Perdoe-nos a piada seca, até porque o assunto é sério: há pouca tralha mais importante na vida de uma criança do que a sua biblioteca pessoal. E nestas duas livrarias leva-se essa máxima a sério. A GATAfunho nasceu como uma editora de livros para todas as idades, um negócio de Ana Paula Faria e Inês Araújo, mãe e filha. Abriu primeiro um espaço em Lisboa e depois mudou-se para Oeiras, onde está de portas abertas, mesmo no coração histórico da vila, a todas as crianças que se querem perder em páginas de encantar. Como seria de esperar, os últimos meses foram de algumas mudanças na livraria: de todas as actividades que costumavam fazer, mantêm apenas a música para bebés e os contos aos domingos, sempre ao ar livre, com inscrição prévia e divisão da plateia por famílias. Apostam também no online, com uma série de vídeos em que apresentam um livro especial e têm o projecto Livros às Cegas, onde interpretam o verdadeiro papel de livreiras, com a escolha de livro(s) surpresa consoante um montante pago pelo cliente.
Já a Livraria e Papelaria Espaço, a mais antiga do concelho (n.1964), é um projecto familiar com oferta para todas as idades, mas dá um enfoque especial aos livros infantis e juvenis. “É uma área que nos interessa muito, porque também temos livros, mas não só”, explica Liliana, uma das quatro filhas dos fundadores. Têm uma relação próxima com editoras como a Orfeu Mini, a Planeta Tangerina ou a Kalandraka, por exemplo, e costumam organizar várias actividades para os mais pequenos, como a hora do conto. “Estes eventos para os mais novos também estimulam a nossa criatividade e ligação com a comunidade local.” Para os crescidos, há um clube de leitura, além de uma vasta oferta de livros.
GATAfunho: Largo 5 de Outubro, 9-10 (Oeiras). 91 015 3259. Ter-Sáb 11.00-17.30, Dom 11.00-13.00.
Livraria Papelaria Espaço: Av. Combatentes da Grande Guerra, 51 (Algés). 21 411 4076. Seg-Sex 10.00-13.00/15.00-19.00, Sáb 10.00-13-00.