NOMADLAND
©Cortesia Searchlight Pictures | Frances McDormand em 'Nomadland'
©Cortesia Searchlight Pictures

As actrizes e os actores com mais Óscares

É um clube muito restrito, o das actrizes e actores com mais Óscares. Até agora, apenas sete ganharam mais de três.

Publicidade

Foram muitos os actores e actrizes que, desde 1929, data da primeira cerimónia dos prémios, ganharam um Óscar. Pouco mais de 40 conseguiram levar para casa duas estatuetas da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood ao longo da carreira. Mais do que isso? Quase nenhuns. Katharine Hepburn é a actriz mais premiada, tendo recebido quatro Óscares de melhor actriz entre 1934 (por Glória de Um Dia) e 1982 (por A Casa do Lago). Depois, com três Óscares, surgem Frances McDormand, Daniel Day-Lewis, Meryl Streep, Jack Nicholson, Ingrid Bergman e Walter Brennan – o único que nunca foi eleito melhor actor principal, vencendo apenas por papéis secundários.

Recomendado: Os filmes que ganharam mais Óscares

As actrizes e os actores com mais Óscares

Katharine Hepburn

A lendária intérprete é a única a ter ganho quatro Óscares, e todos eles de melhor actriz. Em 1934 (Glória de um Dia, de Lowell Sherman), 1968 (Adivinha Quem Vem Jantar, de Stanley Kramer), 1969 (O Leão no Inverno, de Anthony Harvey, ex aequo com Barbra Streisand) e finalmente, em 1982 (A Casa do Lago, de Mark Rydell). Hepburn nunca foi recebê-los.

Frances McDormand

A norte-americana já tem três Óscares de melhor actriz (principal, sempre) em casa. Recebeu o primeiro em 1997, pela sua prestação em Fargo, dos Coen. O segundo chegou em 2018, pelo seu papel em Três Cartazes à Beira da Estrada, de Martin McDonagh, e o mais recente foi por Nomadland – Sobreviver na América, o grande vencedor dos prémios de 2021, realizado por Chloé Zhao.
Publicidade

Meryl Streep

A recordista de nomeações (21, até agora) já ganhou três Óscares, dois de melhor actriz, em 1983 (A Escolha de Sofia, de Alan J. Pakula) e 2012 (A Dama de Ferro, de Phyllida Lloyd), e um de melhor actriz secundária, em 1980 (Kramer Contra Kramer, de Robert Benton). É provável que um dia destes receba o quarto.

Ingrid Bergman

A grande actriz sueca que não fez carreira só em Hollywood tem um registo igual ao de Meryl Streep. Duas estatuetas de melhor actriz, em 1945 (Meia Luz, de George Cukor) e em 1957 (Anastásia, de Anatole Litvak), e uma de melhor actriz secundária em 1975 (Um Crime no Expresso do Oriente, de Sidney Lumet).

Publicidade

Daniel Day-Lewis

O britânico é o único a ter ganho até agora três Óscares de melhor actor (e isto com apenas seis nomeações). Venceu em 1990 (O Meu Pé Esquerdo, de Jim Sheridan), em 2008 (Haverá Sangue, de Paul Thomas Anderson), e em 2013 (Lincoln, de Steven Spielberg). Está retirado do cinema desde que participou no filme Linha Fantasma (2017), de Paul Thomas Anderson, mas irá regressar na estreia da realização do seu filho Ronan Day-Leys, no filme Anemone.

Jack Nicholson

São também três as estatuetas arrebatadas por Nicholson, que emula Meryl Streep e Ingrid Bergman. Dois Óscares de melhor actor, em 1976 (Voando Sobre um Ninho de Cucos, de Milos Forman) e em 1998 (Melhor é Impossível, de James L. Brooks), e um de melhor actor secundário, em 1984 (Laços de Ternura, de James L. Brooks).

Publicidade

Walter Brennan

O veterano actor característico conquistou três Óscares, todos de melhor actor secundário. Em 1937 (Pai Contra Filho, de Howard Hawks e William Wyler), 1939 (Um Dia de Glória, de David Butler) e 1941 (A Última Fronteira, de William Wyler). É o único desta restrita lista com este registo.

A caminho dos Óscares

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade