Vinylium
02.30-07.30
O Sol quando nasce não é para todos, pelo menos no Vinylium, a sala VIP por cima do Europa Sunrise, que também tem direito a um grupo fechado no Facebook. A sala foi aberta a um público restrito em Fevereiro de 2016 e funciona como discoteca privada a partir das 02.30 (às vezes uma hora mais cedo, para festas de aniversário de amigos, por exemplo). “É lá que testamos às vezes alguns DJs que começam a dar cartas”, explica Miguel Rodrigues, um dos responsáveis pelo espaço, num primeiro andar. "Se vemos que resulta, convidamo-los para tocar primeiro no Europa do Cais do Sodré e depois no Europa Sunrise."
A sala tem uma das melhores colecções de vinil que lhe vão passar à frente dos olhos (e que parecem duplicar às horas que lá chegar), daí o nome, Vinylium. “Ao todo são uns 12 mil, 15 mil discos”, estima Miguel. “Não só de electrónica, como de rock, de todos os géneros.” A colecção pertencia aos irmãos Rocha, antigos donos do Kremlin, agora à frente do Urban, que se viram forçados a vender a discoteca e respectivo recheio.
A ideia é que o espaço funcione como uma espécie de pré-Europa Sunrise. “Como só abre às 05.30, as pessoas ficam por ali à espera a conversar, a beber copos, a dançar.” As festas normalmente acontecem nas primeiras horas de sábado e de domingo e às vezes em vésperas de feriado. Como lá entrar? Apesar de ser uma sala restrita não é assim tão difícil como parece. Basta aparecer relativamente cedo no Europa Sunrise – coisa que poucos se lembrariam de fazer – e procurar o primeiro andar. A entrada é gratuita até às 04.00 e a partir daí custa 12 (consumíveis), tal como no Sunrise.
Se Nova Iorque é a cidade que nunca dorme, em Lisboa damos-lhe várias razões para ter insónias: dos melhores afters da cidade a uma festa para dançar antes de ir para o trabalho, de petiscos para quando a barriga dá horas a serviços que lhe levam bebidas e cigarros lá em casa. Sem esquecer um ginásio que nunca fecha. A verdade é que a oferta não pára de crescer, tudo para lhe facilitar a vida. Papinha mais feita só esta, a que preparámos, com uma lista de sugestões para guardar. Diga adeus ao João Pestana e venha daí descobrir a cidade quando a noite já vai longa.