Hangar Design Store Avenidas Novas
Francisco Romão Pereira / Time Out
Francisco Romão Pereira / Time Out

As melhores lojas de móveis em Lisboa

Tem uma casa para decorar e quer fugir à marca do costume? Fomos à procura das melhores lojas de móveis em Lisboa.

Mauro Gonçalves
Publicidade

Tal como no universo das lojas de decoração, as opções não se esgotam no famoso armazém sueco. Há lojas portuguesas e de carimbo artesanal, sem descuido das tendências contemporâneas e das maravilhas da alta tecnologia. Entre tantas opções, o difícil será escolher. Há sofás coloridos e irreverentes, mas também móveis clássicos, maciços de carvalho francês ou com acabamento em folha de madeira de faia. Já para não falar de mobiliário vintage, dos anos 50 aos 80. Curioso? Dê uma espreitadela nas melhores lojas de móveis em Lisboa. 

Recomendado: À procura de algo especial? Estas são as melhores concept stores de Lisboa

Lojas de móveis

  • Compras
  • Decoração
  • Campolide

Uma loja voltada para profissionais e para grandes projectos, mas onde os pequenos clientes também são bem-vindos. O destaque vai para as marcas internacionais representadas pel'A Linha da Vizinha. Vitra, Cappellini, Magis e Fritz Hansen são só uma amostra do mobiliário contemporâneo que esta loja tem para oferecer.

  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Esta loja de mobiliário e decoração vintage, aberta desde 1978, tem negócios consolidados no mercado norte-americano, britânico e nórdico. Se espreitar o recheio da casa, percebe porquê: encontra, por exemplo, um aparador em madeira de pau-santo, um cadeirão modelo 91 ao estilo papa bear e um toucador inglês em mogno. Pioneira do vintage em Portugal, a América Móvel importa desde 2002 peças dos anos 50, 60 e 70, de fábricas e criadores de renome da Suécia e Dinamarca, como Arne Vodder, Hans Wegner, Ib Kofoed Larsen e Poul Henningsen. Com um armazém em Santarém e uma loja em São Bento, em Lisboa, existe ainda uma oficina de restauro de mobiliário em madeira, disponível para peças de clientes e com entregas gratuitas no país e no estrangeiro, mediante orçamento. 

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Grande Lisboa

Fundada em 1998, a Antarte é um sério caso de expansão. Começou a norte, mas foi descendo o país até se instalar em Lisboa, mas concretamente em Alfragide, onde a flagship store já dá uma ideia daquilo que esta fábrica é capaz de fazer. A personalização é uma das chaves do negócio, dos sofás às estantes, das mesas de refeição às camas. Tudo é possível.

  • Compras
  • Decoração
  • Campolide

Do mobiliário à decoração, é uma das lojas favoritas dos lisboetas para fazer compras para a casa. Aparadores monumentais, mesas de jantar que impõem respeito, estantes, sofás e poltronas de todas as cores e formas, carrinhos, móveis de apoio — o rol não acaba e permite decorar qualquer divisão de uma ponta à outra.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Lisboa

A loja passa despercebida, mas é só uma amostra do extenso catálogo desta cadeia internacional de mobiliário e decoração. Espere encontrar peças de acabamento simples e cores claras, com destaque para elementos naturais como vimes e juta.

  • Compras
  • Campo de Ourique

A arte, a arquitectura e o design entram num bar...perdão, numa loja. É a Banema. O espaço tem uma clara divisão entre o Banema Lab e o Banema Studio, que se encarrega de formar família com marcas e artistas peculiares, capazes de produzir peças que transformam qualquer espaço onde estejam. Alguidar Knit, Christian Haas, Design House Stockholm, Earl of East London, Ferm Living, Gestalten, Hay, La Bruket, Rival, Util, Vicara, Onno ou Kreafunk são algumass das etiquetas (portuguesas e internacionais) que pode encontrar na loja de Campo de Ourique.

Publicidade
  • Compras
  • Princípe Real

Nasceu no Norte do país e desceu até Lisboa, onde mantém uma loja na Embaixada do Príncipe Real. A Boa Safra é a casa que defende o design de interiores sustentável com unhas e dentes, apostando no casamento entre o know-how dos artesãos e a criatividade das novas gerações de designers. A estética minimalista impera quer no mobiliário como nos objectos de decoração de interiores. A sustentabilidade é o eixo central da marca que escolhe a dedo as matérias-primas e todo o processo de fabrico é pensado para que tenha a menor pegada ecológica, com madeiras da única floresta com taxas de reflorestação positiva e óleos ecológicos. Todos estes princípios estão clarificados na etiqueta de cada produto que revela os oito parâmetros a que obedece a marca, desde o baixo consumo energético ao reciclável, do biodegradável ao comércio justo.

  • Compras
  • Lojas vintage
  • Grande Lisboa

Nem toda a gente gosta de ter uma casa igual ao catálogo do Ikea e não há arquitectura moderna onde não encaixe que nem uma luva uma ou outra peça vintage. No Cantinho do Vintage, local de romaria de muitos lisboetas, as peças de mobiliário e os acessórios de decoração de outros tempos são a perder de vista, sobretudo agora que este projecto português ocupa um armazém com nove mil metros quadrados. Assim, é fácil perdermo-nos lá dentro.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Avenida da Liberdade

Em Braga, é uma casa histórica. Em Lisboa, a história começou bem mais tarde, em 2019. Por detrás deste estúdio de interiores está uma estrutura familiar. Catarina Rosas, a mãe, criou a Casa do Passadiço em 1992. Hoje, Cláudia e Catarina Soares Pereira, as filhas, dão a cara pelo negócio. Além dos projectos, também as peças servem de cartão de visita. Por cá, é na avenida mais ostentosa da cidade que exibem os ambientes luxuosos que são capazes de criar.

  • Compras
  • Decoração
  • São Sebastião

Nasceu em 2010, na galeria lateral do CCB a primeira Hangar, uma loja de referência no design de interiores, com objectos decorativos de marcas nacionais e internacionais. Para além de uma variada selecção de mobiliário, têxteis e iluminação, a Hangar também se dedica a projectos de decoração e arquitetura de interiores. O negócio continua em expansão. Em Março em 2023, abriu o seu maior espaço na zona das Avenidas Novas. O novo espaço tem 420 metros quadrados e dois pisos, com diferentes ambientes de uma casa. Desde uma ampla sala de estar, com um sofá desenhado pela equipa da Hangar, a uma zona no piso de baixo, apelidada de Home Spa, reservada a acessórios decorativos para casa de banho e mobiliário para espaços ao ar livre.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Avenidas Novas

Directamente de Paços de Ferreira chegou Luís Meireles e, por arrasto, o seu negócio, que prima pela ergonomia, funcionalidade e sofisticação do design escandinavo. Esta loja de móveis abriu em Dezembro de 2018, com peças contemporâneas. Simples e funcionais, privilegiam a madeira como matéria prima nobre e servem para se sentar, para estar, para dormir ou para trabalhar. Além dos artigos que encontra na loja, cada sofá, móvel, cortina, tapete ou almofada pode ainda ser feito por medida, adequando-se a cada circunstância. Entre as propostas, encontra, por exemplo, um móvel de carvalho rústico ou um móvel para televisão de madeira da Austrália.

  • Compras
  • Chiado

Foram precisos dois anos para ver este espaço abrir-se à cidade. Em pleno Chiado, de frente para o Teatro Nacional de São Carlos, há uma nova a discreta loja, cujo interior prima pela sobriedade e pela sofisticação. Para instalar a primeira casa da Minotti em Portugal, a marca italiana confiou a empreitada a Clemente Rosado e Pedro D'Orey, a dupla por detrás da QuartoSala, desde 1995 dedicada à arquitectura de interiores. Em 2019, a relação com a Minotti estreou-se. Ao longo de duas salas, os clientes têm acesso a algumas das estrelas do catálogo – o conforto superlativo do sofá Horizonte, as linhas harmoniosas da colecção Brasilia ou as amplamente reproduzidas mesas Cesar. Escusado será dizer que caminhamos no território do luxo. Além das peças presentes na loja – todas elas herdeiras de métodos de produção rigorosos e, em parte, manuais –, os catálogos oferecem possibilidades de personalização quase infinitas.

Publicidade
  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Este espaço de design mid century, vocacionado essencialmente para o design escandinavo, apresenta peças originais de época, mas também de autores desconhecidos. Apesar do trabalho de restauro, é possível encontrar mobiliário e iluminação com sinais de uso ou eventual desgaste condizente com a idade do objecto, mas que fazem jus às tendências dos anos 50 e 60. Entre sofás, poltronas e mesas de apoio, os preços variam e tanto pode encontrar uma peça a 120€ como a 360€. 

  • Compras
  • Decoração
  • Grande Lisboa

Com 90 anos de história (data que já mereceu um livro comemorativo, editado pela Rizzoli), a Molteni tem passado de geração em geração. A sede, em Brianza, a norte de Milão, é onde tudo acontece – desde uma loja de cinco andares a um museu que conta a história da família. A mais recente estratégia, no entanto, tem apontado para a internacionalização, através da abertura de lojas próprias em cidades consideradas estratégicas. Lisboa foi uma das últimas a abrir portas. A personalização (o derradeiro luxo) é uma chave para entender o que aqui se faz. Tudo pode ser alterado, sugerido ou reajustado para adaptar as proposta dos designers às especificidades da casa, a começar pela diversidade de estantes modulares. Estruturas que respiram (e de que maneira) em open spaces e pés-direitos como o da loja, com quase cinco metros, mas que, segundo os profissionais de serviço, podem ser adaptados aos espaços mais exíguos.

Publicidade
  • Compras
  • Santos
Paris:Sete
Paris:Sete

Fundada em 1985, em Santos, 20 anos antes de o bairro ser considerado Design District, esta é uma das lojas de design mais conhecidas da cidade. Além de projectos de arquitectura e decoração de interiores, dispõe de uma colecção criteriosa de objectos decorativos e mobiliário de marcas conceituadas como Normann Copenhagen, Hay, B&B Italia e Vitra. Mas também da marca própria, Paris:Sete, como por exemplo uma mesa redonda com acabamento em mate de aço pintado.

  • Compras
  • Decoração
  • Estrela/Lapa/Santos

Mónica Penaguião é a mulher que levanta poeira, uma Poeira que é só sua. Tudo começou como uma brincadeira, em 1981, numa casa emprestada pelo tio, em Lisboa, onde vendia sofás e mesas. Assim se divertia até perceber que a coisa podia tornar-se negócio sério. A Poeira cresceu e deu um salto para o outro lado do oceano, abrindo loja também em São Paulo e no Rio de Janeiro, além da de Lisboa, isto para não falar nos projectos de design de interiores que faz por todo o mundo. Na loja é possível encontrar marcas e produtos de artistas e artesãos como Fornasetti, Marcel Wanders, Viúva Lamego, Robério Braga, Antoinette Poisson, Ricardo Fasanello, Venini e Gio Ponti. Além disso, Mónica assina uma linha própria, a Design Poeira, com móveis, tecidos e papel de parede, candeeiros e acessórios decorativos. Recentemente mudou a sua loja para a Lapa e, imagine-se, juntou outros projectos e deu nova vida a um antigo centro comercial de bairro.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Estrela/Lapa/Santos

A marca nasceu em 2017, mas só dois anos depois abriu a primeira loja física, na zona de Alcântara. Na base está a missão de responder a acções essenciais do quotidiano humano: dormir, sentar, comer e trabalhar. Para isso, tem contado com a ajuda de alguns criativos nacionais. Filipe Ventura é designer e o proprietário da marca, mas conta com a ajuda preciosa de Miguel Soeiro, Ana Rodrigues, Ivo Oliveira Rodrigues e Pedrita Studio, entre outros nomes. Entre os produtos estrela da Porventura estão a Torta, uma secretária pouco convencional, e Rule, a estante versátil.

  • Compras
  • Decoração
  • Princípe Real
QuartoSala
QuartoSala

Se há marca especializada no design de mobiliário e interiores é a QuartoSala, que já soma três lojas em Lisboa – o espaço mais recente é na Rua da Boavista, em plena zona ribeirinha. São 200 metros quadrados ocupados pela área de exposição com marcas exclusivas como as italianas Arflex, Maxalto e Zanotta, a austríaca Gebruder Thonet Vienna, as edições de clássicos pela mão dos escandinavos da karakter, a britânica Established and Sons e o design português do artista João Bruno Videira.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Grande Lisboa

Mais do que uma amostra extremamente diversa de mobiliário de diferentes tipologias, a SAL Concept Store assenta numa selecção de marcas e peças pautada pelo bom gosto. Sandra Nascimento é a criativa por trás da marca, que se refugiou no charmoso Cais do Ginjal. Neste armazém vai poder ver de perto os móveis na área de exposição mas também trabalhar em projectos mais ambiciosos e personalizados.

  • Compras
  • Decoração
  • Estrela/Lapa/Santos

A vontade de reunir as novas descobertas -- em áreas tão distintas como o mobiliário, a cerâmica, o têxtil, a luminária, a tapeçaria e mesmo a ilustração -- num único espaço trouxe os irmãos Paz e Gonçalo Braga até ao número 23 da Avenida Infante Santo. São poucos metros quadrados recheados com o que de melhor se faz aquém-fronteiras, mas também com múltiplas possibilidades de colaborar, co-criar e firmar parceiras.

Publicidade
  • Compras
  • São Sebastião

O olfacto é o primeiro sentido a ser provocado quando entramos na recém-inaugurada Silent Home, ali a meio caminho entre o Marquês e as Amoreiras. E a culpa é das velas espanholas da Cereria Mollá, casa fundada em 1899, mas que soube renovar a tradição. As fragrâncias são uma das paixões de Daniel Fonseca e Hugo Covaneiro, de tal maneira que a própria Silent Home nasceu da ideia de criar uma marca para perfumar os lares alheios. Entretanto, o projecto ganhou outra escala – o de uma curadoria inteiramente dedicada ao design e à decoração. A Silent Home vive de uma harmonia conseguida a meio caminho entre o minimalismo e o excesso que o contrapõe. Se por um lado procura designs intemporais e peças desenhadas a pensar no conforto, por outro, propõe uma selecção de objectos capazes de conferir personalidade a qualquer divisão.

Às compras por Lisboa?

  • Compras

A agenda não dá descanso, pelo menos no que diz respeito a novas lojas em Lisboa. Para que não perca o fio à meada na hora de renovar o armário, de repensar a decoração da sala ou até mesmo de pensar numa mudança de visual, damos-lhe um lamiré das inaugurações dos últimos meses. Há espaços que dão nova vida aos bairros, enquanto outros resgatam tesouros de outras épocas e até o desafiam a pôr as mãos na massa. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só definir o orçamento e fazer a lista de compras, ou simplesmente deixar-se levar por este roteiro de novidades.

Recomendado: Da decoração à roupa, as lojas onde vai querer entrar na Lx Factory


  • Compras
  • Joalharia

Com cada vez mais marcas de jóias portuguesas, não há desculpas para não brilhar – no dia-a-dia ou numa ocasião para lá de especial. Nesta lista, apresentamos as melhores lojas e ateliers para comprar jóias em Lisboa. Mas o melhor é mesmo não ser preciso endividar-se para levar uma peça para casa: há espaço para jóias acessíveis, sem descurar o design, mais orgânico ou mais geométrico, e para investimentos de uma vida. Brincos, pulseiras, colares, de todas as formas e feitios, em materiais nobres, mas não só. Tome nota da nossa selecção – é totalmente portuguesa.

Recomendado: As melhores concept stores em Lisboa

Publicidade
  • Compras
  • Moda

Poucas peças são tão democráticas e transversais a géneros, idades e estilos como um par de ténis. Dão para ir trabalhar, para ir jantar fora, para sair à noite e até para dar nas vistas numa festa (e o melhor de tudo é que servem para palmilhar Lisboa e as suas sete colinas) – e não só para fazer desporto, como noutros tempos. Mas têm de ser especiais e, em Lisboa, há um punhado de lojas que se especializaram na matéria. Dos modelos mais raros das marcas que todos conhecemos a etiquetas que só os entendidos sonham ter, sem esquecer as marcas portuguesas, estas são as melhores lojas para comprar ténis em Lisboa.

Recomendado: Marcas portuguesas de roupa e acessórios de praia para o Verão

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade