Ribeira de Cabrelas
Hike Land
Hike Land

Os melhores passeios em Lisboa para fazer em Fevereiro

Caminhadas pela serra, adrenalina nas falésias ou percursos culturais. Há de tudo nesta lista.

Helena Galvão Soares
Publicidade

Comece o mês em beleza com caminhadas por Lisboa e arredores. Se quiser ficar por Lisboa, pode ir saber mais sobre a forma como as doenças alteraram a cidade, nomeadamente com a construção de hospitais. A proposta é fazer um roteiro pelos locais onde se desenvolveu o conhecimento científico ao longo da história, em duas das várias visitas especializadas da História LX. Fora da cidade, vá conhecer cascatas, ribeiras, rios, belíssimos bosques e a Mata Nacional dos Medos, com a sua biodiversidade e miradouros de vistas para o azul do Atlântico. Bons passeios.

Recomendado: Os melhores jardins e parques em Sintra

Os melhores passeios em Lisboa este mês

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Lisboa

No sábado, 22 de Fevereiro, vá numa visita guiada pela Lisboa científica. As cidades capitais são locais privilegiados para a produção da ciência, desde logo porque a sua dimensão põe problemas urbanos, como o saneamento ou a criminalidade, que têm de ser solucionados. São também o palco privilegiado para a circulação de ideias e surgimento de polémicas. Lisboa é desde cedo na sua história uma dessas cidades. Neste passeio com a duração de três horas, a guia Leonor Abrantes, da História LX, convida os interessados a descobrir a cidade através das ideias, da filosofia e da prática da ciência, tecnologia e medicina.

Percurso de dificuldade moderada. Duração: 3 horas. Marcações em historialx.com e pagamento até 48 horas antes do passeio. Ponto de encontro: Largo do Rato, em frente à sede do PS. 22 Fev (Sáb) 14.30-17.30. 15€

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Grande Lisboa

No domingo, 23 de Fevereiro, ponha pés a caminho em direcção à Foz do Lizandro. O percurso passa pelo Forte do Zambujal e pela Capela de Nossa Senhora do Ó, junto às margens do rio, em terras férteis de grande beleza, e segue por magníficas paisagens junto às arribas até à Praia de São Julião e sua capela.

Percurso circular de 13 km, de dificuldade moderada e 4h30 de duração. Ponto de encontro: Praia de São Julião, Gota D'Álcool Bar. Inscrições e +info em Green Trekker. 23 Fev (Dom) 10.00-14.30. 15€

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios
  • Grande Lisboa

A Biotrails é uma empresa de caminhadas pela natureza, birdwatching e alguns percursos urbanos e tem desde Agosto uma parceria com a Câmara Municipal de Palmela para disponibilizar os seus percursos autoguiados gratuitamente. Para o utilizador basta abrir a app Biotrails, inscrever-se e pôr-se a caminho, seguindo as direcções e ouvindo (ou lendo) as descrições dos pontos de interesse, naturais ou históricos, do percurso.

O GPS garante que não sai da rota. São quatro os percursos: Descobrir Palmela ([PAL01] percurso urbano); Serra do Louro, Palmela Arqueológica [PAL02]; Encostas do Castelo [PAL03]; Entre Castelos ([GRA01] do Castelo de palmela ao Forte de São Filipe, Setúbal).

A oferta da Biotrails é agora de 16 caminhadas guiadas (com preços entre os 10 e os 20 euros), 10 autoguiadas (4 gratuitas e 6 de 10 euros) e uma de birdwatching no estuário do Sado (30 euros), de que brevemente pensam fazer uma versão autoguiada. Veja todos os percursos em Biotrails.

Mais em Lisboa

  • Atracções
  • Parques e jardins
Descubra 10 jardins escondidos de Lisboa
Descubra 10 jardins escondidos de Lisboa

Pode parar de trautear os "Jardim Proibidos" de Paulo Gonzo. Estes que sugerimos são jardins escondidos em Lisboa e não proibidos, embora um deles tenha uma entrada, digamos, bastante restrita. Ou seja, são jardins que existem nesta linda cidade, mas que não são muito conhecidos do grande público. E há de tudo, desde jardins históricos na Ameixoeira a jardins em hospitais, museus e institutos culturais. Há um miradouro secreto com uma vista estonteante sobre o Tejo e jardins criados por moradores de bairros. E até pode visitar também o jardim da casa do primeiro-ministro. Venha daí.

Recomendado: Um passeio pelo Jurássico no jardim das cicas do Botânico de Lisboa

  • Coisas para fazer

Semana com música variada: da Big Band do Município da Nazaré no Auditório do Liceu Camões ao percussionista norte-americano Ali Jackson, no Tivoli, e ainda vilancicos na Igreja do Santo Condestável e o Desfile de Bandas Filarmónicas na Avenida da Liberdade, esse clássico. E jazz às quintas no Café Dias, claro. O Mostra de Fotografia e Autores faz a sua última inauguração na quinta-feira, enquanto algumas das outras exposições chegam ao fim. O colectivo japonês Chim↑Pom from Smappa!Group (na imagem) regressa a Lisboa para mostrar, em filme, a intervenção artística que fez o ano passado em Marvila. No fim-de-semana, aproveite a entrada livre em três museus – MAAT, Culturgest e Museu Arpas Szenes-Vieira da Silva – para ver grandes exposições.

Recomendado: Os melhores passeios em Lisboa para fazer este mês

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade