Hoopers
DR
DR

Estes campos de basquetebol em Lisboa são autênticas obras de arte

A moda pegou e já são mais de uma dez os campos de basquetebol com arte urbana. Descubra-os, um por um, com este guia.

Publicidade

Já imaginou como seria marcar cestos numa obra de arte urbana? Em Lisboa e noutras localidades da área metropolitana, não precisa de imaginar: pode mesmo fazê-lo. Há cada vez mais campos desportivos, a maior parte exclusivos à prática de basquetebol, transformados em obras de arte. Com intervenções a cargo de artistas como Akacorleone, Mário Belém, Samina ou até mesmo Joana Vasconcelos, são um regalo para os olhos. Mesmo que não esteja muito virado para o desporto, quem sabe se não se sente inspirado depois de visitar os campos de basquetebol mais bonitos de Lisboa.

Recomendado: Siga este roteiro de arte urbana em Lisboa

  • Desporto
  • Alcântara

O ano de 2024 não terminou sem um campo de basquetebol renovado de fresco. Na Doca de Santo Amaro, mesmo junto aos campos de padel que estão sob a Ponte 25 de Abril, a Hoopers inaugurou dois campos 3x3 com um piso para lá de colorido. Os traços e manchas de cor não foram escolhidos ao acaso – têm a assinatura da artista portuguesa Joana Vasconcelos.

  • Desporto
  • Oeiras

Desde o Verão de 2024 que o Jardim de Caxias tem um pouco mais de cor. O campo de basquetebol tem o dedo dos criativos da Orpheu e está agora ao serviço da comunidade. Além disso, o espaço foi reabilitado com recurso a elementos reaproveitados a partir de resíduos recolhidos nas praias da região.

Publicidade
  • Desporto
  • Oeiras

"A incompreensível enormidade de qualquer possibilidade" foi a frase que serviu de mote ao artista Mário Belém, na hora de mudar a cara a este campo de basquetebol, em Oeiras. Mais uma empreitada promovida pela plataforma Hoopers, no Verão de 2023, e que inclui seis tabelas e duas balizas de futebol, para quem quiser bater outras bolas.

  • Desporto
  • Basquetebol
  • Grande Lisboa

Desta vez quem assina a intervenção artística é o colectivo Crack Kids, que teve oportunidade de dar uma nova vida ao campo polidesportivo junto à Rua Mário de Sá Carneiro, em Cacilhas. Além do artista Miguel Negretti, mais conhecido como DJ Glue, membro fundador do colectivo e também DJ da histórica banda almadense Da Weasel, Francisco Freitas também assina o projecto.

Publicidade
  • Desporto
  • Basquetebol
  • Estrela/Lapa/Santos

Segundo a plataforma Hoopers, no final dos anos 90 e início dos anos 2000 os espaços do Porto de Lisboa recebiam torneios de basquetebol 3x3. Uma tradição recuperada em 2021 na Doca do Espanhol, num espaço que recebeu a intervenção do artista urbano Flix, em parceria com a Administração do Porto de Lisboa. Flix é um artista venezuelano que já tinha apresentado o seu talento a Lisboa em vários locais.

  • Desporto
  • Basquetebol
  • Lisboa

Usado sobretudo por fãs de basquetebol, o polidesportivo do Campo Mártires da Pátria é mesmo uma obra de arte a céu aberto. Da autoria de Akacorleone, a arte colorida, que retrata uma pessoa de cada lado do recinto, chama-se “Balance” e foi criada no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Arroios, a plataforma desportiva Hoopers e a galeria de arte urbana Underdogs, de Vhils. Além do pavimento, também as tabelas de basquete foram renovadas. O campo inclui ainda balizas de futsal.

Publicidade
  • Desporto
  • Basquetebol
  • Grande Lisboa

Foi em 1992 que a história deste espaço começou a ser contada por Oliveira Donbell, mais conhecido no bairro por “Maninho”. Montou, na altura, uma tabela de basquetebol e pintou no chão um touro, em jeito de homenagem à equipa dos Chicago Bulls – é daqui que vem o nome Chicago pelo qual o campo continua a ser conhecido. Desde então, tornou-se um ponto de encontro entre gerações. Foi, aliás, por isso que Frederico Umbelina, treinador, mobilizou um dos seus ex-jogadores André Costa, agora fundador da Hoopers, para promover uma intervenção artística no local. Mariana Branco e Emanuel Barreira, que compõem os Halfstudio, não se desviaram daquilo que os tornou conhecidos – o lettering.

  • Coisas para fazer
  • Sete Rios/Praça de Espanha

No Largo do Conde de Bonfim, na freguesia de São Domingos de Benfica, encontra-se um campo de jogos muito especial. Numa placa junto à entrada, lê-se “Aqui não se joga futebol”. É exclusivo para a prática de basquetebol e foi renovado numa acção dinamizada pela plataforma Hoopers. Com recurso a cores fortes e arrojadas, que combinam formas e figuras, Pitanga procurou retratar “o constante movimento, o convívio das pessoas, a dinâmica do comércio local e a beleza dos espaços verdes e do Palácio Béau-Séjour”, que o rodeiam.

