Percurso na zonha ribeirinha do Tejo
HGS | Percurso na zonha ribeirinha do Tejo
HGS

As melhores coisas grátis para fazer em Lisboa esta semana

Não sabe o que fazer em Lisboa sem gastar dinheiro? Aqui tem: coisas grátis para fazer na cidade todos os dias da semana.

Helena Galvão Soares
Publicidade

É uma semana forte nas vistas guiadas. Quarta, não perca o Observatório Astronómico, e sexta, o Tribunal Constitucional. No fim-de-semana, à boleia do Dia Mundial das Zonas Húmidas, dois passeios pela zona ribeirinha do Tejo, com observação de aves e da biodiversidade do sapal. Na Casa da Achada, passa o último filme do ciclo "Quem tem medo da paz?". Há curtas no Shortcutz na Cossoul e jazz no Café Dias. Música também no São Luiz, onde pode ir ouvir as batucadeiras do grupo Finka-Pé, na quarta-feira. E há exposições a sair e outras acabadas de inaugurar. Quer mais ideias? Veja a nossa selecção de exposições documentais e de fotografia.

Recomendado: Exposições em Lisboa a não perder este mês

Grátis em Lisboa esta semana

  • Arte
  • Marvila

De terça a sábado, vá visitar esta exposição acabada de inaugurar. Há cinco anos que Tamara Alves não expunha a título individual na Underdogs. Um interregno que tem agora fim com “And Your Flesh Becomes a Poem”. Ao longo de 25 obras, a artista urbana combina técnicas e materiais – desenho, aguarela, resina e madeira –, sempre fiel ao seu universo visual, pautado por figuras femininas, predadores selvagens e palavra escrita. No exterior na galeria, a artista assina um mural com o título The Wolf Awaits.

Rua Fernando Palha, 56 (Braço de Prata). Até 8 Mar. Ter-Sáb 14.00-19.00. Entrada livre

  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Nesta quarta-feira, uma visita que lhe vai ficar na memória. No Observatório Astronómico de Lisboa prepare-se não para um salto no espaço, mas sim para um salto no tempo. É uma instituição científica do século XIX, quando a beleza ainda não tinha dado lugar a ambientes assépticos. E está muitíssimo bem preservado. Chãos em madeiras valiosas, paredes com embutidos de mármore, mobiliário de época e sobretudo o equipamento científico histórico, nomeadamente o da incrível cúpula central, numa sala toda forrada a madeira, vão ficar-lhe na memória. Para não falar do piso superior, cuja cobertura é uma cúpula que gira a toda a volta, 360º, de forma a que se possa apontar o telescópio, com uma objectiva de 38 cm e uma distância focal de 7 metros, para qualquer direcção do universo.

Tapada da Ajuda. Rua da Tapada. Visitas guiadas gratuitas às quartas-feiras 15.00-16.00. Marcações em geral@museus.ul.pt ou 21 392 1808/ 24/ 25

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Lisboa

Esta sexta é a última sexta do mês – dia em que pode ficar a conhecer o Tribunal Constitucional, instalado no Palácio Ratton, numa visita guiada gratuita. Num percurso de 40 minutos, cheio de curiosidades, explica-se a história do Palácio Ratton, enquanto se percorre os seus interiores século XIX e se dá a conhecer as salas do Tribunal Constitucional – sala de sessões, sala de actos públicos (com a grande tapeçaria de Eduardo Batarda) e galeria dos presidentes – referindo-se também, sucintamente, as funções deste órgão de soberania. Nas traseiras do edifício, o jardim de árvores centenárias, entre as quais belos exemplares de metrosidero, dragoeiro, magnólia e araucária, num total de 44 espécies.

Rua de O Século, 111. Última sexta-feira do mês, 10.00 e 15.00. Entrada livre com inscrição obrigatória aqui

Lisboa low cost

  • Museus

Não é ao domingo de manhã, sexta à tarde ou segunda de madrugada. Estes museus são de entrada gratuita sempre que a porta está aberta ao público (em alguns é preciso marcar). E, aos que já existiam, vieram agora acrescentar-se aqueles que tem 52 dias por ano para visitar. A busca por um museu gratuito, também pode significar a descoberta de um museu que nem sempre está nas bocas do mundo, mas o saber não ocupa lugar, como se diz. Descobrimos algumas pérolas museológicas, como a sala de operações do Movimento das Forças Armadas ou o Museu do Dinheiro, já que é disto que se trata. Aproveite estes museus grátis em Lisboa e arredores.

Recomendado: Guia para não pagar entrada nos museus em Lisboa

Já foi mais fácil encontrar restaurantes em Lisboa até dez euros e a culpa não é só do turismo ou dos tempos difíceis que o sector atravessa depois de dois anos intermitentes, uma guerra na Europa e uma inflação. Na maior parte das vezes, a qualidade paga-se, mas ainda há excepções. Comer fora não tem de ser uma extravagância e na cidade existem verdadeiros achados. Pense num prato rico, em comida saborosa e atendimento simpático às vezes até familiar. Para encher a barriga sem esvaziar a carteira, este barato não lhe vai sair caro. São 18 restaurantes até 10€, mas também temos outras sugestões de restaurantes baratos onde poderá ser feliz sem pesar na carteira. 

Recomendado: Os melhores restaurantes de petiscos em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade