíveis, incluindo estilosas lunetas (88,56€). “Vivemos dos clientes fidelizados, sobretudo portugueses. A palavra passa entre amigos e de avós para netos”, explica a funcionária, Fernanda. Esta é aliás uma história de família, na sexta geração consecutiva ligada à óptica, com o neto do fundador, o senhor Ribeiro, actualmente ao leme da Jomil, fundada neste endereço nos anos 50. (Rua do Ouro, 249. Seg-Sex 10.00-19.00 e Sáb 10.00-14.00)
Já a Ourivesaria Sarmento ergue-se na rua por excelência das ourivesarias e a montra é um legítimo testemunho de que passado e presente podem e devem conviver pacificamente. De um lado, peças tradicionais portuguesas, do outro, em generoso e merecido destaque, as novíssimas criações de Inês Telles (também se pode cruzar com o talento de Filipe Caracol, ou Leonor Soares Carneiro, por exemplo). Vale a pena entrar, nem que seja para apreciar a formosura dos interiores. (Rua do Ouro, 251, Seg-Sex 10.00-19.00 e Sáb 10.00- 13.00).
Para os cavalheiros, há uma boa oportunidade para escreverem #OnlyClassicNoShit. É que o mundo das toalhas quentes e navalhas está vivo e recomenda-se. Depois da Rua do Alecrim, a barbearia Figaro’s chegou à Baixa com os seus cortes clássicos inspirados nos anos 20 a 50, que conquistaram tipos como David Beckham. (Rua da Madalena, 63. Ter-Sex 11.00-20.00, Sáb 10.00-18.00).
Não se despeça da zona sem andar num veículo retro A loja de street wear Vagabunds&Co tem a sua linha própria de óculos mas é provável que os olhos atentem em especial nos modelos com rodas da Johnny Loco para viver la vida loca em Lisboa quando lhe apetecer pedalar num destes veículos bem bonitos. (Rua dos Fanqueiros,186. Seg-Sáb 10.30-19.30).
A pensar na casa, há uma paragem obrigatória: os armazéns da Pollux. Nasceram em 1930 e continuam bem vivos. Quando um lisboeta pensa em enxoval, listas de casamento ou quinquilharia para a casa pensa neles. Ou então deve repensar a sua condição de lisboeta. Aproveite uma das melhores vistas sobre a Baixa, petisque no Less de Miguel Castro e Silva no último andar e explore os seis pisos de ménage. (Rua dos Fanqueiros, 276)
+ Os melhores sítios para fazer compras em Lisboa