Publicidade
  • Desporto
  • Basquetebol
  • Charneca

Nunca ouviu falar em minibásquete? É baseado no basquetebol, mas pensado para crianças entre os seis e os 12 anos. E foi precisamente para incentivar os mais novos a praticar a modalidade que se inauguraram dois campos na Ameixoeira, junto à piscina municipal de Santa Clara, no pólo desportivo e de lazer da zona. A plataforma Hoopers – que combina e promove campos, conteúdos e produtos para fãs e praticantes de basquetebol – é a promotora do projecto, que também contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Clara e da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa. Já a intervenção artística ficou a cargo da dupla Los Pepes, cuja identidade se centra em padrões, formas abstractas e cores vibrantes.

  • Desporto
  • Basquetebol
  • Lumiar

Autor de uma tela de homenagem encomendada pela própria família de Kobe Bryant, o writer Hélio Bray é quem assina a intervenção artística do campo de basquetebol da Calçada de Carriche, que “dividiu” em três partes: o campo de basquetebol, a lateral das escadas de acesso a um prédio e a empena do mesmo edifício. O projecto, que se revelou em plena vigência de Lisboa enquanto Capital Europeia do Desporto, foi promovido pela startup Hoopers, que se juntou à Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia do Lumiar, para homenagear o jogador do Los Angeles Lakers, que morreu num acidente de helicóptero em Janeiro de 2020.

Publicidade
  • Desporto
  • Basquetebol
  • Benfica/Monsanto

O Campo de Jogos do Calhariz, na Freguesia de Benfica, foi intervencionado em 2021 pelos artistas locais Edis One e Pariz One. Na pintura que cobre todo o piso do campo de jogos, inspirada em expressões como “desporto rei” ou “prova rainha”, estão ilustrados o rei e a rainha de copas de um baralho de cartas. O projecto, que baptizaram de “Cara ou Coroa”, promove valores como o fair play e a igualdade de género. A iniciativa integra o projecto “NO!”, promovido pela Junta de Freguesia de Benfica, que combate a discriminação e violência doméstica na freguesia, e contou com o apoio da Galeria de Arte Urbana e da Câmara Municipal de Lisboa.

  • Desporto
  • Basquetebol
  • Parque das Nações

Na Rua Chen He, na zona nascente do Parque das Nações, junto ao skate park e à pista de pumptrack, encontram-se três campos de basquetebol de rua, um deles preparado para receber provas oficiais desta modalidade. Numa área de 800 metros quadrados e reutilizando materiais existentes em estaleiro desde a Expo 98, o projecto desportivo foi valorizado com uma intervenção artística realizada pelo colectivo Thunders Crew e financiada pela Câmara Municipal de Lisboa.

Publicidade
  • Desporto
  • Basquetebol
  • Grande Lisboa

Em 2021, o Município do Barreiro promoveu a reabertura do Polidesportivo Francisco do Paço. O projecto de recuperação e renovação, desenvolvido em parceria com a Hoopers, incluiu uma intervenção artística do artista setubalense Samina, que homenageia 37 figuras históricas do desporto da cidade, como os futebolistas Fernando Chalana e João Cancelo e os basquetebolistas Mike Plowden e Miguel Minhava. Além dos espaços dedicados à prática de basquetebol e futebol, a área com cerca de 1800 metros quadrados compreende ainda uma empena e a zona dos balneários.

  • Desporto
  • Basquetebol
  • Cascais

Requalificado, o recinto deste campo de basquetebol em São Domingos de Rana foi pintado pelo artista urbano Gustavo São Pedro, que quis prestar homenagem a Kobe Bryant. Esta foi promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol, no âmbito do programa 3x3 BASKETART. Para a prática do basquetebol 3x3, a Federação ofereceu a tabela oficial, produzida pela Fabrigimno, que também doou coletes técnicos e três oficiais Wilson 3x3, que foram entregues à Associação de Moradores do bairro, para serem usados pelos munícipes.

Arte dentro de portas

  • Museus

Não é ao domingo de manhã, sexta à tarde ou segunda de madrugada. Estes museus são de entrada gratuita sempre que a porta está aberta ao público (em alguns é preciso marcar). E, aos que já existiam, vieram agora acrescentar-se aqueles que tem 52 dias por ano para visitar. A busca por um museu gratuito também pode significar a descoberta de um museu que nem sempre está nas bocas do mundo, mas o saber não ocupa lugar. Descobrimos algumas pérolas museológicas, como a sala de operações do Movimento das Forças Armadas ou o Museu do Dinheiro, já que é disto que se trata. Aproveite estes museus grátis em Lisboa e arredores.

Recomendado: Guia para não pagar entrada nos museus em Lisboa

  • Arte

Tem até 31 de Dezembro para ver "Eduardo Gageiro 25 abril. 25 imagens. 50 anos" na Biblioteca Orlando Ribeiro. Com um bocadinho mais de folga, até 10 de Janeiro, não perca a exposição retrospectiva "O'Lopes", sobre o fotojornalista Carlos Lopes, na Casa da Imprensa, e "Middle Ground", do fotógrafo britânico Joe Wood, sobre as transformações da última década na Lituânia, na Galeria Imago. Não deixe também passar a oportunidade de ver o trabalho de 77 fotógrafos portugueses, na Galeria de Santa Maria Maior, na exposição "Edição Limitada". Na Antecâmara, vá ver o "Espírito no Lugar" de Valter Vinagre, e nas Salgadeiras, Inês d’Orey apresenta "Dada City", um projecto de fotografia e vídeo a partir da pesquisa do património arquitectónico da cidade de Bucareste

Recomendado: 🖼️ Exposições a não perder este mês em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade