Jardim da Estrela
Gabriell Vieira
Gabriell Vieira

Como fugir à Jornada Mundial da Juventude sem sair de Lisboa

Se quer evitar as multidões de peregrinos mas não quer (ou não pode) sair da cidade nem ter de se fechar em casa, aproveite estas sugestões.

Publicidade

A Jornada Mundial da Juventude decorre em Lisboa de 1 a 6 de Agosto. É provável que os eventos principais, no Parque Eduardo VII e no Parque Tejo-Trancão, e até os secundários, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, movam multidões. Mas não se preocupe: se quiser evitar as enchentes sem sair da cidade nem ter de se fechar em casa, há sítios aonde ir e coisas para fazer longe dos locais de peregrinação. A salvação é possível. A prova disso é este roteiro, que criámos para que possa aproveitar a primeira semana de Agosto com (alguma) tranquilidade.

Recomendado: As caras por trás da Jornada Mundial da Juventude

Terça-feira

  • São Sebastião

O Potzalia é a presença mais colorida do pacato Multicentro, em Entrecampos. Por lá, serve-se comida típica mexicana, sem adaptações de outras partes do mundo, certifica a responsável Sandra Ruiz. Por estar tão escondido e longe do trajecto da JMJ, é o sítio ideal para comer bem e descansado. (Também há o mais recente RePotzalia para experimentar, mas é demasiado perto do Parque Eduardo VII. O melhor é guardar para outra semana...)

  • Atracções
  • Bibliotecas, arquivos e fundações
  • Lumiar

Faz parte da rede de bibliotecas de Lisboa e fica em Telheiras, para dar ao bairro um espaço de promoção da leitura para todas as idades. O espaço tem todos os serviços de uma biblioteca, com um local próprio e sossegado para poder estudar sem distracções e com computadores, caso precise de apoio. A biblioteca dispõe ainda de uma fonoteca, para apoio especializado na área da música, mas sobretudo em tudo o que diz respeito à música portuguesa. Uma forma tranquila (e ao fresco) para passar a tarde. Ali à volta também não faltam cafés e restaurantes para petiscar qualquer coisa. 

Quarta-feira

  • Português
  • Carnide/Colégio Militar

Esta adega é um dos restaurantes mais emblemáticos de Carnide, com boa comida portuguesa, especialmente grelhados, e sempre em doses generosas. O bife na pedra (um verdadeiro naco para duas pessoas), o polvo ou a açorda são apostas seguras para almoços e jantares, mais ou menos demorados. 

Quinta-feira

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Lumiar

Cinco, seis, sete hectares? Isso é coisa de meninos. A área total da Quinta das Conchas, incluindo a vizinha Quinta dos Lilases e a mata, é de 26 hectares. Na principal mancha verde do concelho depois de Monsanto, é garantido que encontra lugar para ficar sozinho, nem que seja por um bocadinho. Deite-se a apanhar o sol do fim de tarde, tire uma sesta, leia um livro, fique só a ver o tempo passar. A nave central é tão grande que dá para tudo. Até para uma aula de yoga do riso, que está marcada para as 18.20 desta quinta-feira.

Sexta-feira

Deliciar-se com um gelado da Santini em Telheiras

Santini acaba de abrir nova loja na Praça D. Luís, junto ao Time Out Market, Cais do Sodré. Mas com o momento da Via-Sacra a decorrer às 18.00, no Parque Eduardo VII, o melhor é fugir para o bonito bairro de Telheiras e parar na loja que lá há. Por esta altura é provável que encontre sabores veranis, como o gelado de bola de Berlim ou de meloa. Tudo sem aromas, corantes ou conservantes, e preparado de forma artesanal, como manda a receita original que se mantém até hoje.

  • Noite
  • Princípe Real

Depois da 00.00 é provável que já não se vejam muitos peregrinos na rua. A festa Dirrty Pop, que toma conta do Trumps às sextas-feiras, é uma opção para ir sair se for adepto de shows drag e muita música pop. Vão marcar presença nomes como Filha da Mãe, Marge Mellow, Rebecca Bunny, Lexa Black, Sylvia Koonz, entre muitos outros.

Sábado

  • Grande Lisboa

Às 20.45 começa a Vigília no Campo da Graça, Parque Tejo, o que deixa a noite lisboeta a funcionar normalmente. Ainda assim, se não quiser andar para lá e para cá entre restaurantes, bares e discotecas, o melhor é escolher um espaço que engloba tudo isso. O Cobaia, em Alvalade, é um bom exemplo. Na carta há sabores mediterrâneos e cocktails de autor, mas também animação musical para quem não dispensa um pezinho de dança. Não muito longe dali está a discoteca histórica A Primorosa, para os desejarem prolongar a noite.

Domingo

Tomar o pequeno-almoço na Manteigaria

Enquanto a Missa de Envio decorrer às 09.00 com o Papa Francisco, no Parque Tejo-Trancão, aproveite para ir à nova loja da Manteigaria, em Campo de Ourique. Afinal, haverá melhor maneira de começar o dia do que com um pastel de nata quentinho? Esta também é a primeira morada com uma zona para sentar no interior e assistir a todo o processo de fabrico do início ao fim. Para acompanhar o pastel há café, chá, galão e outras bebidas típicas de pequeno-almoço, mas também ginja e vinho do Porto.

  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Benfica/Monsanto

Com 4315 metros quadrados, o Jardim Carlos Consiglieri fica no coração de Benfica, atrás da Igreja de Nossa Senhora do Amparo e próximo do Palácio Baldaya. Foi construído como um anfiteatro, aproveitando o declive do terreno e ligando a Rua Jorge Barradas, a uma cota mais alta, à Rua Cláudio Nunes, em baixo. É um local de lazer com mesas e cadeiras de madeira, bancos de pedra, equipamentos para fazer exercício ao ar livre e um parque infantil com escorregas, baloiço e rede de escalada. Ideal para respirar ar puro e levar os miúdos a brincar. 

Publicidade
  • Chiado

Às 16.30, os voluntários vão estar com o Santo Padre em Algés. É uma boa oportunidade para lanchar e talvez até jantar no novo Fauna & Flora do Chiado, paredes-meias com o São Luiz. As opções são várias, entre panquecas, tostas, hambúrgueres, e até pizzas. A carta de cocktails, pensada para os finais de tarde que se podem prolongar noite dentro, também é composta.

Jornada Mundial da Juventude em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade