Filmes Agosto 2024
©DR
©DR

As estreias de cinema para ver em Agosto, de ‘Alien: Romulus’ a ‘Borderlands’

No pico do Verão, cinema. Este mês, temos oito filmes que queremos ver em sala. Há propostas para todos os gostos, incluindo um hit português.

Publicidade

Agosto é um mês bom para blockbusters e prova disso é a estreia em sala de grandes produções como Alien: Romulus e Hellboy: The Crooked Man, que nos trazem universos que já são familiares aos fãs das sagas, assim como Borderlands, adaptação ao cinema do jogo de vídeo homónimo. E onde encontramos um elenco gigante com nomes como Cate Blanchett, Jamie Lee Curtis, Jack Black ou Kevin Hart. Mas há muito mais para ver em sala este mês e opções não faltam a destoar da silly season. O destaque vai para o documentário Elis & Tom: Só Tinha de Ser com Você. Estas são as estreias de cinema para ver em Agosto.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

As estreias de cinema em Agosto

Armadilha

No novo filme de M. Night Shyamalan, um pai e uma filha estão a assistir a um concerto pop num grande pavilhão cheio de gente, até se aperceberem que se encontram no meio de um invulgar acontecimento. Mas as coisas tornam-se ainda mais complicadas devido a um segredo que o pai guarda. Com Josh Hartnett, Alison Pill e Hayley Mills.

Estreia a 1 de Agosto

  • Filmes
  • 4/5 estrelas
  • Recomendado

Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay assinam este documentário que recorda a gravação, em Los Angeles, em 1974, por Elis Regina e Tom Jobim, de um dos discos mais importantes da história da música brasileira. As filmagens originais, feitas por uma equipa liderada por Roberto de Oliveira, ficaram guardadas durante 45 anos, até serem restauradas e remasterizadas em 2018.

Estreia a 1 de Agosto

Publicidade

Mais Que Nunca

Hélène tem 33 anos e vive em Bordéus com Mathieu, o seu marido. Mas as coisas mudam quando lhe é dito que sofre de uma doença pulmonar rara. Profundamente perturbada, Hélène deixa então tudo para trás e ruma à Noruega, para conhecer um blogger que descobriu na Internet. Com Vicky Krieps e Gaspard Ulliel no último papel antes da sua morte inesperada.

Estreia a 1 de Agosto

Geração Low Cost

Adèle Exarchopoulos é a principal intérprete deste filme, no papel de Cassandre, uma assistente de bordo de uma companhia aérea low cost com base em Lanzarote, e cuja vida se resume ao trabalho e às festas. Mas um dia é despedida e vê-se obrigada a regressar a casa e a tentar refazer a vida.

Estreia a 1 de Agosto

Publicidade

Pacto de Redenção

Depois de The Merry Gentleman, em 2008, Michael Keaton volta aqui a realizar um filme, e mais uma vez um policial. Interpreta também o papel principal, o de John Knox, um assassino profissional a quem foi diagnosticada uma forma de demência em rápida evolução, e que tem a oportunidade de se redimir salvando a vida do seu filho adulto, do qual está separado. Mas Knox tem a polícia no encalce e a sua mente está a deteriorar-se rapidamente.

Estreia a 8 de Agosto

Banel e Adama

Banel e Adama vivem numa aldeia remota do Senegal e estão apaixonados desde crianças. A aldeia é tudo o que conhecem do mundo. Mas o seu amor vai chocar com as convenções da comunidade, porque ali não há lugar para a paixão ou para o caos, sobretudo quando uma grande seca ameaça a sua sobrevivência. Esta produção entre França, Senegal, Mali e Catar competiu no Festival de Cannes de 2023 e representou o seu país na pré-nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional. Ramata Toulaye-Sy realiza.

Estreia a 8 de Agosto

Publicidade

Borderlands

O realizador Eli Roth vira-se do terror para a ficção científica nesta adaptação ao cinema do jogo de vídeo homónimo, interpretada por Cate Blanchett, Jamie Lee Curtis, Jack Black, Kevin Hart, Edgar Ramírez e Ariana Greenblatt. Lilith, uma temível caçadora de prémios, é contratada pelo líder de uma enorme corporação cósmica, para que encontre a filha dele, raptada por antigos membros da sua milícia privada e que pode ter a chave para um poder antigo e inimaginável.

Estreia a 8 de Agosto

Alien: Romulus

A saga Alien continua em Alien: Romulus, de Féde Alvarez, cuja história tem lugar entre os acontecimentos dos dois primeiros filmes desta série, Alien – O 8.º Passageiro e Aliens: O Recontro Final. Enquanto examina o interior de uma estação espacial abandonada, um grupo de jovens colonizadores do espaço depara-se com a mais aterradora forma de vida de todo o universo e recorre a tudo para sobreviver. Com Cailee Spaeny, Isabela Merced e Archie Renaux.

Estreia a 15 de Agosto

Publicidade

A Torre Sem Sombra

Gu Wengtong, um crítico gastronómico de Pequim, percorre os restaurantes da capital chinesa acompanhado por Oyang, a sua jovem e irreverente colega fotógrafa. Divorciado, com uma filha de seis anos e afastado do paí há décadas, depois de este ter estado preso num campo de reeducação, na sequência de um caso de assédio sexual em público, Gu é um solitário e dá-se apenas com a filha, a irmã e o cunhado. Até ao dia em que poderá reencontra-se com o pai. Um filme de Zhang Lu.

Estreia a 15 de Agosto

Um Engate do Pior

Comédia romântica de ficção científica de Anthony Hines e Casper Christensen, e com Jack Whitehall e Shailene Woodley. Num futuro próximo, os robôs estão destinados exclusivamente a tarefas domésticas e trabalhos braçais, e proibidos de se parecerem exactamente com os humanos. Mas o mulherengo Charles usa, em segredo, um robô que é uma réplica exacta dele para namorar enquanto joga videojogos. Um dia, conhece Elaine e apaixona-se. Sem saber que esta usa uma réplica robótica sua para apanhar homens ricos.

Estreia a 22 de Agosto

Publicidade

Na Terra de Santos e Pecadores

Irlanda, anos 70. Finbar Murphy (Liam Neeson) vive uma existência pacata e rotineira numa pequena cidade costeira, decidido a deixar para trás o seu passado sombrio, e longe da violência política sectária que assola o resto do país. A chegada de um perigoso grupo de terroristas do IRA, liderado por uma implacável mulher chamada Doireann (Kerry Condon), vai acabar com a paz que se vive na vila, e leva Finbar a expor a sua identidade secreta para defender amigos e vizinhos. A realização é de Robert Lorenz.

Estreia a 22 de Agosto

Um Sinal Secreto

Slater King, um multimilionário do sector tecnológico, conhece Frida, uma empregada de mesa, na sua gala de angariação de fundos, e convida-a a juntar-se a ele e aos seus amigos numa viagem de sonho à sua ilha paradisíaca privada. Todos se divertem imenso e ninguém quer que a estadia acabe, mas Frida percebe, a certa altura, que há algo errado naquele lugar. Um filme de Zoë Kravitz, com Channing Tatum, Christian Slater, Naomi Ackie, Geena Davis e Kyle MacLachlan.

Estreia a 22 de Agosto

Publicidade

Hellboy: The Crooked Man

Neste novo filme da série, passado na década de 50, o jovem Hellboy e um agente novato da BPRD, um parapsicólogo, ficam perdidos na zona rural dos Apalaches, onde descobrem uma pequena comunidade atormentada por um grupo de bruxas e liderada pelo Crooked Man, um demónio que foi enviado para a Terra para arranjar almas para o diabo. E que tem uma ligação preocupante ao passado de Hellboy. Jack Kesy interpreta este quando jovem.

Estreia a 29 de Agosto

O Monge e a Espingarda

Pawo Choyning Dorji, autor de Um Iaque na Sala de Aula (2019), assina esta fita ambientada no Butão, em 2006. O país é o último do mundo a ligar-se à Internet e à televisão, e a juntar-se à democracia. Para ensinar as pessoas a votar, as autoridades organizam uma simulação de eleições, mas aquelas, para as quais a religião é mais popular do que a política, não parecem convencidas. E há um monge que pediu a um dos discípulos que lhe arranjasse uma espingarda no dia das eleições…

Estreia a 29 de Agosto

Mais cinema

  • Filmes
  • Animação

Robôs, cães, alienígenas, um caracol, uma preguiça, um novo panda, famílias fora de série, música e muita magia são alguns dos ingredientes espalhados pelas longas-metragens de animação que chegam às salas de cinema portuguesas ao longo do ano de 2025. De Janeiro até ao mês de Dezembro, já existe um calendário bastante bem preenchido de fitas animadas, que habitualmente conquistam várias gerações de cinéfilos e levam famílias inteiras às salas de cinema. Até ao final do ano, estas são as 15 longas-metragens animadas que vamos querer ver no grande ecrã.

  • Filmes

A comédia é um género frequentemente ignorado pelos prémios e pela crítica. Mas produzir uma grande comédia, uma comédia intemporal, é uma das maiores conquistas no cinema. É uma forma de arte em grande parte dependente do contexto: aquilo que faz uma plateia chorar a rir em 2024 pode ser recebido mais tarde com olhares vazios – nem sequer é preciso passar meio século, como é muitas vezes o caso; bastam alguns anos de diferença.

Publicidade
  • Filmes
Os 100 melhores filmes clássicos
Os 100 melhores filmes clássicos

Comédias e westerns, policiais e melodramas, ficção científica e fantástico, sem esquecer o musical, há de tudo nesta lista preenchida com 100 dos melhores filmes clássicos. Nela encontramos obras de alguns dos melhores realizadores da história do cinema, como Buster Keaton, Fritz Lang, Ingmar Bergman, John Ford, Howard Hawks, Federico Fellini, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Luchino Visconti ou Martin Scorsese, entre muitos, muitos outros. Pode ser o início de uma colecção de grandes obras do cinema mundial em DVD ou Blu-ray. Ou ainda uma lista para orientação no YouTube, onde se encontram vários destes títulos em boas cópias. 

  • Filmes
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre
Os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre

O potencial cinematográfico (e não só) da ficção científica é quase infinito. É nestes filmes que os nossos maiores pesadelos podem tornar-se realidade e os nossos sonhos concretizar-se, ao mesmo tempo que é dito e posto em causa algo sobre o nosso presente. E o género sempre fez as delícias do público, desde o tempo dos efeitos especiais básicos e rudimentares dos filmes mudos ao excesso digital dos blockbusters contemporâneos. Hoje, no entanto, é a própria crítica quem aplaude e celebra muitos destes filmes, tal como acontece com os super-heróis e o terror. A pensar nisso, elegemos os 100 melhores filmes de ficção científica de sempre.

Publicidade
  • Filmes

Escolher os melhores filmes de terror de todos os tempos é assustador, a todos os níveis. Sobretudo tendo em conta a atenção que o género tem recebido em anos recentes, à custa de obras como Foge ou Hereditário. Parece que, depois de anos nas margens, o cinema de terror está a passar por um momento de adulação crítica.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade