Exposição de fotografia pop-up da NARRATIVA
© Francisco Romão PereiraExposição de fotografia pop-up da NARRATIVA
© Francisco Romão Pereira

As melhores coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Não sabe o que fazer em Lisboa sem gastar dinheiro? Aqui tem: coisas grátis para fazer na cidade todos os dia da semana.

Helena Galvão Soares
Publicidade

Este fim-de-semana, a Narrativa apresenta o plano para a Casa da Fotografia no Bairro do Beato e o Projecto DME (Dias de Música Electroacústica) dedica-se à Cultura & Sustentabilidade. O InShadow está na cidade a semana toda, com artes performativas, uma competição de vídeo-dança e uma competição internacional de documentários. Na quarta, não perca Os Pontos Negros no seu concerto de homenagem e despedida do Lounge. E se quiser um fim-de-semana mais verdinho, alinhe nas caminhadas autoguiadas da Biotrails nas bonitas paisagens de Palmela e saiba que o Jardim Botânico de Lisboa e o Botânico Tropical estão de entrada livre no domingo.

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer este mês

Grátis em Lisboa esta semana

  • Teatro e artes performativas

O InShadow – Lisbon Screendance Festival inclui vídeo-dança, artes performativas e visuais e documentário. Entre 15 e 24 de Novembro, a Casa do Comum acolhe a Competição Internacional de Documentário, que reúne 18 filmes de dez países. De 26 a 29, a Competição de Vídeo-Dança, que inclui 71 filmes provenientes de 32 países, acontece no Teatro do Bairro. No dia 30, é lá que se procede à entrega dos prémios. No Espaço Santa Catarina, a 26 de Novembro, é exibido Kieli Bi, um filme sobre a bailarina e coreógrafa cazaque Dana Mussa, que é seguido de um espectáculo de dança. Consulte a agenda aqui.

  • Arte
  • Lisboa

Nesta quinta 21 de Novembro vá à inauguração de uma artista que vale sempre a pena ver. "Num arco cronológico que abarca trinta e oito anos de produção, a exposição 'Canto' representa um regresso de Helena Almeida a uma casa que ajudou a fundar: a Diferença. O trânsito entre a pintura, o desenho e a fotografia é, nesta artista, leitmotif para um corpo de trabalho que se distingue pela coerência e intransigência conceptual a partir do qual foi erigido.
'Canto' reflete sobre a definição de espaço na obra de Helena Almeida, onde uma simples linha pode definir o espaço existencial por excelência (o atelier) que determina o seu posicionamento em reiteradas presenças equívocas porque distantes da simples autorrepresentação", apresenta o curador, Miguel von Hafe Pérez.

Diferença. Rua São Filipe Neri, 42, cave (Rato). galeriadiferenca.com. Ter-Sex 14.00-19.00, Sáb 15.00-20.00. Entrada livre. Inauguração: 21 Nov (Qui) 18.00-21.00

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Concertos
  • Alcântara

Esta quinta, 21 de Novembro, Luís Cunha, no trompete, André Rosinha, no contrabaoixo, e André Sousa Machado, na bateria, marcam presença no Café Dias. Como sempre, às 19.00. Quem passe à porta talvez nem suspeite, mas o Café Dias é um sítio muito especial. Já lá vão mais de 500 concertos desde que começou as suas sessões de jazz, em 2003. A partir de 2011, o Jazz às quintas nunca mais saiu da agenda (pode ver uma pequena amostra dos cartazes na cave). Pode ver a programação de jazz no Facebook (página com 4,2 mil seguidores, atenção).

Rua Pedro Calmon, 3 B (no Alto de Santo Amaro). 08.00-23.59. Jazz às quintas: 19.00-20.30 (às quintas, há jazz e não há jantares). Entrada livre 

  • Coisas para fazer
  • Festivais
  • Lisboa

Neste fim-de-semana, de sexta 22 a domingo 24, há concertos e conferências no Lisboa Incomum. Que papel podem ter as práticas artísticas no aumento da consciência ambiental? É este debate interdisciplinar entre arte, ciência e política que o Projecto DME (Dias de Música Electroacústicapromove anualmente desde 2017.

Esta edição tem como parceiro o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) e como tema "Espécies em extinção”. Conte com três concertos, quatro conferências, um workshop, uma sala de escuta e um mercado. Sábado é o dia forte das conferências. À tarde, por exemplo, pode ouvir investigadores do CCMAR e do IPMA a falar da "Acidificação dos oceanos", "Espécies invasoras nos oceanos" e "Aquacultura". No domingo, o workshop da Seeds on Wheels tem os pés bem assentes na terra, em território urbano: "Mãos na Massa: E se a Resiliência Urbana Fosse Plantada?". E, claro, cada dia termina com um concerto. Veja o programa dos três dias aqui. A entrada é livre mas requer inscrição.

Rua General Leman, 20 A (Bairro do Rego). 22 a 24 Nov (Sex-Dom), vários horários. Entrada livre, com inscrição

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Exposições
  • Lisboa

No fim-de-semana de 23 e 24 de Novembro, a Narrativa apresenta uma exposição pop-up de fotografia nas antigas instalações da Manutenção Militar Norte, no que será o futuro Bairro do Grilo, uma área de sete hectares que, além de outras funções residenciais e sociais, tem como objectivo agregar diferentes projectos artísticos e culturais em Lisboa. É nesse contexto que, no sábado, às 11.30, é apresentado o plano para a Casa da Fotografia e feita uma visita guiada pela exposição, construída a partir do acervo fotográfico da Narrativa e com obras de Alex Paganelli, Antonio Faccilongo, Asli Ozcelik, Emma Hardy, Francisco Romão Pereira, Inês Ventura, João Silva, Joana Dionísio, José Sarmento Matos, Lea Thijs, Leonel de Castro, Maria Abranches, Maria Beatriz de Vilhena, Mário Cruz, Nikita Teryoshin, Oksana Parafeniuk, Rodrigo Vargas, Rui Costa e Tommaso Protti.

Rua do Grilo, 84 (Beato). 23 Nov (Sáb) 11.30 apresentação e visita guiada, 24 e 25 Nov 11.00-17.00 exposição pop-up. Entrada livre

  • Arte
  • Lisboa

Aproveite o sábado e vá à inauguração da nova exposição de Sara Bichão, na Galeria Filomena Soares. A exposição faz eco da prática desta artista, que evolui num profícuo vai-e-vem entre o trabalho solitário e as trocas regulares com outros artistas – o que, por vezes, conduz a projectos colaborativos e a co-criações. Estes movimentos, que enriquecem o trabalho de Sara Bichão e marcam o seu percurso, orientaram a construção desta exposição, ao mesmo tempo individual e colectiva, que reúne, para além dos trabalhos da artista, os de Armineh Negahdari, Diego Bianchi, Gyan Panchal, Julien Carreyn e Miriam Cahn, diz o texto de apresentação.

Galeria Filomena Soares. Rua da Manutenção, 80 (Xabregas). www.gfilomenasoares.com. De 23 de Nov até 18 Jan. Ter-Sáb 10.00-13.00/ 13.30-19.00. Entrada livre. Inauguração: 23 Nov (Sáb) 16.00

Publicidade
  • Arte
  • Lisboa

A nova exposição individual de Luís Brilhante na Galeria Monumental oferece uma visão abrangente da produção mais recente do artista português. A mostra reúne um conjunto revelador de obras de pintura, desenho e gravura, reflectindo a diversidade disciplinar que tem caracterizado o trabalho do artista.

Campo dos Mártires da Pátria, 101. Ter-Sáb 15.00-19.30. 23 Nov até 14 Dez. Entrada livre. Inauguração: 23 de Nov (Sáb) 17.00-20.00

  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Domingo 24 de Novembro é o dia de nascimento de Rómulo de Carvalho, figura tutelar da divulgação da ciência em Portugal, e também professor, poeta e historiador. Em sua homenagem, o Dia Nacional da Cultura Científica celebra-se nesta data. As actividades gratuitas há muito esgotaram, mas continua a ter entrada livre no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUNHAC), no Jardim Botânico de Lisboa e no Jardim Botânico Tropical, em Belém, locais que merecem sempre uma visita.

MUNHAC e Jardim Botânico de Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 56 (Príncipe Real) | Jardim Botânico Tropical, Largo dos Jerónimos (Belém). 24 Nov (Dom) 10.00-17.00. Entrada livre

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Grande Lisboa

A Biotrails é uma empresa de caminhadas pela natureza, birdwatching e alguns percursos urbanos e tem desde Agosto uma parceria com a Câmara Municipal de Palmela para disponibilizar os seus percursos autoguiados gratuitamente. Para o utilizador basta abrir a app Biotrails, inscrever-se e pôr-se a caminho, seguindo as direcções e ouvindo (ou lendo) as descrições dos pontos de interesse, naturais ou históricos, do percurso. O GPS garante que não sai da rota. São quatro os percursos: Descobrir Palmela ([PAL01] percurso urbano); Serra do Louro, Palmela Arqueológica [PAL02]; Encostas do Castelo [PAL03]; Entre Castelos ([GRA01] do Castelo de Palmela ao Forte de São Filipe, Setúbal). Informações detalhadas sobre os percursos em Biotrails.

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Lisboa

Na terça, 26 de Novembro, junte-se a este passeio de duas horas, que parte da Basílica da Estrela, a primeira igreja no mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, e onde se fala de várias curiosidades da Lapa e da Estrela, como a de que em tempos o Jardim da Estrela teve corridas de toiros e que a Rua de Buenos Aires não tem nada a ver com a Argentina. As fachadas de azulejos também serão alvo de atenção.

26 Nov (Ter) 10.00. Informações e inscrições: itinerarios.culturais@cm-lisboa.pt

Lisboa low cost

  • Museus

Não é ao domingo de manhã, sexta à tarde ou segunda de madrugada. Estes museus são de entrada gratuita sempre que a porta está aberta ao público (em alguns é preciso marcar). E, aos que já existiam, vieram agora acrescentar-se aqueles que tem 52 dias por ano para visitar. A busca por um museu gratuito, também pode significar a descoberta de um museu que nem sempre está nas bocas do mundo, mas o saber não ocupa lugar, como se diz. Descobrimos algumas pérolas museológicas, como a sala de operações do Movimento das Forças Armadas ou o Museu do Dinheiro, já que é disto que se trata. Aproveite estes museus grátis em Lisboa e arredores.

Recomendado: Guia para não pagar entrada nos museus em Lisboa

Já foi mais fácil encontrar restaurantes em Lisboa até dez euros e a culpa não é só do turismo ou dos tempos difíceis que o sector atravessa depois de dois anos intermitentes, uma guerra na Europa e uma inflação. Na maior parte das vezes, a qualidade paga-se, mas ainda há excepções. Comer fora não tem de ser uma extravagância e na cidade existem verdadeiros achados. Pense num prato rico, em comida saborosa e atendimento simpático às vezes até familiar. Para encher a barriga sem esvaziar a carteira, este barato não lhe vai sair caro. São 18 restaurantes até 10€, mas também temos outras sugestões de restaurantes baratos onde poderá ser feliz sem pesar na carteira. 

Recomendado: Os melhores restaurantes de petiscos em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade