A semente original foi em Oeiras, em 1981, e mais de três décadas passadas a André Ópticas abre a sua sétima loja. A prata da casa é o ateliê no subsolo onde agora a marca fabrica os próprios modelos de óculos. É aqui que a magia acontece e que de uma placa de acetato nascem uns óculos. Uma longa bancada ocupa metade da sala onde estão dispostas todas as ferramentas, apetrechos e maquinaria pesada necessária ao ofício. O resultado final é, no fundo, o cliente sentir-se individual. Neste ateliê fazem-lhe a papinha toda – desde a leitura anatómica até à escolha da cor da armação. As possibilidades são infinitas e cada par é único. E se antes passaram mais de três décadas apenas a vender óculos, este é o momento da diferenciação, o momento em que começam a fabricá-los, sob a insígnia Family Affair – a marca criada e que imprime a nova aposta da André Ópticas nestes novos óculos que vão saindo do forno do número 12 da Rua Serpa Pinto. Sempre tudo em família.
Como a luz de Lisboa não costuma dar tréguas (não nos estamos a queixar), não há alfacinha que viva sem um par de óculos escuros à mão. E é preciso ver uma coisa: não é absolutamente necessário ser uma óptica especializada para vender bons e bonitos pares de óculos. Mas em Lisboa há de tudo um pouco, das históricas às caloiras, das especializadas às multifacetadas que aos óculos juntam outros acessórios, roupa ou mesmo bicicletas.
Recomendado: um novo par de óculos está mesmo a pedir uma mudança mais a sério. Descubra os 13 melhores cabeleireiros em Lisboa para mudar o visual