Fernanda Torres
©DR | Fernanda Torres, em 'Ainda Estou Aqui'
©DR

Óscares 2025: conheça os nomeados para Melhor Filme

A cerimónia de entrega dos Óscares está a chegar. Mas antes de 2 de Março é preciso saber quem é quem – principalmente na categoria de melhor filme do ano.

Publicidade

A 97.ª cerimómia dos Óscares está aqui ao virar da esquina. É a 2 de Março que o Dolby Theatre volta a receber a nata de Hollywood (uma tradição desde 2002), numa cerimónia que será apresentada por Conan O'Brian, uma estreia bastante aguardada. É o filme Emília Perez que arranca com alguma vantagem, liderando com 13 nomeações, seguido de O Brutalista e Wicked, ambos com 10 nomeações. Mas, tal como os filmes, é um enredo à mercê de reviravoltas. Enquanto faz as suas apostas, estes são os dez nomeados a melhor filme do ano.

Recomendado: Os filmes com nomeações aos Óscares que pode ver em casa

Óscares 2025 – Melhor Filme

  • Filmes
  • Filme

Estamos em Nova Iorque, em 1961. Um enigmático jovem vindo do Minnesota chega à Big Apple com a sua guitarra e um talento que se vai revelar revolucionário, e em plena sintonia com o vibrante panorama musical e a atmosfera cultural que se vive então. Ele chama-se Robert Allen Zimmerman mas responde pelo nome artístico de Bob Dylan, e vai ter uma ascensão meteórica no mundo da música. Timothée Chalamet personifica Dylan em A Complete Unknown, que também conta com Edward Norton e Elle Fanning no elenco. James Mangold realiza.

Ainda Estou Aqui

Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro lideram o elenco deste filme sobre o engenheiro civil e político brasileiro Rubens Paiva, que em 1971 foi raptado e assassinado pelo regime militar então vigente. O seu corpo nunca foi encontrado. Realizado por Walter Salles, Ainda Estou Aqui inspira-se no livro com o mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, filho daquele, e adopta o ponto de vista de Eunice Paiva, a mulher do desaparecido. Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz num Filme Dramático pela sua interpretação.

Publicidade
  • Filmes
  • Drama
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Sean Baker (Tangerine, The Florida Project, Red Rocket) ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes com esta comédia dramática sobre Ani/Anora, uma jovem dançarina erótica e prostituta de Brooklyn de ascendência uzbeque, que se envolve e depois casa precipitadamente em Las Vegas com o estouvado e irresponsável filho de um oligarca russo que está a estudar nos EUA, espalhando a confusão entre o padrinho deste e os seus capangas, que ficaram de cuidar do rapaz, e obrigando os pais a vir à pressa da Rússia para resolver a situação.

A Substância

Demi Moore interpreta, neste filme de terror passado em Hollywood, Elizabeth Sparkle, uma estrela de cinema em declínio que é despedida de um programa de televisão por causa da idade. Recorre então a uma nova droga que circula no mercado negro, a substância do título, que replica as células do corpo humano e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma, saída da sua espinal medula e chamada Sue (Margaret Qualley). Coralie Fargeat realiza.

Publicidade

Conclave

Adaptação do thriller de Robert Harris de 2016. Ralph Fiennes interpreta um cardeal que assume a organização do conclave para a eleição de um novo Papa no Vaticano, após a morte súbita do popular e bem-amado Sumo Pontífice que ocupava a Cadeira de São Pedro, e vê-se no meio de um jogo político de bastidores que poderá abalar as fundações milenares da Igreja Católica. Um filme de Edward Berger, também com John Lithgow, Stanley Tucci, Isabella Rossellini e Sergio Castellitto.

  • Filmes
  • Filme

A segunda parte deste filme épico de Denis Villeneuve, que adapta o livro de ficção científica de culto de Frank Herbert, continua a seguir Paul Atreides na sua jornada. Ele agora junta-se a Chani e aos Fremen para se vingar dos conspiradores que destruíram a sua família e tomaram o poder no seu planeta. Ao enfrentar uma escolha entre o amor e o destino do universo, Paul lutará para impedir que se realize o futuro terrível que só ele consegue prever.

Publicidade

Emilia Pérez

A nova realização do francês Jacques Audiard ganhou o Prémio do Júri e o Prémio de Interpretação Feminina (para as actrizes do elenco) em Cannes, ambienta-se no México e combina o filme sobre o mundo do narcotráfico, o musical e o melodrama. O poderoso líder de um dos maiores cartéis da droga mexicanos contrata uma advogada para que esta lhe trate, no maior segredo, da sua transição de homem para mulher. Com Karla Sofía Gascón, Zoe Saldana e Selena Gomez.

Nickel Boys

Numa Flórida dos anos 1960, o jovem Elwood Curtis (Ethan Herisse) é enviado para um abusivo reformatório. Lá chegado, trava amizade com Turner (Brandon Wilson), também afro-americano, e juntos lutam para sobreviver aos horrores da instituição. Longa-metragem que adapta o livro de Colson Whitehead, vencedor do Prémio Pulitzer, por Joslyn Barnes e RaMell Ross, também nomeados ao Óscar pelo Argumento Adaptado. Em Portugal, Nickel Boys estreia a 27 de Fevereiro, mas longe do cinema, no streaming da Prime Video.

Renata Lima Lobo
Renata Lima Lobo
Jornalista
Publicidade
  • Filmes
  • Filme

Adrien Brody interpreta László Tóth, um talentoso arquitecto húngaro que estudou na Bauhaus, sobreviveu à II Guerra Mundial e aos campos da morte nazis, e chega aos EUA em 1947 como refugiado, tendo deixado para trás a mulher, Erzsbéth (Felicity Jones), e uma jovem sobrinha órfã, Zsófia (Raffey Cassidy), retidas pela burocracia soviética. Tóth é acolhido por um primo que vive confortavelmente com a mulher em Filadélfia, e tem que se resignar a trabalhar na empresa de móveis daquele, fazendo tarefas que pouco ou nada têm a ver com a sua formação e o seu enorme valor profissional.

  • Filmes
  • Filme

Primeira parte da adaptação ao cinema do musical da Broadway, e estrondoso sucesso comercial e crítico, que se baseia no livro homónimo de Gregory Maguire publicado nos anos 90, uma visão revisionista e azeda (demais, segundo alguns) da história de O Feiticeiro de Oz, mais precisamente das origens da Bruxa Má do Oeste, Elphaba (Cynthia Erivo), e da Bruxa Boa do Oeste, Glinda (Ariana Grande), e que inclui mais três continuações. A história de Wicked começa quando elas se conhecem na Universidade de Shiz, na Terra de Oz. Jon M. Chu realiza.

Histórias dos Óscares

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade