Desafio: uma semana sem desperdício

Refeições tão deliciosas como as que pode salvar, mas com o especial sabor de “dever cumprido”. Nós sabemos onde e como. O desafio? Uma semana sem desperdício.

To Good To Go
D.R.
Time Out em associação com Too Good To Go
Publicidade

Sabia que a 29 de Setembro se celebra o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar? E que, em média, cada português desperdiça 184 kg de alimentos e 350 euros por ano? Entre almoços, jantares e snacks, é muita comida que é deitada ao lixo e que tem impactos a nível económico e ambiental. 

Para sensibilizar Portugal – e outros oito países –, a empresa Too Good To Go criou a Semana sem Desperdício Alimentar, dias durante os quais comer vai ter outro sabor. A plataforma criada junta as pessoas contra o desperdício alimentar e o prognóstico é de sucesso, pois todos sabemos o quão bons os portugueses são a abraçar causas.

O processo é simples: carregar no botão para se juntar à iniciativa e, durante uma semana, fazer escolhas mais conscientes e evitar o desperdício. Durante a semana, a Too Good To Go enviará conselhos para pôr em prática no seu dia-a-dia. Os parceiros da Too Good To Go terão também acesso a conteúdos para divulgação, num esforço colectivo que envolve toda a comunidade Too Good To Go

Se precisa de mais motivos, a Too Good To Go tem milhares de parceiros, entre restaurantes, supermercados e outros comércios de alimentação, para que não haja desperdício alimentar e este seja reconvertido em refeições a preços reduzidos. Conheça 10 sítios onde pode salvar comida em Lisboa e ajudar a lutar contra o esperdício.  

  • Cafés
  • Avenidas Novas

 Não há quem não conheça os croquetes da Versailles, o bolo de chocolate ou até a inusitada salada russa. A história da pastelaria passa pelo Saldanha, mas abriu horizontes e está também em Belém. Perto dos 100 anos, a marca está de boa saúde e excelente sabor. Quem escolhe uma Surprise Bag sabe que vai ter variedade, qualidade, e que ainda vai surpreender a família.

  • Cafés
  • Chiado/Cais do Sodré
  • 3/5 estrelas
  • Recomendado

Os fãs de café encontram aqui o paraíso do café artesanal, de saco e filtrado na hora. Pode bebê-lo mesmo ali, mas também pode levá-lo para o saborear em casa. Existem grãos vindos da Etiópia, do Brasil, da Colômbia ou da Guatemala. Há várias especialidades dinamarquesas – ou não fossem as criadoras deste projecto contra o desperdício oriundas de lá. Rye bread, cinnamon bun, focaccia e outras iguarias podem ser a surpresa que faltava na sua semana, nas Surprise Bags da Too Good To Go. 

  • Cafés
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Há pão, senhores, mas também há muita pastelaria de assinatura e, pasme-se, até pode ver como se comandam as operações de produção. No Bread & Friends os amigos encontram todos algum doce de que gostam, pão para levar, café torrado, e ainda refeições leves para almoços rápidos. O que vai para a Surprise Bag da Too Good To Go não sabemos, mas garantimos que nunca desilude.

  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Escolher um bolo na Pepicon é saber que a celebração da data especial em causa será bem-sucedida. Afinal, há poucas coisas que adocem tanto os convidados como… um bom doce. Mas, talvez não saiba, a Pepicon também tem miniaturas, e Surprise Bags para que possa provar e ser surpreendido.

  • Cafés
  • Campo de Ourique
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Se já ouviu falar de bons — mesmo, mesmo bons – pastéis de nata, já ouviu com certeza falar da Aloma. Detentora de várias pratas e vários ouros, continua a fazer furor e a ser um dos imperdíveis quando explora Lisboa. Ainda que a nata seja a estrela da casa, a montra é apetitosa e as Surprise Bags nunca falham.

  • Mexicano
  • Carnide/Colégio Militar

O nome pode parecer específico, mas não falamos apenas de guacamole. Na verdade, é um mexicano com tudo o que isso inclui: burritos recheados, totopos com pico de gallo, saladas e até creme de feijão. Nas Surprise Bags não virão as margaritas, mas tudo o resto pode ser a sua próxima refeição.

  • Cafés
  • Avenidas Novas

Há quem lá vá pelo café, quem vá pela pastelaria, quem não perca um brunch de fim-de-semana. Entre os que marcam presença recorrente e os que, de passagem, se sentem curiosos, o Choupana tornou-se um queridinho dos lisboetas e um ponto de passagem para muitos turistas. Se preferir esperar pelo final do dia, há Surprise Bags para saborear o sucesso do espaço.

  • São Sebastião

A ciência por trás do frango do churrasco é um mistério que poucos sabem resolver: em casa, nunca fica igual, por isso o melhor é deixar para quem sabe. E o Chickinho sabe. O frango é de qualidade, e o churrasco surpreende. Se “só frango” não chega, tem também batatas fritas, chicken wings e canja de quinoa. Não podemos revelar o que vem na Surprise Bag, mas temos um palpite… frango.

  • Japonês
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

O Japão está ao comando no Aruki Sushi by Confraria. O rei é, claro, o sushi, com uramakis, hosomakis, temakis, spring rolls e muitas outras opções. Mas há espaço para poké bowls e até ceviche. A beleza da Surprise Bag é que sabe, quando está a escolher, que terá direito a sushi e qualidade, com todo o sabor e muito mais em conta.      

  • Santos

Um espaço com pequenos-almoços e almoços saudáveis, com opções variadas de sopa, carne, peixe e vegetariano. As empadas são caseiras, as quiches não têm natas e os wraps um sabor inigualável. A maionese das saladas também é mais healthy, com pasta de caju. As Surprise Bags são uma óptima opção para um almoço tardio ou para os dias em que precisar de uma alternativa para o jantar.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade