Duna: Parte 2
©DR | Duna: Parte Dois
©DR

Todos os filmes com nomeações aos Óscares que pode ver em casa

Saiba onde ver em casa filmes com nomeações aos Óscares (pelo menos os que estão disponíveis nos vários serviços de streaming, e não só)

Renata Lima Lobo
Publicidade

Nem todos os cinéfilos apreciam partilhar salas de cinema – dado o perigo, por exemplo, de ter de ouvir pipocas a estalar na boca do vizinho. A boa notícia é que há muitos filmes com nomeações aos Óscares para ver em várias plataformas de streaming e on-demand e, por isso mesmo, compilamos este guia – por ordem alfabética – para não lhe passar um ao lado. Do multinomeado Duna: Parte 2 a produções que chegam aos prémios com apenas uma nomeação, como Alien: Romulus. Mas tudo vale a pena se a cinefilia não é pequena. A cerimónia de atribuição dos prémios está marcada para 2 de Março e aqui encontra todos os filmes com nomeações disponíveis no streaming e num videoclube perto de si.

Recomendado: Os filmes em cartaz esta semana

 

Óscares 2025: filmes para ver em streaming

Alien: Romulus

A saga Alien continua em Alien: Romulus, de Féde Alvarez, cuja história tem lugar entre os acontecimentos dos dois primeiros filmes desta série, Alien – O 8.º Passageiro e Aliens: O Recontro Final. Enquanto examina o interior de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores do espaço depara-se com a mais aterradora forma de vida de todo o universo e recorre a tudo para sobreviver. Com Cailee Spaeny, Isabela Merced e Archie Renaux.

Onde ver: Disney+
Nomeações (1): Efeitos Visuais

Anuja

Com apenas nove anos de idade, Anuja é uma menina brilhante trabalha numa fábrica clandestina, também chamadas de sweatshops, localizada em Deli, na Índia. É muito próxima da sua irmã adolescente e um dia tem a oportunidade de frequentar uma escola. Mas trata-se de um colégio interno e a criança vê-se perante uma escolha difícil de tomar, tanto para o seu futuro como para o da sua irmã. Curta-metragem do norte-americano Adam J. Graves, que tem uma relação próxima com a Índia, onde estudou Filosofia durante seis anos.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Curta-metragem de ficção

Publicidade

A Única Rapariga da Orquestra

Orin O'Brien é uma contrabaixista norte-americana que ficou para a história como a primeira mulher a integrar a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque. O convite partiu de Leonard Bernstein, um dos mais destacados maestros da sua geração e compositor de peças tão populares como o musical West Side Story. Nascida em 1935, O'Brien reformou-se apenas em 2021, com 85 anos, mas continua a dar aulas de música. Este documentário, realizado pela sobrinha Molly O'Brien, faz uma incursão pela sua vida e obra.

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Curta-metragem documental

As Mulheres do Batalhão 6888

Mais uma história de superação no feminino, que recorda o primeiro e único batalhão do Corpo de Mulheres do Exército composto por mulheres negras a servir no estrangeiro durante a Segunda Guerra Mundial. Heroínas esquecidas que serviram o seu país enquanto enfrentaram o racismo e o sexismo e exerciam funções em vários departamentos, dos correios à mecânica. O filme inclui uma canção original escrita pela multipremiada compositora Diane Warren, num tema interpretado pela cantora H.E.R..

Onde ver: Netflix
Nomeações (1): Música

Publicidade
  • Filmes
  • Animação
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado
Brilhante, caleidoscópico e corajosamente honesto sobre o lado mais difícil do crescimento, Divertida-Mente 2 é o filme mais profundo e comovente da Pixar desde, bem… Divertida-Mente. É claro que Turning Red: Estranhamente Vermelho, com o qual faria uma dupla perfeita de preparação para a puberdade, merece elogios, mas esta aventura cerebral sobre o amadurecimento parece ser o estúdio a redescobrir a sua antiga magia e a usá-la de forma deslumbrante.

Onde ver: Disney+
Nomeações (1): Filme de Animação

  • Filmes
  • Filme

Apesar de muitas contrariedades de produção, bem como outras subsequentes à estreia, David Lynch conseguiu condensar o alegadamente “infilmável” Duna de Frank Herbert num só filme, em 1984. Denis Villeneuve, pelo contrário, sempre quis que a sua versão cinematográfica daquele clássico da literatura de ficção científica fosse dividida em duas fitas, devido à sua complexidade e à abundância em pormenores importantes. Para Villeneuve, uma só não faria, de modo algum, a devida justiça ao livro de Herbert, ao mundo do futuro em que decorre e às suas peculiares características, da estruturação política aos ambientes planetários em que a história se passa.

Onde ver: Max
Nomeações (5): Filme, Fotografia, Design de Produção, Som, Efeitos Visuais 

Publicidade

Elton John: Never Too Late

Enquanto se prepara para o seu último concerto nos EUA, no Dodger Stadium, em Nova Iorque, Elton John passa em revista, neste documentário, a sua vida e os 50 anos da sua carreira, revelando como superou obstáculos, adversidades e o abuso de substâncias viciantes, e se transformou num duradouro ícone da música pop.

Onde ver: Disney+
Nomeações (1): Música

I’m Not a Robot

Lara é uma mulher que sofre uma crise de identidade por estar constantemente a falhar os testes de Captcha – aqueles online que nos pedem para provar que não somos um robot. Será que é mesmo um robot? I'm Not a Robot conta com realização e argumento da neerlandesa Victoria Warmerdam, numa sátira ao mundo digital filmada em 35mm. Está disponível na página de YouTube da The New Yorker e, ao que parece, há planos para a produção de uma longa-metragem inspirada nesta história, pela Rearview Pictures.

Nomeações (1): Curta-metragem de ficção
Onde ver: YouTube

Publicidade

Instruments of a Beating Heart

O que faz um japonês ser japonês? Ema Ryan Yamazaki, realizadora e argumentista, acredita que tudo começa na escola primária. Filha de mãe japonesa e pai britânico, a cineasta decidiu mostrar como, a partir dos seis anos, os alunos têm reponsabilidades como limpar a sala de aula ou servir almoços, tornando a escola numa espécie de pequena sociedade, onde todos têm de contribuir para a comunidade. Neste pequeno filme, os alunos de uma escola e Tóquio são incumbidos de criar uma pequena orquestra para actuarem numa cerimónia escolar. Uma produção da premiada secção Op-Docs do The New York Times.

Onde ver: YouTube
Nomeações (1): Curta-metragem documental

Nickel Boys

Numa Flórida dos anos 1960, o jovem Elwood Curtis (Ethan Herisse) é enviado para um abusivo reformatório. Lá chegado, trava amizade com Turner (Brandon Wilson), também afro-americano, e juntos lutam para sobreviver aos horrores da instituição. Longa-metragem que adapta o livro de Colson Whitehead, vencedor do Prémio Pulitzer, por Joslyn Barnes e RaMell Ross.

Onde ver: Prime Video (Estreia a 27 de Fev)
Nomeações (2): Filme, Argumento Adaptado

Óscares 2025: filmes para ver no videoclube

  • Filmes
  • Drama
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Sean Baker (Tangerine, The Florida Project, Red Rocket) ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes com esta comédia dramática sobre Ani/Anora, uma jovem dançarina erótica e prostituta de Brooklyn de ascendência uzbeque, que se envolve e depois casa precipitadamente em Las Vegas com o estouvado e irresponsável filho de um oligarca russo que está a estudar nos EUA, espalhando a confusão entre o padrinho deste e os seus capangas, que ficaram de cuidar do rapaz, e obrigando os pais a vir à pressa da Rússia para resolver a situação.

Onde ver: Apple TV+, Prime Video, YouTube
Nomeações (6): Filme, Realização, Actriz, Actor Secundário, Argumento, Edição

A Substância

Demi Moore interpreta, neste filme de terror passado em Hollywood, Elizabeth Sparkle, uma estrela de cinema em declínio que é despedida de um programa de televisão por causa da idade. Recorre então a uma nova droga que circula no mercado negro, a substância do título, que replica as células do corpo humano e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma, saída da sua espinal medula e chamada Sue (Margaret Qualley). Coralie Fargeat realiza.

Onde ver: NOS, MEO, Vodafone (videoclube)
Nomeações (5): Filme, Argumento, Realização, Actriz, Caracterização

Publicidade

Beautiful Men

O animador belga Nicolas Keppens traz-nos a história de três irmãos carecas que fazem uma viajem até Istambul com o objectivo de fazerem transplantes capilares. Chegados a Istambul, ficam presos num hotel e com o passar do tempo vão aumentando as suas inseguranças e ansiedades. Um enredo que, com humor, convida a uma reflexão sobre a superficialidade dos padrões de beleza em voga na sociedade actual.

Onde ver: Vimeo
Nomeações (1): Curta-metragem de animação

Conclave

Adaptação do thriller de Robert Harris de 2016. Ralph Fiennes interpreta um cardeal que assume a organização do conclave para a eleição de um novo Papa no Vaticano, após a morte súbita do popular e bem-amado Sumo Pontífice que ocupava a Cadeira de São Pedro, e vê-se no meio de um jogo político de bastidores que poderá abalar as fundações milenares da Igreja Católica. Um filme de Edward Berger, também com John Lithgow, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e Sergio Castellitto.

Onde ver: NOS, MEO (videoclube)
Nomeações (8): Filme, Argumento, Design de Produção, Banda-Sonora, Edição, Guarda-Roupa, Actriz Secundária, Actor

Publicidade

Gladiador II

Quase 25 anos após o primeiro filme, Ridley Scott regressa à Roma clássica, agora para seguir Lucius, neto do antigo imperador Marco Aurélio e filho de Lucilla, que vive com a mulher e o filho na Numídia. Quando os soldados romanos invadem a região e o submetem à escravatura, Lucius inspira-se na história de Maximus e vai lutar como gladiador, opondo-se aos jovens imperadores Caracala e Geta. Com Pedro Pascal, Paul Mescal, Denzel Washington, Derek Jacobi e Connie Nielsen.

Onde ver: NOS, MEO (videoclube)
Nomeações (1): Guarda-Roupa

In the Shadow of the Cypress

Um antigo capitão que sofre de Transtorno de Stress Pós-Traumático vive com a filha numa humilde casa junto ao mar. Mas, por mais que se esforce, não está a conseguir ser o pai carinhoso que deseja, até que um evento o obriga a enfrentar os seus demónios. Curta-metragem iraniana sem diálogos, realizada e escrita por Shirin Sohani e Hossein Molayemi.

Onde ver: Vimeo
Nomeações (1): Curta-metragem de animação

Publicidade

Robot Selvagem

A nova animação de longa-metragem da DreamWorks, de Chris Sanders, tem como herói um robô inteligente, a unidade 7134 da Rozzum, que fica preso numa ilha depois de um naufrágio. Não há ali humanos, apenas vida animal, e o robô tem que se habituar ao ambiente adverso em que foi lançado, estabelecendo, pouco a pouco, relações com os animais e acabando por se tornar na “mãe” de um ganso órfão. As vozes são, entre outros, de Lupita Nyong’o, Pedro Pascal, Mark Hammil e Bill Nighy.

Onde ver: NOS, MEO (videoclube)
Nomeações (3): Filme de Animação, Banda-Sonora, Som

The Apprentice: A História de Trump

O iraniano Ali Abbasi assina este filme controverso que mistura factos e ficção, sobre a ascensão do jovem Donald Trump no mercado imobiliário na Nova Iorque dos anos 70 e 80, quando saiu da sombra do seu pai, apresentando-o como um produto do seu mentor, o temível advogado e intermediário político Roy Cohn. Com Sebastian Stan e Jeremy Strong.

Onde ver: NOS, MEO, Vodafone (videoclube)
Nomeações (2): Actor, Actor Secundário

Publicidade

Wander to Wonder

Na década de 1980, Mary, Billybud e Fumbleton eram as estrelas do programa infantil fictício que dá o none a esta curta-metragem de animação em stop-motion. Mas, quando o criador do programa morre, ficam sozinhos no estúdio de televisão, presos num ciclo de repetição de episódios antigos, enquanto enfrentam as duras realidade da sua existência. Um filme realizado pela neerlandesa Nina Gantz, que há uns anos venceu um BAFTA por Edmond (2015), também uma curta em stop-motion.

Onde ver: Vimeo
Nomeações (1): Curta-metragem de animação

Yuck!

Yuck, beurk, blhec, eww! Beijo na boca? Que nojo! A aversão aos beijos na boca é um clássico da pequenada e é o tema central desta pequena produção. Uma curta-metragem de animação, realizada pelo francês Loïc Espuche, em que o pequeno Léo fica enjoado quando vê os lábios dos adultos a aproximarem-se. Mas tem um segredo: também quer experimentar e tem vergonha de dizer aos amiguinhos.

Onde ver: Vimeo
Nomeações (1): Curta-metragem de animação

O melhor do cinema

  • Filmes

Nem todos os filmes desta lista se estrearam em 2024 na sua terra de origem. Aliás, em dez, apenas cinco carregam consigo essa data de estreia; os restantes chegaram às telas portuguesas no ano seguinte ao da sua estreia. É o caso de Os Excluídos ou Anatomia de Uma Queda, duas longas-metragem se destacaram na última edição dos Óscares. Ou mesmo Folhas Caídas, premiada em Cannes. Mas há outras produções bem encaminhadas para as várias temporadas de prémios, uma delas com alguma vantagem: Anora, que já tem uma Palma d'Ouro na prateleira. Estes são os filmes que mais gostámos de ver em 2024.

  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias.

Publicidade
  • Filmes
Os 50 melhores filmes românticos
Os 50 melhores filmes românticos

Rodados em Hollywood ou em vários países europeus, na China do pós-guerra ou em Hong Kong, estes 50 filmes têm em comum o facto de estarem subordinados ao tema do amor e pouco mais. A acção decorre em diferentes épocas e momentos, há histórias dramáticas, cómicas, trágicas e muitas que não são bem uma coisa nem outra. O amor nem sempre triunfa. Ainda assim, estes são alguns dos melhores românticos de sempre, desde O Atalante, realizado em 1930 por Jean Vigo, até ao mais recente Amor de Improviso, de Michael Showalter.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade